sábado, novembro 28, 2009

DESTAQUE DA SEMANA

Pregão da Semana


««« - »»»
Figura da Semana - A Varina



««« - »»»
Foto da Semana
empty chair by -]MIЯROR[-
850

sexta-feira, novembro 27, 2009

É PRECISO TER LATA...

Quando vi na 1ª página do DN o título “PS e PSD chumbam reforma aos 40 anos de trabalho”, e a seguir a explicação “proposta apoiaria 84 mil pessoas mas implicaria a ruptura da Segurança Social”, fiquei de queixo caído.

Não costumo deixar de ler um artigo só porque é disparatado, antes procuro saber quem são os autores do disparate, e se possível a fundamentação das afirmações. Não acho que se possa individualizar neste caso, apesar de ser mencionada a deputada Sónia Fertuzinhos do PS, porque ao que parece até se terá baseado num estudo, ou em contas de alguém do partido.

Para começo de conversa, é perfeitamente lamentável que uma classe que até há bem pouco tempo tinha direito a reformas, chorudas, venha agora chumbar um direito a quem descontou o suficiente para exigir a reforma que lhe é devida, independentemente da idade. Pouco me importa que venham agora, deputados do PS e PSD, dizer que o direito dos deputados foi alterado na última legislatura, porque o que foi feito importa numa quantia muito superior a mil milhões de euros anuais nos próximos 5 anos.

Lembro aos senhores deputados, que a alteração da lei que os beneficiava foi feita sem afectar os direitos dos deputados em funções, o que não é o entendimento quanto aos restantes trabalhadores, nomeadamente os funcionários públicos, que nisto são os bombos da festa.

Quanto às contas noticiadas, e refiro-me aos mil milhões de euros anuais, durante os próximos cinco anos, não batem certo com as minhas contas, porque não levam em linha de conta o que se pouparia em subsídios de desemprego, caso os 84.000 postos de trabalho fossem ocupados por jovens desempregados, com vencimentos de início de carreira, e com um horizonte previsível mais longo de descontos para a Segurança Social.

O desplante dos senhores deputados do PS e PSD, e as contas marteladas apesar dos inúmeros técnicos na matéria que por lá andam, permitem-me sugerir um curso intensivo de matemática, e outro de economia, que bem precisam. A vergonha, bem, essa tem-se ou não se tem, conforme o chá que se tomou durante a infância.



««« - »»»
Fotos - Mascotes
Нежинская

Miauu...

««« - »»»
Humor & Truques
Discursos políticos...

quarta-feira, novembro 25, 2009

MIOPIA E AMNÉSIA

Sempre houve quem não honrasse os seus compromissos, tentando fintar ou mesmo burlar o seu semelhante, e para estes é que existem leis que previnem e punem tais actos.

Todos sabemos que há o querer e o poder, que são coisas bem diversas, e também no cumprimento dos compromissos (financeiros) assumidos, há diferenças entre quem podendo não cumpre, e os que não podendo são forçados a falhar compromissos.

A Associação Nacional de Proprietários deseja criar uma lista negra de inquilinos que não cumpriram os seus compromissos, e já pediu permissão para divulgar a lista de pessoas em incumprimento à Comissão Nacional de protecção de dados.

Estas atitudes são perigosas, porque os motivos podem ser diferentes, no que respeita ao incumprimento, e também porque há muitos proprietários que não cuidam devidamente dos seus edifícios, e já se está mesmo a ver que também vai ser exigida uma lista negra de arrendatários não cumpridores.

A Justiça e a Justiça Social têm aqui uma palavra a dizer, e só é preciso haver vontade para resolver este problema com equidade e bom senso.



««« - »»»
Fotografia de Amigo

De guarda...

««« - »»»
Humor a Negro
Cercada pelo Azar...

segunda-feira, novembro 23, 2009

LÓGICA OU MENTIRA NA POLÍTICA?

O cidadão comum está preocupado com o desemprego galopante, com os baixos salários e com o espectro dos despedimentos, enquanto vai fazendo malabarismos para esticar os proventos até ao final do mês. Mas a vida e sobretudo o futuro, é sempre uma carta fechada, independentemente das promessas que tenham sido feitas pelos eleitos em processos eleitorais perfeitamente legais.

Não bastavam as contingências da vida, a que chamam oscilações dos mercados, há ainda uma constante que é falta de credibilidade dos políticos, que quando eleitos logo se esquecem das promessas que fizeram.

Ainda há poucos meses era impensável aumentar os impostos e, ainda que não de imediato, o que se previa era uma diminuição dos ditos impostos. Como hoje se começa a desenhar exactamente o inverso, ainda que a “novidade” parta de declarações de Constâncio, podemos começar a contar com os aumentos de impostos, ainda que se desmascare assim mais uma mentira eleitoral, que é a repetição da que já tinha sido feita na legislatura anterior.

Falem-me de verdade e de credibilidade, senhores governantes, que eu digo-vos que mentira após mentira a vossa palavra não vale nem 1 mísero cêntimo.



««« - »»»
Fotografia e Vaidade
Look at me by Knut E. Dahle

««« - »»»
Humor Tétrico
Vamos!...

sábado, novembro 21, 2009

Poema do lavrador de palavras aos políticos



não me perguntem coisas daquelas que eu não creia
não me perguntem coisas daquelas que não sei
remeto para os senhores as decisões do mundo
tais como governar, fazer decretos lei

no meio da tempestade no meio das sapiências
se poeta nasci, poeta morrerei
nem homem de gravata nem homem de ciências
apenas de mim próprio, e pouco, serei rei

das decisões do mundo lerei o que entender
que dentro de mim mesmo às vezes nasce um rio
e é esse desafio que nunca hei-de esquecer
e é essa a diferença que faz o meu feitio

mas digam por favor de onde nasce o sol
que eu basta-me o calor - para lá me voltarei
e saibam já agora que se eu lavrar a terra
me bastará que chova que o resto eu o farei
e digam por favor se o céu inda nos cobre
e bastará o azul
que em ave me tornei

mantenham com cuidado as árvores e estradas
pr'a gente poder ver, p'ra gente circular
que eu basta-me saúde e o sonho tão distante
e a boca perturbante que tu me sabes dar

e a festa de viver e o gozo e a paisagem
desta curva do Tejo, soprando a brisa leve
e na tranquilidade assim desta viagem
parar-se o tempo aqui, eterno, fresco e breve

que eu voo por toda a parte mas noutro horizonte
e vivo as coisas simples e rio-me da ambição
e ao fim de tanto ver, escolherei um monte
de onde assistirei, sorrindo, ao vosso enfarte

da ânsia de possuir, da ânsia de mostrar,
da ânsia da importância, da ânsia de mandar

e digam por favor de onde nasce o sol
que eu basta-me o calor - para lá me voltarei
e saibam já agora que se eu lavrar a terra
me bastará que chova que o resto eu o farei
e digam por favor se o céu inda nos cobre
e bastará o azul
que em ave me tornei

Pedro Barroso



««« - »»»
Fotografia com Amarelo
Amarelo by Knut E. Dahle

««« - »»»
Humor Ignorando a Lei
Cara de Pau Oculta por Rodrigo


Justiça cega... e surda, e muda, e... por Rodrigo

quinta-feira, novembro 19, 2009

ATÉ CANSA...

Digo-vos muito sinceramente que estou farto da politiquice que vai poluindo os órgãos de comunicação social. Não me satisfaz que Sócrates esteja sempre a ser acusado, desta ou daquela malfeitoria. Não me dá prazer ouvir dizer que o político X ou o Y está envolvido num caso cabeludo ou que é o partido A ou o B que fez isto ou aquilo que está a ser investigado.

Eu sou um português como muitos outros, e gostaria era de saber se os casos eram verdadeiros e quem é que foi responsável por eles. Eu não gosto de políticos corruptos, mas gostava em primeiro lugar que a Justiça funcionasse e que todos fossem realmente iguais perante a Lei.

Não interessa a ninguém passar de caso judicial em caso judicial, hoje visando uns, amanhã visando outros e voltando ao início e repetindo a receita com demasiada frequência sem sentenças de acordo com o burburinho e alarme social que causaram.

Quem é que se interessa com notícias que vão enchendo parangonas, entremeadas com suspeições que não são provadas? Quem quer saber se Vara e Sócrates estão metidos numa alhada, se um parece que nem será nunca suspeito e o outro talvez consiga apanhar uma boleia e seja ilibado porque as provas podem até ter sido destruídas? Terão tirado os cursos na mesma faculdade, pouco credível segundo se soube, e um até já namora, segundo as notícias. Mas o que é que isso me interessa?

Cansei-me destes senhores. Cansei-me da comunicação social. Será que voltaremos a viver num país sério e com objectivos nobres?Suspensão ou substitução? Nem sobre isto eles se entendem!...



««« - »»»
Fotos & Curvas

««« - »»»
Humor e Abastança
Rodrigo Rosa

Rodrigo Rosa

terça-feira, novembro 17, 2009

REVISITAR OUTRAS LUTAS



Escolhi esta canção de Brel, não apenas porque gosto dela, mas também porque na época em que a ouvi pela 1ª vez estava quase tão revoltado com a sociedade como hoje. Na altura eu ainda pensava em mudar o mundo, agora limito-me a alertar quem me rodeia contra uma cáfila que vai refinando as malfeitorias, e se escuda nos alçapões legais que foi plantando durante a passagem pelo poder.

««« - »»»
Fotos do Mundo
Budapest por Vasja2k

Veneza por Vasja2k

««« - »»»
Humor Russo

segunda-feira, novembro 16, 2009

ENTERRAR MAIS ESTA TRAPALHADA

Com estrondo veio a lume a saga do sucateiro que parecia ter os contactos certos para, com algumas dádivas, fazer as suas empresas ganharem concursos e serem escolhidas em negócios lucrativos. Junto com o sucateiro vinham também uns quantos barões e baronetes de empresas públicas ou participadas, e com ligações ao poder o que dava pano para mangas.

Seguem-se muitas novidades, a que chamam fugas do segredo de justiça, e ouve-se falar em cassetes (que antiquados), de sacos de papel presumivelmente com dinheiro dentro (a mala era mais chique), e no final alguém veio dizer que os cidadãos eram todos iguais perante a lei e que por ela eram tratados da mesma maneira (contos de fadas).

Por mim este caso fica encerrado. Eu deixo que pensem que acredito que o sucateiro é o único mau da fita, que ninguém lhe foi abrindo as portas a troco de ninharias, que as conversas de amigos podem ser segredos de Estado e que a repetição constante do mesmo nome em tudo o que é sujeira, não passa de uma cabala urdida por extraterrestres.

Portanto proceda-se ao enterro de mais este caso, e continuemos a acreditar que os detentores do poder um dia venham a declarar por escrito, e com a assinatura reconhecida que prevaricaram e merecem castigo, coisa que a justiça não consegue fazer por razões que eu desconheço e que estranho.





««« - »»»
Caricatura
Andres Segovia by Achille superbi

««« - »»»
Imagem de Outono

sábado, novembro 14, 2009

CURTINHAS

Apoiar a natalidade – O PS manifestou a sua preocupação com a baixa natalidade verificada em Portugal nas últimas décadas, decidindo congelar as prestações sociais, abonos de família, subsídios pré-natais e bolsas de estudo. A nova ministra do Trabalho, Helena André, começa com o pé esquerdo o seu consulado, já que a inflação prevista para 2010 é de 1,3%.

Mudança de camisola – Vieira da Silva que agora é ministro da Economia, decidiu vestir a camisola do patronato e fazer coro com Francisco Van Zeller e Vítor Constâncio, dizendo não ser sustentável subir os salários 1,5%. Como o ataque começou exactamente sobre os salários da função pública, talvez fosse pedagógico aconselhar estes senhores a consultarem atentamente os dados do Banco de Portugal e do Instituto Nacional de Estatística e verificarem com clareza que, pelo menos desde 1999 os aumentos salariais no Estado foram sempre inferiores aos dos contratos colectivos, exceptuando-se 2009, ano em que foram superiores em 0,1%. Curiosamente também podem registar que de 2000 a 2008 os aumentos da função pública foram sempre inferiores à inflação. Pede-se mais seriedade a estes senhores, porque se querem poupar uns cobres basta dizerem que a malta sabe onde se gasta à fratazana.



««« - »»»
Humor de Classes
YURIY KOSOBUKIN

««« - »»»
Fotografia - Outono
Autumn Almost Over by Tailgun2009

sexta-feira, novembro 13, 2009

CORRUPÇÃO

Há coisas que ouvimos mais do que uma vez e que são repetidas sempre que alguns factos se repetem. O pacote Cravinho é um dos exemplos e surge sempre que surgem suspeitas de corrupção em alta escala, envolvendo figuras também elas com posições elevadas nas hierarquias do poder, empresarial e do Estado.

Um dos pontos mais controversos do pacote Cravinho, que já foi admitido como essencial para o combate efectivo à corrupção noutros países democráticos, mas que por cá encontra resistências é sem dúvida o do enriquecimento ilícito e da inversão do ónus da prova nestes casos.

Para vos ser muito sincero, a afirmação de que a inversão do ónus da prova é a violação grosseira dos princípios constitucionais, é uma falácia com que se acena como se isso já não fosse prática corrente noutros casos. Recordem-se de multas de estacionamento, por terem pisado o traço contínuo, por exemplo, e vejam quem é que têm o ónus da prova.

O facto de ter sido precisamente o PS a chumbar o enriquecimento ilícito, vem agora trazer amargos de boca a muita gente e alguns até nem se podem queixar, porque para o cidadão comum o chumbo equivale à defesa de muito malandro que enriquece sem esforço e fica impune, precisamente por ter enriquecido antes de ser apanhado.

Um pacote anti-corrupção? By Mahmoud Mokhtari


««« - »»»
Fotos Nacionais
The Arc by lobices

The T Bridge by lobices

quarta-feira, novembro 11, 2009

PALAVRAS

Sabe-se agora que as escutas entre Sócrates e Vara foram consideradas nulas pelo Supremo Tribunal de Justiça, pensa-se que devido ao facto de Sócrates ser 1º ministro.

É controverso este entendimento, ainda que do ponto de vista formal se possa argumentar com a falta de autorização daquele tribunal superior.

Seja qual for a decisão final, que parece ainda não ter sido ainda tomada, José Sócrates não sai bem da fotografia porque a “conversa com um amigo” poderá ser sempre encarada como um possível negócio ilícito, já que sendo anuladas e destruídas nunca farão prova da sua inocência, a que afinal teria direito de fazer prova usando estas provas agora postas em causa.

Será que alguém depois da anulação destas escutas vai acreditar que as conversas eram apenas inocentes conversas entre amigos?



NOTA: Por lapso meu não ficou claro no último post que nada tenho a opor à discussão das uniões entre pessoas do mesmo sexo, apesar de continuar a pensar que todas as uniões de facto são discriminadas especialmente quanto aos direitos do membro que sobreviva à morte da sua companhia efectiva, isto independentemente do sexo dos dois elementos das uniões de facto.





segunda-feira, novembro 09, 2009

A PROPÓSITO DE LEGITIMIDADES

A propósito das prioridades de agendamento e de discussão de temas nesta nova legislatura foi curioso ouvir da boca de vários políticos, que a Assembleia da República tinha toda a legitimidade para decidir sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo, sem o recurso a nenhum referendo, exactamente porque o partido do governo, e não só, tinham o assunto incluído nas suas prioridades expressas nos programas eleitorais.

Não pretendo hoje discutir o tema, mas sim a argumentação utilizada na prioridade dada à sua discussão apesar da conjuntura actual.

A Assembleia da República é composta por eleitos e sempre julguei que era daí que lhe advinha a legitimidade, mas com os políticos e partidos que temos nunca se sabe. Lembrar-se-ão alguns de que estava nos programas da totalidade dos partidos representados no Parlamento na última legislatura, a intenção de realizar um referendo a propósito do Tratado de Lisboa, e depois foi o que se viu.

O esquecimento que afecta demasiado os políticos é também uma das razões que dita a sua falta de credibilidade, e apelar à legitimidade, como foi feito agora, pode avivar as memórias dos portugueses e causar ainda maior descrédito numa classe que já não está no seu lugar por convicção mas por outras razões bem diversas.

««« - »»»
Foto - Cinza e Vermelho
by elektrum

««« - »»»
Humor Variado
Habib Pashazadeh

Hamed Nabaha

Julian Pena-Pai

sexta-feira, novembro 06, 2009

QUADRAS

Tu, que tanto prometeste
Enquanto nada podias,
Hoje que podes – esqueceste
Tudo quanto prometias…

Mesmo que te julguem mouco
Esses que são teus iguais,
Ouve muito e fala pouco:
Nunca darás troco a mais!

Recordar António Aleixo

««« - »»»
Pintura & Cor
NEW ORIGINAL PAINTING by Leonidafremov

««« - »»»
Bonecos no Chiqueiro
Humor Suino by Goraz

Uma maldade sem o conhecimento do W.D.

quinta-feira, novembro 05, 2009

A MINHA INCREDULIDADE

Estando a corrupção na ordem do dia são mais do que muitos os comentários e falatórios que se ouvem por aí e se lêem na imprensa. O comentário que agora começa a ser habitual e dado como verdade adquirida é de que “os portugueses são bastante tolerantes perante a pequena corrupção”.

É fantástico que agentes da Justiça, politólogos e comentadores reputados encham a boca com tamanho disparate, para logo de seguida justificarem o fiasco que é a falta de punição dos grandes corruptores e corrompidos. Já há quem diga até que a complacência do povo faz com que a Justiça não funcione correctamente e os facínoras se sintam cada vez mais impunes.

O povo se pudesse castigar os bandidos que roubam desalmadamente, actuaria severamente e descontroladamente por estar farto de ser roubado. Confundir a tolerância perante a “cunha” e outros tipos menores de corrupçãozinha, que na lei até têm nomes diversos, com o roubo desalmado e o tráfico de influências em altas negociatas é como confundir a árvore com a floresta.

Como costumo ser politicamente incorrecto, apetece-me exagerar um pouco as teorias de Saramago, esperando não ser acusado de ser intelectualmente desonesto, e dizer que se deviam interpretar literalmente algumas passagens bíblicas (Antigo Testamento) e aplicar a Lei de Talião (lex talionis) nestes crimes de alta corrupção.



Imagem de Henrique Monteiro

GripeA por Henrique Monteiro

««« - »»»
Foto - Realismo
Look the eyes por lobices

terça-feira, novembro 03, 2009

VAMOS ENTÃO AOS CUSTOS…

Nos tempos que correm sou pouco sensível aos protestos dos políticos que se reclamam de esquerda e de direita só porque pertencem a este ou àquele partido político. Olhem que nem sequer estou a ser cínico, apenas me baseio no excesso de subordinação à economia de mercado, com todos os defeitos que tem demonstrado, de quase todos os partidos políticos que têm estado envolvidos no poder em Portugal.

O caso BPN com a sua nacionalização recente e a mais do que provável privatização num futuro próximo vem baralhar mais ainda as possíveis diferenças entre a esquerda e a direita portuguesas.

Para os mais confusos fica a alusão a um dos dogmas mais profundos da direita que diz que as nacionalizações (todas) são uma factura pesada que os contribuintes têm que pagar. Como devem saber, mesmo que falemos só da esquerda mais radical, só ouvimos falar de nacionalizações de empresas estratégicas que apresentam lucros substanciais.

Pois bem meus caros, o PS português decidiu nacionalizar o BPN, e só o banco e não a holding que o detinha, quando a falência parecia inevitável. O dinheiro necessário a atender compromissos entrou em quantidades que em muito ultrapassaram o que foi dito aos portugueses à data da nacionalização, e sempre foi afirmado que os avales à banca e que o dinheiro seria restituído com juros.

Passado cerca de um ano ouvimos falar de privatização, ouvimos afirmações dos responsáveis da CGD que não vai perder nada com a injecção de dinheiro no BPN, e ouvimos também o presidente do BPN afirmar com todas as letras que a privatização do banco está à vista e que a nacionalização do BPN vai ter custos significativos para os contribuintes.

Afinal de contas o custo não é o da nacionalização, mas sim o da privatização, porque o que sempre esteve em causa foi nacionalizar os prejuízos e privatizar os lucros. Agora que o passivo está limpo (3,5 mil milhões de euros depois) privatiza-se depressa sem acautelar o dinheiro dos contribuintes? Esquerda ou direita? Escolham se quiserem, porque para mim ficou claro!



««« - »»»
Fotos da Época
Japanese maple tree by wingmar

Golden Autumn by tomsumartin

««« - »»»
Humor Preocupado
Rumen Kostov Dragostinov

Benjasit Tumying