Sempre houve quem não honrasse os seus compromissos, tentando fintar ou mesmo burlar o seu semelhante, e para estes é que existem leis que previnem e punem tais actos.
Todos sabemos que há o querer e o poder, que são coisas bem diversas, e também no cumprimento dos compromissos (financeiros) assumidos, há diferenças entre quem podendo não cumpre, e os que não podendo são forçados a falhar compromissos.
A Associação Nacional de Proprietários deseja criar uma lista negra de inquilinos que não cumpriram os seus compromissos, e já pediu permissão para divulgar a lista de pessoas em incumprimento à Comissão Nacional de protecção de dados.
Estas atitudes são perigosas, porque os motivos podem ser diferentes, no que respeita ao incumprimento, e também porque há muitos proprietários que não cuidam devidamente dos seus edifícios, e já se está mesmo a ver que também vai ser exigida uma lista negra de arrendatários não cumpridores.
A Justiça e a Justiça Social têm aqui uma palavra a dizer, e só é preciso haver vontade para resolver este problema com equidade e bom senso.
Um caminho perigoso, infelizmente o exemplo veio de cima: foi o Ministério das Finanças que começou com essas listas. Já agora que a Justiça faça uma lista dos que, embora ladrões, são sempre absolvidos
ResponderEliminarO problema é difícil, excepto no que toca ao fisco. Mesmo aí uma grande empresa que paga a bons técnicos de contas e advogados, conseguem driblar o fisco. Mas nas relações entre particulares, a Justiça é sempre benevolente para os mais poderosos. Contam-se pelos dedos de uma mão os ricaços condenados a prisão. A não ser que os políticos sejam bem seleccionados entre os portugueses mais virtuosos!!!
ResponderEliminarO não cumprimento de promessas, e as sucessivas declarações do BdP são exemplos daquilo que mais descredibiliza os políticos e lhes retira a confiança dos portugueses.
Abraço
João
O canito é uma belezura e bem podia dar umas dentadas nos traseiros dos trafulhas.
ResponderEliminarBjos da Sílvia
E que tal criar um lista de senhorios relapsos?
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarInfelizmente o não pagador honrado, que o há, porque lhe falharam com o ordenado e o emprego sentir-se-á humilhado com esta denúncia. Não haverá uma verba disponível para estes?
ResponderEliminarBem-hajas, amigo!
Um abraço fraterno
Esta estória de listas, não me convence.
ResponderEliminarSeria bom é que as autoridades competentes cumprissem e fizessem cumprir as leis e assim tudo se resolveria, acho.
Tudo de bom.
Guardião,
ResponderEliminarSubscrevo a sugestão do Pata-Negra.
E acrescento uma lista de "gente tranquila"
Haja senso!
Um abraço
A febre da delacção tende a alastrar-se aos mais diversos sectores da sociedade portuguesa. Um perigo real!
ResponderEliminarCumps