quinta-feira, dezembro 28, 2023
quinta-feira, dezembro 07, 2023
domingo, dezembro 03, 2023
ESCLARECIMENTO
Em mensagem privada fui informado que um amigo com muitos anos da blogosfera me iria bloquear porque eu me tinha tornado num “direitolas xenófobo”, por ter criticado um advogado representante duma família brasileira cujas filhas gémeas tiveram acesso ao medicamento mais caro do mundo.
Lamento a atitude deste meu amigo, continuo a classificá-lo como tal apesar das diferenças de opinião, e desejo enquadrar a minha crítica ao dito causídico, para esclarecer a minha opinião, que pelos vistos foi encarada como de direita e xenófoba.
Em primeiro lugar o senhor advogado faltou à verdade pois a sua constituinte afirmo claramente, quando devidamente questionada, que tinha recorrido ao “pistolão” (cunha em português), para conseguir os seus intentos. Não condenei o recurso a este expediente uma mãe na defesa da saúde das suas filhas, pois entendo o desespero dos pais, mesmo que utilizando meios menos lícitos.
A minha condenação foi sempre para com quem utilizou a sua posição política, social, ou laboral para tornar este processo tão expedito em contraste com o que acontece normalmente em situações idênticas. Esta opinião é sobre o processo de obtenção de nacionalidade, de marcação de consultas, de obtenção do tratamento e também dos meios auxiliares de locomoção (cadeiras de rodas).
Quanto à qualificação de “xenófobo”, que creio se deva ao facto da origem brasileira das meninas, é lógico que a repudio completamente, e critiquei os pais e o advogado pela utilização desse classificativo, pois é infundado uma vez que existem crianças à espera de alguns meios concedidos a esta meninas há muito tempo, e não são apenas de origem portuguesa mas também de origem brasileira como aliás é público. Esta acusação é completamente descabida vinda do representante daquela família, uma vez que terá recorrido a Portugal para obter este tratamento que, pelos vistos, não teria acesso no Brasil.
O termo “direitolas” não me atinge minimamente, uma vez que não tenho qualquer filiação partidária, mantendo a minha equidistância dos partidos, sendo livre para os criticar sempre que ache que as suas acções o merecem.
Lamento que a diferença de opinião seja um obstáculo à amizade, e com ela interfira, mas isso nunca me irá impedir de manifestar as minhas ideias, nem que para isso tenha que recorrer a pseudónimo, como aliás é o caso.
quinta-feira, novembro 30, 2023
REAGIR OU ANTECIPAR?
domingo, novembro 26, 2023
sábado, novembro 11, 2023
segunda-feira, novembro 06, 2023
sexta-feira, novembro 03, 2023
A NOVA ORDEM MUNDIAL
É com alguma preocupação que leio alguns comentários de amigos meus a falar duma nova ordem mundial, esperando a queda do poder dos EUA e da pouca relevância da União Europeia. Há uns anos atrás esta era uma corrente de alguma esquerda que demonizava a NATO, defendendo em simultâneo o fim do investimento na defesa.
Agora temos o mundo cada vez mais perigoso, em que alguns apoiados pelo deu poderio militar invadem ou ameaçam fazê-lo a prazo, uma Europa sem poder militar nenhum para sequer se defender, e algumas nações a comandar forças irregulares (terroristas e grupos paramilitares) para estender o reino no medo para além das suas fronteiras.
A nível de governos temos ouvido alguns a falar da nova ordem mundial por eles preconizada, e esses países são a Rússia, a China, a Coreia do Norte, o Irão, a Venezuela, etc…
Atendendo à “velha” ordem mundial e à “nova” ordem mundial que no vão anunciando existe uma diferença abismal, a “nova” é uma ordem (?) cujos possíveis protagonistas são países onde não existe Democracia para quem a Democracia é uma ameaça.
Cada um que escolha de que lado quer estar, se do lado das ditaduras ou do lado das democracias, apesar de todos os defeitos que elas tenham.
segunda-feira, outubro 30, 2023
NÃO EXISTE VIRTUDE NUMA GUERRA
Há quem tente encontrar virtuosos num conflito como a aquele que existe entre Israel e o Hamas, o que é um disparate imenso que só as posições políticas podem explicar.
Este conflito foi desencadeado pelos acontecimentos do 7 de Outubro em que os membros do Hamas invadiram Israel, matando e raptando não só membros da defesa israelita, como e sobretudo civis, entre os quais idosos e crianças, sem referir as matanças já conhecidas e até registadas em vídeo pelos atacantes.
Sei que muitos tentarão recuar no tempo para encontrar razões para a revolta dos palestinianos, mas nada pode justificara barbárie que se verificou naquele dia.
Depois destes acontecimentos o que ficou foi um estado de guerra, ou confronto activo como alguns classificam, onde a regras que alguns pretendem invocar não fazem qualquer sentido. Falam de proporcionalidade, mas que proporcionalidade invocam? Chacinar tantas crianças , idosos ou civis quantos os que o Hamas fez? Disparar tantos roquetes quantos o Hamas disparou? Raptar tantos palestinianos quanto os que o Hamas fez?
Não existem bons nem maus numa guerra, mas sim quem vence ou perde utilizando todos os meios ao seu dispor.
A guerra pode ser combatida com as tentativas de conseguir a paz, com as pressões efectuadas pelas potências que apoiam as partes ou que de algum modo beneficiam com o conflito.
Por último recordar que estamos perante uma organização terrorista, o Hamas, e que se mistura com as populações usando-as como escudos. Perante esta realidade como se pode combater contra os terroristas sem afectar as populações?
quarta-feira, outubro 18, 2023
SALVAR VIDAS SEGUNDO O DR. COSTA
António Costa reafirmou ontem o que já se tinha ouvido no lançamento do " Ligue SNS24, salve vidas", que já arrancou em Vila do Conde e Póvoa do Varzim, uma iniciativa lançada em Maio passado e da qual não existem resultados conhecidos.
Uma pessoa que se sinta subitamente doente sabe que na maioria dos casos não pode recorrer aos Centros de Saúde onde não se conseguem consultas com a celeridade necessária, e portanto só tem como recurso as urgências hospitalares, mas o dr. Costa acha que antes de lá se deslocar deve telefonar para a Saúde 24.
É evidente que nós descontamos para o SNS, e como tal devíamos ter direito a ser vistos por um médico quando estamos doentes, contudo o dr. Costa acha que em princípio temos que passar pelo veredicto duma pessoa que não é um médico, que não nos conhece, nem tem meios para nos fazer um qualquer diagnóstico, a não ser fazer-nos perguntas. Só depois da indicação do operador da linha SNS24 ou do médico de família é que devemos ir para as urgências dum hospital.
O dr. Costa não sabe o que é desesperar por uma consulta de rotina, ou para uma consulta de especialidade, pois não tem necessidade disso, e é por isso mesmo que diz estes disparates que são um atentado à saúde dos portugueses.
domingo, setembro 17, 2023
quarta-feira, setembro 13, 2023
quinta-feira, agosto 24, 2023
A VINGANÇA TARDA MAS CHEGA
O avião de Prigozhin caiu e todos os seus ocupantes morreram no incidente. Segundo os serviços oficiais da aeronáutica russa o chefe mercenário era um dos ocupantes da aeronave.
A natureza do incidente que resultou na queda da aeronave é desconhecida e existem diversas teorias, desde ter sido atingido pela defesa aérea russa, até à possibilidade dum atentado, neste voo entre Moscovo e S. Petersburgo.
Como já é habitual temos em Portugal alguns dos mais divertidos comentadores militares, que à falta de acção dessa natureza no país, teorizam delirantemente sobre o que se passa nos cenários de guerra. Hoje um deles, cuja inclinação e simpatia é evidente, até aventou a hipótese do "acidente" daquele avião ter sido obra dos serviços secretos ocidentais.
Enfim, mais uma afirmação para o anedotário militar nacional...
sábado, agosto 19, 2023
quarta-feira, agosto 02, 2023
domingo, julho 23, 2023
sábado, julho 08, 2023
sábado, julho 01, 2023
DESCONTENTAMENTO OU VANDALISMO?
domingo, junho 18, 2023
quarta-feira, junho 14, 2023
PENSAMENTO E A MORTE
Quando você morre, você não sabe que está morto, e por isso quem sofre são os outros. É a mesma coisa quando você é idiota.
In Pensador de autor desconhecido
AVISO: Qualquer semelhança com a realidade é a mais pura coincidência
segunda-feira, junho 12, 2023
CARICATURAS NÃO SÃO RACISTAS
No dia 10 de Junho António Costa irritou-se com alguns cartazes com a sua caricatura chegando mesmo a dizer (segundo a comunicação social) que eram "um pouco racistas". Infelizmente o argumento da utilização do porco não colhe para a definição de "racismo" e está profusamente presente nas caricaturas políticas portuguesas e não só, basta pensar no nosso Bordallo Pinheiro.
Também não será novidade a utilização de combinações interessantes de partes de figura animal com outras humanas, já desde a antiguidade e, mais recentemente nos cartoons políticos.
Como por aquelas características não se atingiam os objectivos para a caracterização de "cartazes racistas" logo se procuraram outros motivos e logo surgiu o dos "traços fisionómicos, de não branco, hiperbolizados e acentuados". Mais uma vez se esqueceram que são os traços fisionómicos que são realçados nas caricaturas, e que no caso vertente são comuns a indivíduos de diferentes origens étnicas, para não dizer raças (que agora é politicamente incorrecto).
Termino dizendo que a caricatura de António Costa nem é bem conseguida, mas é apenas mais uma caricatura.
quarta-feira, junho 07, 2023
domingo, junho 04, 2023
MÚSICA DE SERROTE...
sexta-feira, maio 19, 2023
quarta-feira, maio 17, 2023
domingo, maio 07, 2023
quinta-feira, maio 04, 2023
COSTA NO GRELHADOR
terça-feira, maio 02, 2023
sábado, abril 29, 2023
domingo, abril 16, 2023
LULA NÃO PODE FALAR DE LIBERDADE
Lula da Silva defende que países parem de enviar armas para a Ucrânia para evitar o prolongamento da guerra, e diz que para iniciar uma guerra são necessários dois, e ambas as afirmações são exemplos elucidativos de que a ideologia para Lula é mais importante do que a realidade.
Começando pelo início da guerra é sabido e incontestável que a guerra começou pela invasão da Ucrânia por parte da Rússia, que já tinha iniciado com a invasão da Crimeia e o apoio militar noutra zonas da Ucrânia em 2014, e depois nova invasão em Fevereiro de 2022. Putin bem tentou alegar tudo e mais alguma coisa mas na realidade a Ucrânia não era uma ameaça para a Rússia e a NATO nunca ameaçou invadir ou atacar território Russo.
Quanto ao fornecimento de armamento militar à Ucrânia não passa de ajuda para o país se defender de quem o invadiu e pretende declaradamente anexar à Rússia, ao arrepio das Carta das Nações Unidas. Se Lula pretende de facto contribuir para a Paz na zona, podia e devia ter começado por apelar à Rússia para terminar a agressão e retirasse das àreas ocupadas de territórios ucranianos.
Para terminar preocupa-me que um político que teve estas afirmações venha falar no Parlamento português no dia 25 de Abril de Liberdade, algo que não defende para o povo ucraniano.