segunda-feira, fevereiro 28, 2011

CIÊNCIA E POLÍTICA

A ciência criou alguns problemas à religião, e as discussões resultantes das descobertas feitas pelo homem e a história narrada pelo grande livro, foram simplesmente épicas. Hoje é a política que enfrenta as descobertas da ciência.

Muito poucos se terão apercebido do choque da ciência versus política, quando cientistas americanos anunciaram a descoberta de que “os macacos também têm medo de errar”.

Uma experiência levada a cabo por uma equipa de psicólogos da Universidade americana de Buffalo mostrou que os macacos têm um comportamento (quase) completamente idêntico ao dos humanos. A capacidade de ter dúvidas e medo de errar não é exclusivamente humana.

Devem ter notado que há um “quase”, porque há humanos que “não se enganam”, que é o mesmo que dizer que “não erram”, e acrescente-se, que “raramente têm dúvidas”.

A ciência tem destas coisas, e encarrega-se de classificar algumas declarações de humanos, que julgando mostrar um grande discernimento e superioridade de raciocínio, descem bastante na escala da evolução.

««« - »»»
Humor e Evolução

««« - »»»
Foto - Azulejos
By Palaciano

sábado, fevereiro 26, 2011

CATALOGAR CIDADÃOS

O último disparate que conheceu a luz do dia, feito por quem nos devia estar a governar, foi a ideia peregrina de pretender que a profissão conste no Cartão do Cidadão. Esta medida é mais uma das que estava prevista no programa Simplex, onde esteve também o “buraco” do número do eleitor.

Tendo acabado por se constatar que o caso da barraca do número do eleitor foi mais do que um problema informático, o Governo lança um concurso público para encontrar uma «solução tecnológica de certificação dos atributos profissionais com o Cartão do Cidadão». O valor do concurso é de 600 mil euros.

O tal concurso terá sido lançado no dia 25 de Janeiro, e nem sequer houve o cuidado de se verificar se é uma medida inconstitucional, como é o mais certo. Não dá para perceber este frenesim em criar casos, quando o país está de pantanas e a braços com uma crise muito séria.

O governo não está moribundo, já é cadáver, mas ainda não houve ninguém que tomasse a iniciativa de o enviar para ser incinerado.

««« - »»»
Fotos - Árvores Nuas
By Palaciano
By Palaciano
««« - »»»
Humor e Galanteio na Crise

quinta-feira, fevereiro 24, 2011

CULTURA E DINHEIROS

Não vou ter o mau gosto de dizer que as desgraças que ocorrem no norte de África são uma oportunidade para a Cultura portuguesa ter maior procura, como já ouvi da boca de políticos locais, mas apenas recordar que há ligações complexas entre a Cultura e as receitas, ou o dinheiro, se assim o preferirem.

A vinda a Portugal de responsáveis do Smithonian National Museum of American Histotory, foi uma oportunidade para se trocarem experiências, e pode ser sobretudo uma oportunidade única para se encetar um intercâmbio entre museus e palácios nacionais e aquela instituição norte-americana. A possibilidade de empréstimos de obras e de exposições com a colaboração entre de instituições nacionais e do Smithonian, podem ajudar a criar um cartaz atractivo a nível mundial.

Outra ligação ainda mais estranha entre o dinheiro e a Cultura, pode ser encontrada em Alcobaça, onde locais históricos podem vir a permitir perfurações exploratórias para a possível prospecção de petróleo ou gás natural. Espera-se que neste caso o Ministério da Cultura saiba acautelar o Património e que saiba rentabilizar esta concessão excepcional, conseguindo assim ultrapassar as limitações conhecidas a nível orçamental.

Ainda relacionando a Cultura e o dinheiro, talvez seja oportuno recordar o senhor 1º ministro, de que uma das âncoras do nosso turismo é o Património, que continua a ser um sector dos mais penalizados nos cortes orçamentais.  

««« - »»»
Foto - Azulejos
By Palaciano
««« - »»»
A dependência do Petróleo


Este vídeo não é novo, mas continua a ser verdadeiro, espelhando bem a realidade dos tempos que atravessamos.

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

HOMENAGEM AO ZECA

Hoje decidi fazer uma Homenagem ao Zeca, e fiquei contente por ver que houve um amigo que escolheu exactamente o mesmo tema interpretado pelo Zeca. Os Vampiros andam por aí e são cada vez mais.

Desiludido com o rumo que a sociedade portuguesa tem seguido, e descontente com a reacção que a minha geração tem tido, resta-me continuar a alertar e a recordar o que já se viveu para que todos se apercebam para onde podemos caminhar se não houver uma reacção firme à escalada do abuso dos poderes, económico e político.


CITAÇÕES

Excertos do DN de 22 de Fevereiro onde estão plasmadas afirmações de José Sócrates sobre Muamar Kadhafi:

"Um líder carismático da maior importância em toda a geo-política africana".

"...havia um interesse português de se elucidar sobre as visões estratégicas de Kadhafi e da sua sabedoria, tendo em conta o lugar remarcável que beneficia o guia líbio em África e o seu papel pioneiro na consolidação da posição do espaço africano no seio dos outros espaços que compõem o mundo".

 CARTOON
Bob Englehart

Patrick Chappatte

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

DUROS NA QUEDA

Na Líbia já há imensos mortos em resultado da repressão contra manifestantes que apenas contestam o regime. O poder instalado recorre ao uso da força para tentar evitar a todo o custo que a situação evolua no mesmo sentido que seguiu no Egipto.

A situação nos países do norte de África começa a deteriorar-se rapidamente e as manifestações alastram-se até Casablanca e Rabat, por enquanto com um cariz pacífico.

A contestação a regimes ditatoriais não parece restringir-se aqui às proximidades da Europa, e começam a estender-se para o Oriente, abalando mesmo a grande China, onde o progresso e o desenvolvimento não evitam que o desejo de Democracia alastre e ganhe contornos que preocupam o poder.

Os próximos tempos podem ser conturbados, mas ainda há esperança para os que amam a Democracia, no entanto todo o cuidado é pouco, porque os ditadores são sempre duros na queda.

««« - »»»
Humor do Camelítico


««« - »»»
Fotos - Azulejos
By Palaciano

domingo, fevereiro 20, 2011

DOMINGO

Um vídeo que aconselho a todos os que me visitam.


««« - »»»
Pintura - Milagre
A multiplicação dos peixes de Rafael Sanzio de Urbino
««« - »»»
Humor e Mudança
Patrick Chappatte

sábado, fevereiro 19, 2011

FUTURO CINZENTO

Enquanto vemos um ministro entretido em desmentir o governador do Banco de Portugal, dizendo que em rigor ainda não estamos em recessão técnica, os índices da actividade económica dizem-nos que esta diminui pelo sétimo mês consecutivo.

Um grande empresário nacional e o governador do Banco de Portugal deixaram-se de rodriguinhos e disseram preto no branco que a recessão já está aí e está para ficar por mais algum tempo.

Um dos grandes problemas com que o país se debate é o da falta de credibilidade, porque os nossos credores e investidores estrangeiros não acreditam na nossa capacidade de gestão da economia nacional. Se por um lado temos os números rosados com que a publicidade governamental nos presenteia, por outro temos os aumentos dos juros dos empréstimos e de outros encargos da dívida pública.

Não há contabilidade criativa que nos safe e já é por demais evidente que com estas políticas e estes políticos estamos condenados a uma deterioração económica gradual mas constante.

Como é que vamos sair do “buraco” com estes dois partidos que concordaram nos PEC e viabilizaram o Orçamento de Estado? Só evitando que eles vão para o governo, a menos que gostemos muito, mas mesmo muito de sofrer.

««« - »»»
Foto - Amarelo

««« - »»»
Humor Internacional
Dave Granlund

William Medeiros

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

PENSAMENTO

Nenhum de nós sabe o que existe e o que não existe. Vivemos de palavras. Vamos até à cova com palavras. Submetem-nos, subjugam-nos. Pesam toneladas, têm a espessura de montanhas. São as palavras que nos contêm, são as palavras que nos conduzem. Mas há momentos em que cada um redobra de proporções, há momentos em que a vida se me afigura iluminada por outra claridade. Há momentos em que cada um grita: - Eu não vivi! eu não vivi! eu não vivi! - Há momentos em que deparamos com outra figura maior, que nos mete medo. A vida é só isto?

Raúl Brandão

««« - »»»
 Foto - Azulejos
 By Palaciano
 
««« - »»»
Humor e Malandragem
Christo Komarnitski
Christo Komarnitski
1120

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

FOI SOL DE POUCA DURA

No passado dia 6 deste mês, sob o título “Idiotas úteis”, referi que havia quem estivesse demasiado contente por poder estar afastado o perigo de se ter de recorrer ao FMI, devido ao problema do financiamento externo. 

Analistas e economistas nacionais embandeiraram em arco, porque confiavam que o Fundo Europeu de Estabilização Financeira, era uma saída certa e vantajosa para Portugal.

Passaram apenas 10 dias, os juros da dívida aumentaram e estão em níveis insuportáveis, o FEEF só estará reforçado e operacional em 2013, e o BCE ameaça fechar a torneira, e lá soam as campainhas de alarme, tendo mesmo sido chamado de urgência a Belém o ministro das Finanças.

Não estamos no mesmo barco da Espanha, da Itália e da Bélgica, que viram os seus juros baixarem. O nosso problema é mais grave, e podem dizer o que quiserem, mas não acredito que não esteja em cima da mesa dos mercados financeiros, a falta de credibilidade dos nossos governantes.

Pode ler também, ISTO e ISTO
««« - »»»
Humor e Depressão

««« - »»»
Foto - Emaranhado
By Palaciano

terça-feira, fevereiro 15, 2011

SÓCRATES ERA ASSIM

A postura de Sócrates, o filósofo ateniense, era a de uma influência subversiva sobre os atenienses, já que os seus ensinamentos conduziam os cidadãos a questionar tudo, acrescendo ainda o facto de expor a ignorância de indivíduos com poder e autoridade.

As questões básicas do método socrático insidiam sobretudo sobre a moralidade e sobre a política, acreditando o filósofo que ninguém tinha respostas definitivas sobre o que é justo, o que é certo, de modo a estabelecer o conhecimento que ajudasse a pautar a conduta correcta para o ser humano.

Transformou-se em malvisto, pelos seus iguais, sendo até ridicularizado por Aristófanes, e o governo de Atenas prendeu-o por corrupção de jovens e por questionar os deuses da cidade. A condenação à morte por envenenamento, por ingestão de cicuta prevaleceu, não sem antes lhe ter sido dada a oportunidade de se defender e negar os seus ensinamentos.

Este Sócrates era ateniense, não deixou obra escrita, foi um homem íntegro que preferiu a morte por envenenamento a renegar as suas ideias, ou sequer a contradizer-se. Este homem ficou na História por tudo isso e pela sabedoria, pelo que o seu nome não devia nunca ser confundido com outros indivíduos que usando o mesmo nome, em nada se assemelham ao filósofo ateniense.

Sócrates apontando para o alto, sereno, no leito de morte, Jacques-Louis David, 1787: notam-se amigos de Sócrates lamentando sua condenação e até mesmo o próprio carcereiro nem um pouco satisfeito com a determinação.
««« - »»»
Humor Esfíngico
Mike Keefe

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

NASCEMOS PARA AMAR

Nascemos para amar; a Humanidade
Vai, tarde ou cedo, aos laços da ternura.
Tu és doce atractivo, ó Formosura,
Que encanta, que seduz, que persuade.

Enleia-se por gosto a liberdade;
E depois que a paixão na alma se apura,
Alguns então lhe chamam desventura,
Chamam-lhe alguns então felicidade.

Qual se abisma nas lôbregas tristezas,
Qual em suaves júbilos discorre,
Com esperanças mil na ideia acesas.

Amor ou desfalece, ou pára, ou corre:
E, segundo as diversas naturezas,
Um porfia, este esquece, aquele morre.

Bocage, in 'Sonetos'

««« - »»»
Foto - Sinfonia colorida

««« - »»»
Humor - Amor Paciente

sábado, fevereiro 12, 2011

O RIDÍCULO AFINAL NÃO MATA

O povo costuma dizer que “o ridículo mata”, mas perante os factos conhecidos nos últimos dias, conclui-se que não mata quando se trata dos preços dos combustíveis.

Na mesma semana ouvimos as explicações da Autoridade da Concorrência, pela voz do seu responsável máximo, e tivemos conhecimento de que o lucro da Galp Energia aumentou 43% em 2010 relativamente a 2009.

As explicações técnicas são maçadoras e ininteligíveis, mas os factos são inegáveis, e constam do comunicado enviado pela petrolífera à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Perante as evidências estamos perante uma empresa nacional que não mostra preocupações sociais, e podemos concluir que para as autoridades o arrecadar de impostos, cada vez maiores em resultado de preços sempre mais altos, é o mais importante.

O ridículo das explicações feitas pelas partes, pelos vistos não matam nem envergonham quem as pronuncia, porque afinal “negócio é negócio”.

««« - »»»
Fotos - Azulejos
By Palaciano

By Palaciano
««« - »»»
Humor Camelítico

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

DIVINA COMÉDIA

Erguendo os braços para o céu distante
E apostrofando os deuses invisíveis,
Os homens clamam: — «Deuses impassíveis,
A quem serve o destino triunfante,

Porque é que nos criastes?! Incessante
Corre o tempo e só gera, inextinguíveis,
Dor, pecado, ilusão, lutas horríveis,
Num turbilhão cruel e delirante...

Pois não era melhor na paz clemente
Do nada e do que ainda não existe,
Ter ficado a dormir eternamente?

Porque é que para a dor nos evocastes?»
Mas os deuses, com voz inda mais triste,
Dizem: — «Homens! por que é que nos criastes?»

Antero de Quental

««« - »»»
Foto (bem) Manipulada
By Castiza

««« - »»»
Humor à Mesa

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

MÚSICA PORTUGUESA

Neste espaço não costumo deixar música portuguesa, talvez porque nem sempre a tenho à mão ou simplesmente porque não tenho tido oportunidade. Hoje decidi deixar aqui uma música sugerida por um amigo, por sinal muito agradável.


««« - »»»
Humor com Legendas
Boi Apreciador

Casamento de Conveniência

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

VERDADE OU MENTIRA?

O PSD diz que José Sócrates mentiu, e este diz que o PSD quer, é despedir funcionários públicos.

É difícil dizer quem é que está a dizer a verdade, porque ainda é cedo para se ver o que é que o PS vai fazer, e também porque o PSD ainda não é governo.

O liberalismo de Passos Coelho faz-nos deixar desconfiados, e o seu discurso recente dá-nos todos os motivos para isso, e no que respeita a José Sócrates, já ninguém leva muito a sério as suas afirmações, porque também disse que não aumentava impostos e que não cortava salários e o resultado é o que sabemos.

Entre patrões que só pretendem despedir conforme a real gana de cada um, e políticos que têm discursos manhosos, venha o diabo e escolha.


««« - »»»
Foto - Olhando para cima
By Palaciano

domingo, fevereiro 06, 2011

OS IDIOTAS ÚTEIS

Apareceram alguns senhores nos últimos dias, a congratular-se com as decisões da União Europeia quanto às novas regras de ajuda europeias, e quanto à Europa económica que se vai desenhando, dizendo-se nomeadamente que afinal o FMI não vai cá entrar.

Portugal tem um problema de dívida externa, e de falta de confiança dos mercados, o que dificulta imenso a obtenção de capitais para investimento e para o pagamento da dívida. Dependendo do exterior para se financiar, as alternativas resumem-se ao BCE e ao FMI, caso os mercados financeiros não se disponham a emprestar a juros razoáveis.

A Europa não teve uma resposta pronta e eficaz no começo da crise, e o resultado foi o tremendo aumento dos juros, que tornaram a situação ainda mais difícil, para não dizer desesperada. Não entendo qual é a diferença que vêem os que se congratulam por não ser o FMI a intervir, mas sim a Europa sob a batuta da Alemanha e da França, com medidas igualmente asfixiantes e com uma perda de autonomia financeira que já se anuncia.

Os arautos da submissão às directivas europeias, e à perda de soberania, talvez devam pedir mais um parecer ao “amigo” constitucionalista, Jorge Miranda, sobre o “inquestionável” interesse público desta submissão, para contornar a Constituição, como o fez relativamente aos cortes salariais. 

Pode ler também ISTO, ISTO e ISTO

««« - »»»
Fotos - Electricidade
By Palaciano

By Palaciano
««« - »»»
Humor Submersível
I see you!

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

IDOSOS E TECNOLOGIA

O Governo continua com a sua fúria modernizadora, querendo agora que os pensionistas além de passarem a enviar as suas declarações de rendimentos pela internet, também sejam receptivos à ideia de receber os comprovantes do pagamento por via electrónica, aliviando assim o erário público.

Já tinha sido confrontado com a intolerância de uma senhora num centro de saúde que se recusava a fazer marcações de consultas pelo telefone, alegando que esse serviço estava assegurado pela internet, mesmo quando se dirigia a uma tia minha com a respeitável idade de 91 anos, mas sinceramente nunca me passou pela cabeça que no Governo também houvesse mentes assim tão brilhantes.

Talvez em breve possamos deixar de ser incomodados pelos polícias de trânsito para mostrar os documentos pessoais e da viatura, porque afinal os dados estão todos à disposição via electrónica, e passaremos assim a ter mais polícias dedicados ao verdadeiro combate ao crime.

Viva a modernidade! Viva a parolice! Viva… eu!
««« - »»»
Elegância em Foto


««« - »»»
Ordenhando o Humor

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

A RECUPERAÇÃO INCERTA

Perante a crise económica e a dificuldade em se financiar a economia nacional, têm vindo a ser implementadas medidas que estão em linha com as utilizadas na Grécia e na Irlanda, onde o FMI já fez a sua entrada.

As hesitações da União Europeia em todo este processo, e a receita utilizada pelo FMI, fazem com que tudo se concentre numa tentativa única e rápida em diminuir a dívida dos países, no mais curto espaço de tempo, cortando nos rendimentos do trabalho e aumentando a carga fiscal.

Todos sabemos que esta receita leva à asfixia do consumo e do mercado interno, à destruição do serviço produtivo que se concentra maioritariamente no consumo interno, ao aumento do desemprego e à destruição da protecção social.

Agora já se ouve Dominique Strauss-Kahn, director do FMI, a dizer que se deve querer uma “recuperação certa”, e que “sem empregos e sem segurança de rendimento, não pode haver retoma da procura interna nem recuperação sustentável”.

Não sei se as palavras de Strauss-Kahn são para levar a sério, nem se isso se vai traduzir em algum alívio na pressão que estamos a sofrer. Certo é que se as restrições se prolongarem como foi anunciado, as tensões sociais vão aumentar.

««« - »»»
Foto Manipulada

««« - »»»
Humor Desempregado