segunda-feira, agosto 31, 2009

QUASE, QUASE DE FÉRIAS....

Em preparativos para férias nada como uma boa música para amenizar a tarefa de fazer as malas e preparar o carro.



««« - »»»
Fotografia - A Branca
huelguista

««« - »»»
Humor em Imagens
Atrevido

Utilidade pinoquial

sexta-feira, agosto 28, 2009

PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO

Tenho oportunidade de comunicar diariamente com turistas de todas as partes do mundo e a facilidade de conhecer diversas línguas ajuda-me nesta tarefa. A minha actividade, naturalmente ligada ao turismo, faz com que os visitantes estrangeiros acabem por me manifestar o que mais os agrada e também quais as maiores dificuldades que sentem no nosso país.

Por natureza os portugueses são prestáveis e procuram em geral ajudar como podem os turistas sempre que eles o solicitam. Esta atitude é valorizada pela grande maioria dos visitantes, mas o que quase nunca nos perguntamos é das razões que os levam a pedir ajuda com tanta frequência, mesmo quando não sabem uma única palavra de português.

Em Portugal a sinalética é quase sempre insuficiente, confusa ou mesmo inexistente. Tivemos uma oportunidade de ouro por alturas da Expo98, e contrataram-se peritos na matéria que fizeram um trabalho bastante interessante, mas depois disso voltou-se à confusão total.

Nós vamos desenrascando-nos, mas ponham-se na pele de um estrangeiro e tentem circular por Sintra no mês de Agosto, aproveitando para visitar os monumentos quase todos, e no dia seguinte vão a Belém, visitem a Torre, o Mosteiro e os Coches, e depois procurem o Museu de Arte Antiga ou o do Azulejo, conduzindo uma viatura. Tarefa impossível para quem não conheça Lisboa, a menos que recorra à simpatia dos tugas sempre dispostos a ajudar.

As nossas estradas não têm informação suficiente no que toca a direcções, mesmo as mais turísticas, e nos museus e monumentos há má informação e de todos os tipos mesmo que estejam sob a mesma tutela. Nos sítios oficiais dos museus e palácios a informação é vasta, mas confusa e por vezes contraditória ou desactualizada.

Podíamos aprender, bastava copiar o que há de bom por essa Europa fora, começando logo aqui pela vizinha Espanha, que nesta matéria está bem melhor servida.

By Palaciano

««« - »»»
Foto & Reflexo
Yanchous

««« - »»»
Caricaturas do Brasil
Ivete Sangalo por Baptistão

Eddie Murphy por Paffaro

quarta-feira, agosto 26, 2009

DOAÇÃO E BENEFÍCIOS

Com pompa e circunstância foi apresentado o”Programa Cheque-Obra” com que o senhor ministro da Cultura nos presenteou. Não é uma novidade mas agora anunciam-se concretamente obras no Palácio Nacional de Queluz e dão-se a conhecer os nomes de empresas que aderiram ao programa.

Não gosto de parecer cínico e não sou contra a preservação do Património só porque não gosto da governação de José Sócrates, mas em vésperas de actos eleitorais e em plena campanha eleitoral o anúncio sugere as devidas cautelas.

A dúvida mais natural e devidamente fundamentada é a contrapartida dada aos “mecenas” que não é quantificada publicamente, fazendo transparecer que “os donativos” são perfeitamente altruístas e sem qualquer benefício em retorno.

Por vezes aquilo que até podia ser uma boa ideia pode transformar-se num grande fiasco e até causar suspeitas indesejáveis quando se conhecem os detalhes.



««« - »»»
Pinturas de Mestre
Hieronymus Bosch

"The Garden of Earthly Delight," by Hieronymus Bosch

««« - »»»
Humor Russo

segunda-feira, agosto 24, 2009

SONETO DE DEVOÇÃO

Essa mulher que se arremessa, fria
E lúbrica aos meus braços, e nos seios
Me arrebata e me beija e balbucia
Versos, votos de amor e nomes feios.

Essa mulher, flor de melancolia
Que se ri dos meus pálidos receios
A única entre todas a quem dei os
Carinhos que nunca a outra daria.

Essa mulher que a cada amor proclama
A miséria e a grandeza de quem ama
E guarda a marca dos meus dentes nela.

Essa mulher e um mundo! - uma cadela
Talvez... - mas na moldura de uma cama
Nunca mulher nenhuma foi tão bela.

Vinicius de Moraes

««« - »»»
Humor


sábado, agosto 22, 2009

O IMPENITENTE

Há pessoas que teimam em persistir nos seus erros, como se nada tivesse realmente importância senão a sua soberba e vaidade.

Não conheço pessoalmente Manuel Pinho, mas a imagem que ele conseguiu passar de si próprio encaixa perfeitamente na figura de impenitente. Segundo um dos meus amigos, com quem falei sobre o assunto hoje, Pinho pode também ser muito simplesmente um grande azarento.

Enquanto andou pelo governo não se pode dizer que tenha acertado muito o passo com as palavras, pelo contrário, e quase sempre que dissertava sobre algum assunto dava origem a um rol de anedotas que divertiam o pessoal. Culminou a sua actuação num gesto mais do que infeliz que originou a sua demissão.

No gozo das suas férias, merecidas na sua opinião, não se eximiu de dar entrevistas apesar de afirmar não ver televisão nem prestar grande atenção às notícias. Algo surpreendentes foram as suas palavras quando afirmou ao DN que não se arrependia de nada e que havia quem pretendesse o seu autógrafo.

Mais uma vez o tiro (a entrevista) acaba por sair-lhe mal. A praia escolhida para as férias e para algumas fotos foi a praia Maria Luisa, que no dia da saída da reportagem foi notícia por uma tragédia. O Allgarve que Manuel Pinho decidiu promover com esta sigla foi notícia além fronteira por motivos que em nada contribuem para a promoção turística, pelo menos nas notícias que pude ler.

Um verdadeiro contributo para que a imagem de Portugal não saia prejudicada além fronteiras seria o silêncio do senhor Pinho, que por inépcia ou muito azar tem feito muito mal à imagem deste país de que ele diz gostar.



««« - »»»
Foto na Areia
Taking off by George Alexander

quinta-feira, agosto 20, 2009

FREQUENTAR MUSEUS (III)

Para servir o público os museus empregam funcionários com diferentes funções, que em complementaridade proporcionam (ou deviam proporcionar) condições cada vez melhores de usufruir o Património.

Em Portugal temos museus, palácios e monumentos que estão sob diversas tutelas, desde o Ministério da Cultura, até fundações, passando pelas autarquias e pela Igreja, para citar apenas algumas instituições, já que também os há privados.

Apesar da certificação oficial estar nas mãos do Ministério da Cultura, a verdade é que este ministério tem carências conhecidas e é precisamente por isso que o que é preciso estimular em 1º lugar é o aumento das visitas dos cidadãos nacionais, para que estes se apercebam das lacunas existentes e que saibam assim exigir as melhorias que se impõem, num esforço conjunto para a melhoria dos serviços públicos, neste caso os ligados à Cultura.

Contributo do Palaciano, a quem agradeço a colaboração.



««« - »»»
Fotos do Património

(Imagens retiradas da rede)

««« - »»»
Humor e Actualidade


Aristides Hernandez

terça-feira, agosto 18, 2009

FREQUENTAR MUSEUS (II)

É sempre polémico discutir-se porque é que os nossos museus não atraem visitantes nacionais, e contudo há museus, palácios e monumentos que são muito frequentados por estrangeiros. Será que nós temos alguma tendência para minimizar o que é nosso, preferindo exaltar o que é estrangeiro? Também é uma hipótese a considerar, digo eu.

Outras razões são apontadas quando questionamos outras pessoas, e uns dizem que o nosso Património é pobre, que está mal cuidado, que não são suficientemente apelativos, ou que lhes falta alguma coisa. Quase todos os que dão estas respostas dizem que lá fora há melhor e que eles próprios já visitaram museus no estrangeiro e gostaram muito.

Não creio que as razões sejam as mencionadas, pelo menos as que justificam o quase divórcio entre os portugueses (muitos deles) e os museus nacionais. Já sei que é contestável a minha afirmação, mas se os nossos museus não atraem os portugueses, expliquem-me porque razão são tão procurados por espanhóis, franceses, ingleses, alemães, etc.?

À dimensão do país que somos, o nosso Património mede meças com o que há de melhor no estrangeiro, e se os portugueses prestarem atenção e o visitarem, vão acabar por valorizar o que têm, ainda que também hajam mais críticas e reclamações, mas que serão motivadas por uma maior exigência de qualidade de serviços, e isso será sempre um bom sinal.

Continua



««« - »»»
Fotos - Beleza
Favorite summer day by CasheeFoo



««« - »»»
Humor do Brasil
William Medeiros

William Medeiros

domingo, agosto 16, 2009

FREQUENTAR MUSEUS

Estava a ler o Expresso de sábado dei comigo a ler sobre museus e vigilantes, matéria que conheço bem e que tenho abordado ainda que levemente neste espaço.

Naturalmente que não se podem conceber museus sem público, pelo que importa saber que tipos de público frequentam os nossos museus. Começando por aqui temos a surpresa de constatar que nos locais mais visitados a maioria são estrangeiros, apesar de algum trabalho existente, direccionado ao público estudantil.

Há razões que motivam cada vez mais os portugueses a visitar os museus, que se prendem sobretudo com a influência dos filhos, ou com a visita de amigos ou familiares que são de outras paragens.

Sei que alguns se estarão a questionar se há portugueses que visitam com regularidade museus, palácios, monumentos e outro Património construído, e a resposta é afirmativa, mas muitíssimo limitada.

Quais as razões para este quase divórcio dos portugueses relativamente ao seu Património? Bem, podia dizer que quando há dinheiro, a escolha do local de passeio vai mais para a grande superfície, e em férias para o local mais exótico que as finanças permitem.

Quando se diz que ninguém come Cultura, a verdade está muitíssimo próxima, mas o espírito e a curiosidade pelas origens e pelo passado, que é a preocupação pelo futuro e o entendimento do presente também existem, por isso os museus existem e há quem vá preservando os vestígios do passado para que cada um possa perspectivar o futuro com maiores probabilidades, conhecendo-se melhor e entendendo o percurso dos que nos antecederam.



««« - »»»
Pintura ao Luar
Lake Steps by auvara

««« - »»»



««« - »»»
Caricaturas de Famosos



The Facelifter

sexta-feira, agosto 14, 2009

TECNICAMENTE...

Segundo ouvi na SIC, Portugal terá, tecnicamente, saído da recessão por ter apresentado um crescimento económico de 0,3% no segundo trimestre deste ano.

Os números do INE, que ainda não são completos nem elucidativos, já suscitaram comentários de José Sócrates, que veio afirmar que "não é o fim da crise, mas sim o princípio do fim da crise", ainda que em termos homólogos o PIB ainda esteja a encolher 3,7%.

Enquanto Medina Carreira arrasa a classe política, que apenas pretende fazer os seus negócios e empregar a família durante os mandatos, os ditos desdobram-se em comentários sobre os tais míseros 0,3%, como se nada se tenha passado, e nada tenham ouvido.

Não concordo com muitas das ideias defendidas por Medina Carreira, como também não sou um indefectível de Balzac, mas depois de citar o primeiro, fica bem citar o segundo que às tantas disse “A estupidez tem duas maneiras de ser: ou se cala ou fala. A estupidez muda é suportável” e também “Por detrás de uma grande fortuna há um crime”.

Penso que a conjugação do pensamento dos dois se aplica e não distorce em nada o discurso do antigo ministro das Finanças, nem sequer tecnicamente!...



Borrada, com "O" ou com "U"? BPN, estúpido!...

««« - »»»
Fotos - Estados de Alma
Freedom dance by nilemaster

it for you by S-t-r-a-n-g-e

««« - »»»
Humor e Recessão
Larry Wright

David Fitzsimmons

quarta-feira, agosto 12, 2009

DESPERDÍCIO NÃO É FADO

Enquanto se prepara a candidatura do fado à UNESCO, como Património Cultural Imaterial, somos também informados de derrapagens financeiras em auto-estradas, algumas ainda nem começadas.

Se para muitos o fado significa tristeza e desilusão, ainda que com a esperança num horizonte que se deseja e anseia, para outros é apenas um destino ou uma fatalidade a que estamos ligados e a que não podemos fugir.

Não me pretendo prender à música nem à lírica deste estilo musical muito português, nem tenho qualquer conhecimento sobre a matéria, mas apenas me apetece abordar a simbologia e o absurdo que é a política à portuguesa.

Tenho a certeza de que a UNESCO reconheceria, pelo menos a nível europeu, que o fado das derrapagens financeiras nas obras públicas em Portugal são uma singularidade no âmbito dos países ditos desenvolvidos e democráticos.

Imaginem meus caros que nós conseguimos ver aumentos de custos de obras ainda não em execução, de mais de 50% sobre o preço acordado em concurso, numa altura em que o preço da mão-de-obra baixou, os custos de materiais baixou e o crédito ao investimento está mais baixo. O Governo, que talvez venha a acarinhar este fado, diz mesmo que estamos com inflação negativa, mas mesmo perante esta derrapagem afirma que os custos estão em linha com o previsto.

Eu julgava que as empresas se apresentavam a concurso com propostas sérias e realistas e que eram responsáveis pelos riscos que aceitavam correr, mas afinal em Portugal os privados não gostam de correr riscos, e esses ficam para o Estado, que logo a seguir é acusado de gastar mal os dinheiros públicos, e de ter “gorduras” que importa cortar de imediato.

Digam-me quais serão as gorduras onde se gastam sem vergonha verbas imensas, e eu dir-vos-ei qual é o “fado” a que estamos condenados, e não será nada musical a minha conclusão!



««« - »»»
Foto Imaginativa
Honesty by Валерий Бараш

««« - »»»


««« - »»»
Humor na Cabeceira...
Bill Stott

segunda-feira, agosto 10, 2009

CURTINHAS

Manuela – Já deu para perceber que José Sócrates não colherá o meu voto nas próximas eleições, contudo houve quem viesse insinuar que eu estava a fazer campanha pela Manuela, o que também não é verdade. A senhora não colhe a minha simpatia enquanto política, lembro-me demasiado bem do seu percurso pelas finança e pela educação, e as memórias são más, e ainda que talvez menos importante que tudo o resto, considero-me um homem de bom gosto. Se existem dúvidas sobre se vou votar, podem ter a certeza de que vou, já quanto ao sentido de voto, só sei em quem não voto!

Controlo apertado – Pelo que pude ler nas notícias a GNR manteve um controlo apertado aos que passaram por perto do Festival do Sudoeste à procura de alguma droga que pelos vistos andava lá pelas cercanias. Aplaudo, ou não? Bem, a intenção é louvável, mas há por aí tanta actividade em que o controlo devia ser também apertado, que ficamos todos à espera de novidades e de condenações.



««« - »»»
Pintura em Tons Suaves
lights by sixivilla

Dragonfly on Green by *patdehart
««« - »»»


Encontrei este vídeo e confesso que não sabia que os três intérpretes se tinham reunido alguma vez, e muito menos que tivessem cantado esta música. Curioso!
««« - »»»
Humor & Política
Christo Komarnitski

Christo Komarnitski

sábado, agosto 08, 2009

DESATENTOS...

Bóiam leves, desatentos...

Bóiam leves, desatentos
Meus pensamentos de mágoa,
Como no sono dos ventos,
As algas, cabelos lentos

Do corpo morto das águas.
Bóiam como folhas mortas,
A tona de águas paradas.
São coisas vestindo nadas,

Pós remoinhando nas portas
Das casas abandonadas.
Sono de ser, sem remédio,

Vestígio do que não foi,
Leve mágoa, breve tédio,
Não sei se pára, se flui;
Não sei se existe ou se dói.

Pessoa



««« - »»»
Fotos - Variações em Branco


F.L.

««« - »»»
Humor e Investimento
O sr do Investimento in IdeiasproÓscar

sexta-feira, agosto 07, 2009

O QUE É CONCORRÊNCIA?

Não é para admirar ouvir da boca do ministro das Finanças o reafirmar da confiança depositada na Autoridade da Concorrência (AdC) afinal também compete ao Ministério da Finanças manter a vigilância sobre o mercado, avaliar as posições predominantes e as distorções que um quase monopólio pode gerar.

Apesar da compreensão, não consigo concordar com a avaliação positiva dos preços no mercado de combustíveis, quando é óbvio que existe uma dualidade de critérios e actuação, um utilizado quando o crude aumenta outro quando ele baixa. A velocidade com que as alterações de preço se verificam são reproduzidas muito mais rapidamente quando a matéria-prima aumenta de custo, do que quando baixa, e isso não há fórmula nenhuma que o justifique.

Percebo que Teixeira dos Santos se coloque à margem dos preços dos combustíveis e que atire a responsabilidade para a AdC, ao mesmo tempo que reitera a sua confiança na competência técnica deste organismo, porque afinal os cofre do Estado também beneficiam de algum modo dos preços mais altos, porque é sobre eles que incide também a carga fiscal.

Teixeira dos Santos está satisfeito e fiquei com a sensação de que GALP, ou pelo menos o seu CEO, não está assim tão satisfeito porque já veio afirmar que os preços dos combustíveis vão aumentar, sendo óbvio que agora já não diz que os portugueses vão beneficiar ao nível do preço dos combustíveis devido à posição que a GALP tem nos poços do Brasil.

Estas coisas são mesmo assim! Os números e os lucros falam mais alto, e a memória é sempre uma grande chatice.

««« - »»»
Foto - Nenúfar
Sitibundo

««« - »»»
Caricaturas da Bola
Caricaturas Chanantes

Caricaturas Chanantes

quarta-feira, agosto 05, 2009

POLÍTICOS E CREDIBILIDADE

Tempos houve em que ser-se político era uma missão nobre dos homens bons de um qualquer local, em que a única finalidade era o bem comum. A nobreza e a credibilidade eram as qualidades exigidas a quem se propunha abraçar a causa pública.

Hoje os tempos são outros, as ambições viraram-se para a riqueza material, os meios justificam os fins desde que estes estejam em consonância com o sucesso e uma recheada conta bancária.

Na política actual as palavras nem sempre batem certo com as intenções. E a prática pouco ou nada tem em comum com as palavras dos discursos. Não admira que a credibilidade dos políticos seja algo em que poucos acreditam.

Quem diria há alguns anos que pessoas a contas com a justiça teimavam em candidatar-se, e que mesmo assim venciam certas eleições. Há uma crise de valores evidente, e não são as cores partidárias que realmente importam, porque no fundo são as pessoas que estão em causa, bem como o seu modo de estar na vida.

Não me atreveria a apontar o dedo a ninguém em particular, mas estou absolutamente convicto de que eu na condição de alguns figurões que se vão candidatar em próximas eleições, não encontraria emprego nem como varredor de ruas, ou na recolha de lixo.



««« - »»»
Fotos - Pétalas Coloridas
***

Цветок

««« - »»»
Humor Teclando
Gary Varvel

Gary Varvel

segunda-feira, agosto 03, 2009

TURISMO VERSUS CULTURA

Já tenho abordado este tema e tenho tido a preocupação de separar as duas vertentes, que embora sejam complementares e importantes para o desenvolvimento, intelectual e económico, têm abordagens e prioridades diferentes.

A Cultura pode contribuir para o desenvolvimento do Turismo e captar fluxos importantes de pessoas que são atraídas pelos monumentos, pela história e pelos costumes e tradições deste país. Este facto nada tem de pernicioso para nenhum dos sectores, desde que cada um saiba manter a sua independência e defender os seus objectivos essenciais.

Nos últimos tempos, e no consulado de José Sócrates em particular, o Turismo de Portugal tem entrado a toda a força na área dos museus, palácios e monumentos, ora anunciando novos museus ora outras iniciativas que embora ancoradas no Património mais não de meros negócios e nenhuma valorização destes espaços de Cultura.

Há poucos dias saiu na imprensa a notícia do lançamento dos “Roteiros Turísticos do Património Mundial” e curiosamente sobre o evento falaram os responsáveis pelo Turismo de Portugal. É curioso que com este governo o Ministério da Cultura não tenha dinheiro para financiar ou apoiar estas iniciativas, mas que isso seja feito pelo sector do Turismo, e isso não será um simples acaso.

O falhanço de José Sócrates na Cultura tem aspectos que necessitam de muitas explicações, porque o que não se conhece de todo são os projectos para o Património, os modelos de gestão e as fontes de financiamento, e sobre isso o silêncio continua.



««« - »»»
Foto - Mercado?
Carrinho de compras by Morgan Adams

««« - »»»
Caricaturas do Cinema
Arnold by Sebastian Kruger

Jack N. by Sebastian Kruger

sábado, agosto 01, 2009

FOI EM 1969



Porque vibrei com esta actuação, há muitos muitos anos, resolvi deixar aqui aqui uma das melhores actuações de Joe Coccker.

««« - »»»
Pintura e Paisagens
Rural and City landscapes by Rynija

Early spring by Rynija

««« - »»»
Humor e a Caixa


800