Para servir o público os museus empregam funcionários com diferentes funções, que em complementaridade proporcionam (ou deviam proporcionar) condições cada vez melhores de usufruir o Património.
Em Portugal temos museus, palácios e monumentos que estão sob diversas tutelas, desde o Ministério da Cultura, até fundações, passando pelas autarquias e pela Igreja, para citar apenas algumas instituições, já que também os há privados.
Apesar da certificação oficial estar nas mãos do Ministério da Cultura, a verdade é que este ministério tem carências conhecidas e é precisamente por isso que o que é preciso estimular em 1º lugar é o aumento das visitas dos cidadãos nacionais, para que estes se apercebam das lacunas existentes e que saibam assim exigir as melhorias que se impõem, num esforço conjunto para a melhoria dos serviços públicos, neste caso os ligados à Cultura.
Contributo do Palaciano, a quem agradeço a colaboração.
Mais uma chamada de atenção. Belas fotos. Um abraço
ResponderEliminar"...é preciso estimular em 1º lugar é o aumento das visitas dos cidadãos nacionais, para que estes se apercebam das lacunas existentes e que saibam assim exigir as melhorias que se impõem, num esforço conjunto para a melhoria dos serviços públicos, neste caso os ligados à Cultura."
ResponderEliminarUm excelente artigo que fecha com chave de ouro. Não é tarefa fácil criar o hábito de visitar museus e monumentos nos dias de hoje mas não é impossível. Esse é e continuará a ser um objectivo meu, há muitos anos.
Bem-hajas!
Um abraço
Os parabéns para o Palaciano, de quem tenho saudades, e daqui o apoio à cruzada da sua vida.
ResponderEliminarBjos da Sílvia