quinta-feira, janeiro 31, 2008

O JOSÉ ESTÁ MELHORZINHO

Voltei agora da consulta, onde fui atendido por uma médica simpática que fez o favor de atender mais uns quantos como eu, que não têm médico de família, e à parte do xarope para a tosse e da inevitável vitamina C, me disse que quanto ao paludismo que sempre vem associado às minhas constipações, não estava muito por dentro do assunto e que portanto eu devia seguir a medicação a que já estava habituado.
Enfim, vou passar pelo menos mais um dia no choco, porque passado o febrão da praxe, estou aqui como se tivesse levado uma surra monumental, que pede repouso absoluto, e a patroa cá da casa que não é para brincadeiras já disse que a caminha está pronta, dando-me apenas meia hora para colocar a escrita (este blogue) em dia.
A volta em pleno está para breve.
««« - »»»
Justiça

Corrupção
PGR vai proferir «ainda hoje» um despacho a propósito das declarações do bastonário da Ordem dos Advogados
Notícia do Sol.sapo


Admiro o actual PGR, pela forma franca e aberta como tem encarado muitas situações. Mas apetece-me perguntar-lhe se quando disse numa entrevista a um semanário que lhe escutavam o telefone ou quando a sua Procuradora-Adjunta Dra. Maria José Morgado diz publicamente que há corrupção no Estado, este considerado em sentido lato, se o senhor mandou de imediato abrir um inquérito urgente ás vossas afirmações! Todo o País sabe que o que o Sr. Bastonário da OA disse é verdade e está com ele nesta matéria. Só espero que nesta democracia podre a Justiça se salve, pois é a nossa última esperança.

Comentário à notícia


««« - »»»

Pintura

tesco carpark3 by *pigletface

quarta-feira, janeiro 30, 2008

CONSTIPAÇÃO

Hoje o escriba está doentinho, coisa pouca mas enervante, pelo que fica aqui apenas a imagem gráfica do dia de ontem.

Tinha pensado em algo melhor para comemorar o post nº 500, mas não deu.

terça-feira, janeiro 29, 2008

O ALARME SOOU

Parece que os políticos portugueses ficaram em estado de choque com as declarações do bastonário dos advogados, quando afinal já se tinham ouvido declarações semelhantes na boca de muitas outras pessoas. Logo saltaram para a praça pública alguns, a dizer que generalizar é perigoso, que faltavam os nomes e as provas, ou que estava a ser lançado um labéu a muitos inocentes.
Os portugueses entenderam e corroboram as afirmações do bastonário, mesmo sabendo que elas não serão extensíveis a todos os políticos, e também sabem que não podem investigar a fundo as suas desconfianças, o que só está ao alcance das autoridades competentes para a investigação.
É difícil não suspeitar de uma classe que é pródiga em sair da política e ir parar a empresas públicas de áreas que tutelou, ou para empresas privadas sobre as quais teve interferências políticas, mesmo sabendo que isso está sujeito a todas as interpretações. Também são conhecidos casos em que sem quaisquer provas dadas numa actividade, que não a política, ascendem a altos cargos em grandes empresas, tornando difícil a compreensão de tal ascensão profissional e social, a menos que seja uma carteira de contactos que interessa às ditas empresas.
Confesso que nunca encontrei, embora conheça alguns, ex-políticos que tenham saído de cargos públicos e enfrentem dificuldades na vida, ou não ostentem algum tempo depois sinais evidentes de grande desafogo financeiro.
A política tem sido um trampolim para muitos, que sem carreiras na sociedade civil que se possam considerar relevantes, se transformam depois de ocuparem cargos públicos, em funcionários de topo tanto no sector público como privado. Claro que há quem tenha méritos reconhecidos e carreiras firmadas, e gente séria na política, mas esses sabem bem que a carapuça não lhes serve. Nisto o difícil é mesmo provar se há aproveitamentos abusivos da posição ocupada, mas para isso existem, ou se não existem criem-se, as autoridades que fiscalizem possíveis irregularidades

««« - »»»
Fotos Excelentes
Fotos Fernanda

Fotos Fernanda

»»» - «««

Humor de um Fumador


segunda-feira, janeiro 28, 2008

CURTINHAS

SÓCRATES E A ASAE – José Sócrates saiu em defesa da ASAE, perante o coro de críticas de toda a oposição. Estranha atitude do chefe de um executivo que sistematicamente tem vindo a atacar os funcionários públicos, não só com comentários pouco abonatórios quanto à sua competência e produtividade, como também nos salários e direitos sociais. As palavras do senhor 1º ministro "É absolutamente lamentável os outros partidos enganarem-se no alvo e desatarem a atacar tudo o que mexe, atacarem de forma radical uma instituição do Estado como a ASAE, que está a ser atacada como um partido político", nunca antes foram ouvidas, quando o alvo eram os professores, os profissionais da saúde, os funcionários judiciais, ou outros com outra qualquer função nos diversos serviços da área de intervenção do Estado. Ao lembrar os portugueses que o organismo foi criado para “fazer cumprir a lei”, Sócrates deu um monumental tiro no pé, pois era exactamente esta a defesa e a razão invocada para a acção da PIDE/DGS durante o Estado Novo, e foi precisamente essa a analogia invocada por Mendes Bota, à qual o 1º ministro reagiu.

POLÍTICAS DE ESQUERDA – Sócrates rejeita “lições de esquerda” que alguns tentam dar ao governo, mas faz muito mal, porque de esquerda este executivo não tem absolutamente nada. Também se deve dizer em abono da verdade, que não fez um grande esforço para rebater as acusações que lhe são feitas, e que são justas e evidentes, pois invocou o equilíbrio das contas públicas (?), não mencionando que o fez à custa dos impostos, dos cortes nos direitos sociais e à custa dos salários. De políticas sociais, que segundo ele próprio, seriam um dever de um governo socialista, apenas falou do abono pré-natal, na paridade e no complemento solidário, que apenas são o reconhecimento da má distribuição da riqueza, essa sim um flagelo que aumentou durante o seu consulado. José Sócrates nunca conseguirá compatibilizar o liberalismo económico e a demissão do Estado em largos sectores e funções que obviamente lhe cabem, com políticas de esquerda e consciência social, porque tal é impossível. Talvez ele ainda o não tenha compreendido, mas a realidade está bem à vista, os pobres estão mais pobres e os ricos ainda mais ricos.



««« - »»»

Fotos Floridas

Lars Klottrup

Audhild

Audhild

domingo, janeiro 27, 2008

O BLOCO CENTRAL DA SAÚDE

O Serviço Nacional de Saúde está a deteriorar-se a cada dia que passa, perante a indignação dos utentes e até dos próprios profissionais da saúde, mas tirando umas quantas tiradas inconsequentes, e até demagógicas, de elementos do maior partido da oposição, não parece de todo que o que está a ser feito desagrade ao PSD.
Já se tornou claro para a maioria dos cidadãos deste país, que o que se pretende é efectivamente privatizar a maioria dos serviços de saúde, transformando os poucos serviços públicos que ficarem sob a alçada do Estado, em serviços assistenciais para os que não têm posses para recorrer aos serviços privados e também mais caros.
O próprio Filipe Meneses preconiza mais privatizações na saúde, não é nenhum exercício de especulação que eu esteja aqui a fazer, ele próprio já o disse publicamente. O que ninguém vem a terreiro dizer, é que é verdadeiramente preocupante.
Tal como está concebida a nossa Segurança Social e o sistema de saúde, não dá garantias de rentabilidade aos serviços de saúde privados, a menos que para lá sejam encaminhados os doentes do SNS, e que o Estado pague por esses serviços. Já se viu que daí não resulta uma diminuição dos encargos, pelo que há quem pretenda uma alteração da Constituição, exactamente para mexer nos direitos dos contribuintes. Este rabo escondido, tem gato a mais de fora, e PS e PSD escondem o jogo, embora com pouca habilidade e ainda menos subtileza.

««« - »»»
Fotografia


««« - »»»

Humor vindo da Rússia


sexta-feira, janeiro 25, 2008

O INQUISIDOR-GERAL

Tomás de Torquemada, que foi confessor da Rainha Isabel de Castela e Inquisidor-Geral de Castela e Aragão, por nomeação do Papa Sisto VI foi um dos rostos da intolerância da história da Igreja Católica. Judeus, mouros e hereges foram as vítimas privilegiadas das fogueiras utilizadas nesta fúria insensata e criminosa, justificada pela suposta necessidade de sangue limpo, leia-se sangue puramente cristão.
Nos nossos dias aquele comportamento é considerado condenável e reprovável, mas subsistem comportamentos igualmente inquisitórios e repressivos, com pretextos os mais diversos de ordem de saúde pública ou de segurança, cujos processos rivalizam com os de Tomás de Torquemada.
Os delatores, as polícias e os legisladores dos costumes estão por aí, proíbe-se a venda do rissóis e croquetes caseiros em cafés, fiscalizam-se as colheres utilizadas nas cozinhas, as luvas de plástico com que se manuseia a carcaça e a torrada, as cores dos cabos das facas utilizadas nas cozinhas e verifica-se se o chouriço lá terra, curado no fumeiro está devidamente embalado no vácuo. As castanhas só podem ser assadas e vendidas em carrinhos devidamente normalizados, os cartuchos também devem obedecer às normas impostas, tudo obedece às caprichosas normas impostas por Bruxelas.
Os senhores burocratas com assento em Bruxelas, não conhecem os couratos fritos, ou as alheiras de Mirandela, muito menos conhecem o sabor dos enchidos curados no fumeiro, sobre os quais legislam furiosamente, mas bebem alegremente um jarro de vinho num qualquer restaurante de Paris, comem as trufas que os porcos descobrem enterradas, e deliciam-se com queijos onde se mistura bolor e outras coisas que tais, mas que custam os olhos da cara e ostentam uma qualquer marca que lhes disseram ser de prestígio.
O ridículo não mata, senão teríamos uma razia pelos corredores da União Europeia, que não conseguindo democraticamente impor a sua vontade, enveredou pelo caminho indirecto das normas que visam formatar os povos, independentemente da sua história e da sua Cultura, para dentro de uns anos vir assegurar que a diversidade está completamente esbatida, e que temos muito mais coisas em comum do que alguns possam pensar.
««« - »»»


Fotografia

Александр А

S L I N K Y

Riedel "O" - 2 by io3

««« - »»»

Boas Caricaturas

Bill Murray por André Carrilho

Bono por André Carrilho

quinta-feira, janeiro 24, 2008

A HISTÓRIA

E se tudo se tivesse passado de outro modo?
««« - »»»

Fotos de Animais

Vadim Onishchenko

Vadim Onishchenko

Vadim Onishchenko

««« - »»»

Humor e Decadência

quarta-feira, janeiro 23, 2008

O PAÍS DAS MARAVILHAS

-A Bolsa cai, os pequenos accionistas perdem, os grandes aprestam-se a comprar com os preços a bater no fundo. Uns ficam mais pobres, outros ganham balúrdios.
-Os salários sobem menos do que a inflação, os gestores garantem o seu futuro com salários de estalo e reformas milionárias.
-Os pensionistas são aumentados uns cêntimos por dia, os carros e as habitações de luxo vendem-se como pipocas.
-Os trabalhadores por conta de outrem gozam cada vez menos as merecidas férias, as classes dirigentes vão cada vez para mais longe, e para locais mais caros e exóticos.
-A Europa cresce mais do que Portugal, mas estamos no bom caminho, e as políticas são as melhores e as mais acertadas.
-Os portugueses estão cada vez mais pessimistas quanto ao seu futuro, mas os políticos cá do burgo são os mais optimistas deste continente.
*
Eu acho que só fumei suruma, a erva lá da minha terra, uma vez, mas estou verdadeiramente arrependido, porque acho que os efeitos ainda se sentem hoje, aqui tão longe, e causam uma euforia maior em certa gente, do que aquela que eu senti há mais de 40 anos atrás.


»»» - «««

Fotografia - Em Busca das Cores

Forks by Gothic-Maz-22

Liquirizia by silviawildchild

««« - »»»

Humor e Recessão

Bob Englehart

Chris Britt

Gary Varvel

terça-feira, janeiro 22, 2008

IRREMODELÁVEL

A minha opinião sobre os actuais políticos portugueses é bem conhecida pelos que se dão ao trabalho de visitar este espaço, mas mesmo assim não resisto à tentação de tecer alguns comentários à actuação do nosso governo. Já ouvi falar diversas vezes em remodelações, e convenhamos que alguns ministros estão mesmo a pedi-las.
Na Saúde temos um ministro que fecha serviços a eito, aumenta e cria mais taxas “moderadoras”, centraliza cada vez mais os locais de atendimento, e vai criando uma monumental confusão que já não consegue explicar, porque já não estamos disposto a ouvi-lo. O que vemos acontecer é o surgimento de serviços privados onde ele os extinguiu, ouvimos que em vez de criar melhores condições onde não as há, pretende inventar grandes estruturas, não importa a distância a percorrer, onde se centralizem certos tipos de atendimento, como parece ser o caso do Hospital da Estefânia e dos cuidados pediátricos.
Na Economia, o ministro Pinho que disse que Portugal era competitivo pela mão-de-obra barata, veio agora criar mais uma situação de alarme e crispação em Mangualde, por não saber utilizar os canais devidos e institucionais, para resolver um problema que afinal até era de mera intendência. Não vale a pena falar da campanha do “Allgarve” e do dinheiro deitado à rua com essa asneira.
Do lado do ministro Lino, sobraram os camelos na trapalhada do novo aeroporto, assunto em que se “empenhou pessoalmente”, e acabou por recuar demonstrando que falou demais sem se ter informado devidamente, como aliás lhe compete.
Quando nos viramos para a Cultura, deparamos com o caos e a escassez de recursos humanos e materiais, fechos de serviços (agora é S. Cucufate), e uma ministra que não cuida como devia do nosso Património, nem tem peso político para reivindicar um mínimo de condições para esse sector.
Passando para as Finanças, temos um país onde as assimetrias aumentam, o desemprego teima em não baixar, apesar das operações de cosmética, uma função pública que se sente humilhada pelo governo, cada vez mais desmotivada em todos os sectores, e um discurso cor-de-rosa de Teixeira dos Santos, como se nada se passasse ao seu redor, causado em grande medida pela sua actuação.
No Trabalho e Segurança Social, podemos afirmar que temos desemprego e menos protecção social, para não pintar o panorama com cores ainda mais escuras.
A Educação está um caos, os professores estão a ser transformados em bodes expiatórios da situação, como se afinal fossem eles os autores da política educativa, que sofre sucessivas alterações sem que seja feita uma análise séria do que está a correr mal.
Finalizo com a inevitável pergunta, se faz algum sentido remodelar este executivo, quando afinal o grande responsável pelas políticas em curso é precisamente o seu chefe, o 1º ministro José Sócrates?

««« - »»»

»»» - «««

Fotos de Flores

gitte ls landbo

gitte ls landbo

««« - »»»

Humor

Randy Bish

John Sherffius

domingo, janeiro 20, 2008

PARA ALÉM DOS NÚMEROS

Em Portugal todos os governos fazem questão em fornecer catadupas de números, sempre com o intuito de justificar medidas ou valorizar a sua acção. Valorizar excessivamente os números, muitas vezes isoladamente ou de forma parcial, invariavelmente conduz a conclusões erradas.
Os números têm sempre diversas leituras, vejam-se as enormes discussões no parlamento e na comunicação social, mas a bolsa do cidadão comum é sempre um óptimo indicador, apesar da ausência de critérios científicos.
Qualquer português pode facilmente verificar que os preços na nossa vizinha Espanha estão ao nível dos praticados no nosso país, e falo na alimentação, vestuário, calçado, e despesas relativas à habitação, e que em alguns casos, como sejam os automóveis e os combustíveis até são mais baratos do que deste lado da fronteira. A isto podemos juntar alguns serviços de grande importância, como a Saúde e a Educação, onde também os preços e a qualidade são bastante mais acessíveis. Mesmo sendo benevolentes, e considerando uma relativa igualdade de preços, a maioria dos portugueses está em enorme desvantagem relativamente aos nossos vizinhos, devido à disparidade entre os salários praticados cá, especialmente quando falamos de pessoal operário, administrativo e auxiliar, e os praticados em Espanha.
Os últimos governos, conseguiram a proeza de errar as suas previsões relativas à inflação durante os últimos 10 anos, e com isso fizeram com que os salários durante estes anos todos crescessem abaixo da inflação, diminuindo o poder de compra de grande parte da população que trabalha por contra de outrem.
Este sábado vi no Expresso o quanto terão perdido diversos grupos profissionais, mas curiosamente também se dá mais ênfase aos montantes perdidos por níveis salariais, passando-se ao largo de aspectos importantes, como a injustiça dos aumentos percentuais que cavam um fosso cada vez maior entre os grupos profissionais e ao facto de 50 ou 60 euros mensais significarem em muitos casos uma perda muito maior do que 500 ou 600 euros noutros casos, em que a subsistência ou o equilíbrio do orçamento familiar não ficou verdadeiramente em causa, apesar da efectiva perda de poder de compra.
Como sempre, jogando-se apenas com números, ignora-se convenientemente a má distribuição da riqueza, como se não existissem já muitos portugueses que trabalham, mas que com os salários tão miseráveis que auferem estão já em situação, ou risco de pobreza. Não estou aqui sequer a falar dos que abusaram do crédito fácil, como devem perceber.

««« - »»»
Pintura de Cores Quentes
CITY MAGIC by *Leonidafremov

YACHT CLUB by *Leonidafremov

»»» - «««

Caricaturas Excelentes

Rushdie by Ismael Roldan

Stephen King by Ismael Roldan

sábado, janeiro 19, 2008

MARAVILHAS

O Coliseu de Roma – Fica naturalmente em Roma e tinha uma capacidade de cerca de 50.000 pessoas e 48 metros de altura. É bastante conhecido o tipo de utilização que lhe foi dado inicialmente, mas também foi usado para habitação, sede de ordens religiosas e até como templo cristão. Embora hoje esteja em ruínas, é um símbolo da grandeza do antigo Império Romano e uma das maiores atracções turísticas de Roma.




O Colosso de Rodes – Era uma estátua de bronze de trinta metros, representando o deus do sol grego. Qualquer embarcação que se dirigisse ao porto de Rodes passava obrigatoriamente sob as pernas desta estátua que terá demorado doze anos a ser esculpida. Foi considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo e esteve de pé durante pouco mais de cinquenta anos, tendo sido derrubada por um terramoto. O seu autor foi o escultor Carés, que se suicidou após a terminar desgostoso pelo pouco reconhecimento público.