sexta-feira, janeiro 29, 2010

O ATAQUE AOS SALÁRIOS

O congelamento dos salários da função pública, além de ser uma forma de combater o défice à custa dos salários dos funcionários, é a negação completa da negociação salarial, que será uma mera fantochada porque o governo já disse que não haverá qualquer aumento.

Enquanto se penaliza o trabalho, porque não tenham ilusões, os privados vão aproveitar com unhas e dentes o (mau) exemplo do Estado para também evitarem os aumentos salariais, temos sectores que apresentam aumentos de lucros na ordem dos dois dígitos, que aproveitaram os avales do Estado, emprestaram menos dinheiro à economia e aumentaram os spreads quanto puderam, tornando os lucros mais do que generosos.

José Sócrates e os partidos à direita do PS afirmam estar preocupados com as instituições bancárias, como se os lucros não fossem conhecidos, e ataca quem trabalha por conta de outrem, numa ocasião em que o desemprego condiciona fortemente os protestos.




quarta-feira, janeiro 27, 2010

AS CONCESSIONÁRIAS

A generalidade dos cidadãos foi sendo convencida ao longo dos anos de que as auto-estradas deviam ser pagas por quem as utiliza e que isso se deve fazer através das portagens. Isto é mais do que discutível pois não há nada que seja mais tributado do que o automóvel, desde a compra do veículo, até à circulação, ao combustível, no estacionamento e também, é claro, nas portagens.

Na prática todas as estradas com algumas faixas de rodagem e separador central acabam por ser portajadas. Dizem que a qualidade e o investimento privado obrigam a que o pagamento seja inevitável.

Tenho muitas dúvidas sobre se o investimento foi realmente privado na maioria dos casos, mas do que não tenho dúvidas é de que há muito imposto que incide directa e indirectamente sobre o automóvel, que tem destinos que não têm nada que ver com estradas e segurança nas mesmas.

Para terminar, e porque as empresas envolvidas na construção e na exploração das auto-estradas têm lucros chorudos, quando é que sofrerão sanções por cobrarem portagem quando as vias não estão operacionais ou em arranjo, prejudicando objectivamente os utentes com demoras enormes e mesmo desvios que acabam por aumentar grandemente o percurso previsto.

A auto-estrada 16, com pouco mais de três meses já está em obras, a CREL tem um troço cortado e as alternativas são uma anedota, a A 1 está sempre em obras e pejada de camiões, com as entradas em Lisboa entupidas, exactamente nas portagens. A Ponte 25 de Abril é outro empecilho, mas ainda a pagamos, apesar de se saber que ela precisa de obras profundas que ainda não foram feitas.

Alternativas ao automóvel dizem os governantes, mas só porque não andam de transportes públicos, nem têm horários de trabalho iguais aos nossos.



««« - »»»
Foto Colorida
bogulnik

««« - »»»
Humor Internacional
Mehmet Karaman

Oktay Bingol

segunda-feira, janeiro 25, 2010

QUÍMICA

LÁGRIMA DE PRETA

Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterlizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

nem sinais de negro
nem vestígios de ógio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

António Gedeão







««« - »»»
Foto em Cinzento
Blank pages during flight by theflickerees

««« - »»»
Humor e Apitadelas
O Hipnotisador in Henricartoon

quinta-feira, janeiro 21, 2010

DIVULGAR O CARTOON NACIONAL

Como sabem O Guardião exibe com frequência "bonecos" de diversos autores, nacionais e internacionais, pelo que a divulgação de de exposições também deve ter o seu espaço aqui neste blogue, sempre que disso tenha conhecimento.
As imagens abaixo exibidas estavam no nosso baú e não tinham sido aqui publicadas por falta de oportunidade, e são de autores estrangeiros.





terça-feira, janeiro 19, 2010

DESVIAR ATENÇÕES

Tenho muito respeito pela comunicação social séria, que talvez já não seja assim tanta como alguns julgam, mas desprezo a outra, que defendendo interesses de diversa espécie, que nem me apetece precisar, confunde propositadamente notícia com opinião, e divulga apenas o que não belisca os interesses de quem os domina economicamente.

O Haiti está a passar por uma provação de proporções trágicas, mas isso não pode servir para distrair as atenções das pessoas para os problemas que por cá existem. Não fiz qualquer cronometragem do tempo ocupado com notícias relativas ao Haiti, mais as de futebol e o tempo dedicado à situação nacional, mas a desvantagem é gritante.

Dentro das nossas fronteiras enfrentamos o risco da miséria. Dizem-me que só um em cada cinco dos portugueses está nessa situação, mas isso sossega alguém? O desemprego, que já foi uma bandeira dos governos por ser baixo, já é superior ao da média europeia, e nem os mais optimistas acreditam que baixe este ano. Pessoas a pedir ajuda alimentar aumentam de uma forma exponencial, e agora já há uma percentagem apreciável de gente que está empregada mas nem assim consegue evitar as necessidades.

O Haiti não é aqui, mas arriscamo-nos a ser o Haiti da Europa, ainda que o TGV possa trazer os madrilenos a banhos nas nossas praias.

««« - »»»
Fotos Diferentes
Женя и Олеся

Малыш в капусте

««« - »»»
Humor e Obesidade

sexta-feira, janeiro 15, 2010

DIZ-ME COM QUEM ANDAS…

Na discussão do Orçamento de Estado para 2010, e com as negociações necessárias devido ao governo minoritário, começo a ficar claro quem é quem, e quais as prioridades de cada partido político.

Numa situação em que o desemprego é um autêntico flagelo, e em que a pobreza aumenta a olhos vistos, o esforço em políticas sociais e de fomento ao emprego é um caminho possível.

Escolher, ou privilegiar o reforço das ajudas sociais é tido como uma política de esquerda, mas escolher como prioridade a redução do défice já neste ano, política já seguida por Sócrates no mandato anterior, é uma política claramente de direita.

As notícias do final desta semana mostram que o PS só encontra apoio para as suas políticas económicas à sua direita, mostrando bem o tipo de propostas colocadas sobre a mesa e em negociação.



««« - »»»
Memória

quarta-feira, janeiro 13, 2010

UMA LEBRE DE SÓCRATES

A memória não é qualidade reconhecida dos políticos, que geralmente contratam assessores que têm por missão reunir todas as declarações dos adversários mas para uso exclusivo em ataques pessoais. Esta constatação vem a propósito das declarações de um secretário de estado sobre os aumentos dos funcionários públicos para 2010, que nem sequer estão ainda em processo de negociação.

Os actores políticos, especialmente os que aceitam tarefas públicas, deviam começar por meter na cabeça que quando aceitam desempenhar funções, carregam também o ónus do que antes deles foi mal feito e a responsabilidade de corrigir tudo isso na medida do possível.

Um responsável político responsável não pode vir dizer que como no ano anterior os aumentos foram superiores à inflação este ano têm que ser abaixo da inflação calculada. Em primeiro lugar talvez fosse avisado não confiar nos cálculos dos governos no que toca à inflação, tais os erros de cálculo conhecidos, e depois porque temos uma dezena de anos, mesmo antes de 2009, em que os aumentos ficaram bem abaixo do valor da inflação real verificada.

A política não pode ser um rol de declarações pouco verdadeiras e que visam apenas diminuir as remunerações reais do trabalho dos portugueses em geral, começando pelos funcionários públicos dando assim essa oportunidade aos empresários privados um exemplo que atinge todos os que vivem dos rendimentos do trabalho.



««« - »»»
Arte Digital
Straat Schilder by bionic7

««« - »»»
Humor da Bola

segunda-feira, janeiro 11, 2010

COM FAMILIARES DESTES...

A grande maioria dos portugueses respeita a família e gosta de reunir os seus elementos pelo menos uma vez por ano, em volta de uma mesa bem fornecida de comes e bebes.

Como o conceito de família muda com os tempos, e como alguns gostam das modernices, até a família começa a deixar de ser o que era.

Não vos venho falar do casamento de pessoas do mesmo sexo, ou de algo no género, mas sim das ovelhas negras que quase todas as famílias têm, e que nos deixam deveras constrangidos.

Ultimamente são tios que falam demasiado e primos que abusam do parentesco e se aproveitam dos laços familiares em seu benefício. Ovelhas negras que desprezamos profundamente, mas que sendo família sabem mais do que seria recomendável, pelo que temos que os aguentar, ainda que digamos sempre que eles é que são os aldrabões.



««« - »»»
Foto Fab
Bitter Sweet by drewyboy

««« - »»»
Humor e Segurança
Pat Bagley

Mike Keefe

sexta-feira, janeiro 08, 2010

O PIOR, MAS INTERNACIONAL

Os Finalistas

Porque recebi bastantes emails sobre o pior político nacional, concordantes e discordantes, resolvi ser eu mesmo a escolher o pior político a nível internacional, na minha modesta e tendenciosa opinião.

A escolha foi difícil, porque eram dois os candidatos mais óbvios e merecedores, mas havia que escolher apenas um. Os meus critérios serão mais do que discutíveis, mas mesmo não sendo o risco a minha profissão, atrevo-me a dar o meu veredicto.

Até determinada altura era Sarkozy que liderava a competição, não só por causa das palmilhas dos sapatos, mas também por ser amigo do Sócrates, o que não abona nada em seu favor. Um diabinho contudo soprou-me ao ouvido uma insinuação indecente, dizendo que eu me deixara atacar pelo machismo e que apenas o escolhia por ser casado com a bela Carla Bruni.

O opositor de Sarkozy era de peso, tratava-se nada mais, nada menos de Berlusconi. Quem não conhece este italiano que recentemente foi agredido em público, a quem acusam de ter feito umas festas em sua casa em que os trajes eram mínimos, e que apesar de ter “censurado” um quadro de Tiepolo que mostrava um seio, acaba de comprar 4 nus de bronze em França.

Como percebem foi imensa a dificuldade na escolha, mas lá acabei por nomear o Sílvio Berlusconi como PIOR, fazendo assim companhia ao nosso filósofo e, porque não, ainda se arranja um lugar de honra para o senhor Sarkozy, não vá ele sentir-se discriminado.




««« - »»»
Contribuição Crítica


A imagem acima foi-me enviada por um leitor que se sentiu incomodado pela minha "crítica constante" ao 1º ministro José Sócrates, que na sua opinião é injusta e doentia.
As diferenças de opinião são naturais e eu respeito-as. O "boneco é interessante, e apesar de não o comentar, tenho que esclarecer que NUNCA votei em qualquer lista encabeçada pelo senhor José Sócrates.

terça-feira, janeiro 05, 2010

É FÁCIL FALAR DO ALTO

Victor Constâncio, Governador do Banco de Portugal e um dos mais bem pagos governadores dos bancos centrais do mundo, bem acima do que aufere o seu homólogo dos EUA, por exemplo, veio a terreiro dizer que não podemos esperar pela recuperação económica para reduzir o défice.

Este senhor, pelo qual não nutro a menor simpatia, embora desta vez não tenha apresentado qualquer sugestão para se obter a tal redução do défice, é sobejamente conhecido pelas suas sugestões anteriores, que apontavam sistematicamente a diminuição ou congelamento dos salários, e a manutenção da carga fiscal ou o seu alívio para as empresas de modo gradual.

A classe dos economistas têm sido particularmente alinhada com o poder e com o empresariado, de que dependem muito naturalmente, e não podem reclamar para si mais credibilidade do que qualquer outro profissional de qualquer profissão, já que estão inevitavelmente ligados à situação das empresas nacionais e à situação económica do país.

Movimentando-se em circuito fechado, aliados do poder económico ou político, nunca os ouvi reconhecer erros na sua actuação, ou no conjunto de decisões tomadas pelos governos ou empresas aos quais estiveram ligados, parecendo que nunca influenciaram as decisões tomadas e os resultados conhecidos.

Assim é fácil falar, bastando atirar as culpas para os custos do trabalho (dos mais baratos da Europa), aos altos salários dos funcionários ( não gostam de divulgar os seus), à burocracia (da responsabilidade dos decisores), à baixa produtividade (a deles é das menores da Europa), e à crise para a qual não mostraram habilidade para dar a volta.

É fácil senhores economistas, mas onde ficam as vossas responsabilidades nisto tudo?



Larry Wright

««« - »»»
Fotos - Em Estilo Renascentista
Cameron Diaz By IngelaS

Robin Williams By Mandrak

domingo, janeiro 03, 2010

Á CONVERSA NA TASCA

Os amigos juntam-se na tasca, em torno dos copos de tinto e das moelas divinais da Ti Etelvina, e a conversa vai cair nos temporais do final do ano, e na desgraceira que vai ser para aqueles que tudo perderam, e que apesar de pouco, era boa parte do seu sustento.

Falou-se de indemnizações, mas esta malta é muito batida pela vida e logo alguém disse com a sabedoria dos inúmeros calos que ostentava nas mãos: “Isso vai para os bolsos de quem tem muito, e muitos conhecimentos, e os mais pequeninos ficam a chuchar no dedo”.

A descrença manifesta nos governantes levou-me a lançar a ideia de ser nomeado ali mesmo o pior político do ano de 2009, porque até gostava de saber a opinião dos meus companheiros de tertúlia.

Pois fiquem a saber que foi com surpresa que recebi as respostas da malta, e por unanimidade o José Sócrates recolheu o título de PIOR, mas também por unanimidade todos os outros políticos da praça, do governo e da oposição, ficaram empatados no 2º lugar do pódio.

Depois de aviarmos as moelas e de ficarem vazios os copos, despedimo-nos renovando os desejos de bom ano e cumprimentos à famelga, e lá foi cada um para sua casa, contentes por ter desancado naquela cambada que não atina em fazer deste país um caso de sucesso, um motivo de orgulho.



««« - »»»
Foto com Asas
My other side by Tailgun2009

««« - »»»
Humor Sério
Como se dão os detentores do poder por Alessandro Gatto