Mostrar mensagens com a etiqueta Família. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Família. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, dezembro 02, 2020

O VÍRUS E O CONTEXTO FAMILIAR

Depois de ter sido dito e repetido inúmeras vezes que os casos mais comuns de transmissão do vírus tinha lugar no contexto familiar, foram muitos os que se indignaram e disseram que isso não tinha nenhum suporte factual.

Os contactos no exterior, no trabalho,na escola, nos transportes públicos, e no decorrer da vida normal das pessoas, é que conduz às infecções que DEPOIS provoca a contaminação dos agregados familiares e nos lares de idosos.

A doutora Graça Freitas talvez o perceba agora, depois de ter apanhado o vírus...




 

terça-feira, abril 23, 2019

POR QUE SOMOS TÃO COMODISTAS?


A nossa sociedade e o nosso modo de vida tende a tornar-nos cada vez mais comodistas e egoístas, cada vez mais virados para nós próprios, perdendo-se assim muito a perspectiva do que são os interesses e necessidades dos outros.

Por estes dias foi anunciada a intenção de fazer greve por parte dos trabalhadores dos super e hipermercados, e foi triste constatar nas caixas de comentários dessas notícias a incompreensão de tanta gente, que não trabalhando aos domingos e feriados, não reconhece o mesmo direito aos que trabalham naqueles locais. O interesse próprio está acima da razão na maioria dos comentários.

Sei bem o que é trabalhar quando quase todos se divertem, descansam ou passeiam, há pelo menos 35 anos, e sei bem como a vida familiar se ressente deste facto. Existem serviços essenciais, e aí compreende-se que tenham horários especiais, mas convenhamos que os supermercados não são serviços essenciais, até porque têm em geral horários alargados e estão abertos aos sábados, o que dá oportunidade a todos de se abastecerem.

Foi também muito cínico o argumento de alguns leitores, que usaram o que foi dito pelos “grandes merceeiros”, o argumento do emprego. A memória nos nossos dias é bastante curta, mas na equação do emprego/hipermercados e mercearias, podiam fazer melhor as contas e veriam que os hipermercados vieram acabar com milhares de mercearias e outros estabelecimentos afins, que pura e simplesmente fecharam.

Em conclusão, são muitos os que acham que somos muito avançados e modernos, e que a Suécia (por exemplo) é um país antiquado e retrógrado, se calhar com uma qualidade de vida pior do que a nossa.    


domingo, dezembro 12, 2010

DOMINGO CINZENTO

O tempo lá fora está cinzento e húmido, nada convidativo a grandes passeios, pelo menos no que toca a este menino.

Apesar de tudo o dia começou com uma caminhada de cerca de 2 quilómetros até ao café, onde se bebe um excelente leite com chocolate e se comem umas tostas bem boas. Este ritual que se repete aos domingos em família, ajuda a desenferrujar as juntas e é sempre uma boa ocasião para encontrar os vizinhos com os quais só nos cruzamos por segundos, no resto da semana.

A leitura dos títulos dos jornais vai dando mote a algumas conversas, mas como as notícias são deprimentes, todos tentamos fugir ao assunto, focando a conversa em temas mais agradáveis, como sejam os netos e as suas traquinices.

De volta a casa lá temos as tarefas domésticas, que durante a semana são reduzidas aos serviços mínimos. O almoço é a preocupação seguinte, e tem que ser feito um menu adequado à ocasião. Por acaso já fora negociado na véspera e a tarefa até que não é das mais trabalhosas e dá para se fazer aos poucos, enquanto as limpezas decorrem.

Para evitar depressões, fica determinado que não se vai ouvir o telejornal, ou melhor, nem se liga a televisão.
Peço desculpa, mas fui intimado a fechar o computador e ir dar uma mãozita na confecção do almoço, por isso tenho 3 minutos para publicar isto e fechar.

Tenham um bom domingo.


««« - »»»
Foto às Riscas
Copos

««« - »»»
Humor de Michael Kountouris
Discurso político
Silenciar

segunda-feira, janeiro 11, 2010

COM FAMILIARES DESTES...

A grande maioria dos portugueses respeita a família e gosta de reunir os seus elementos pelo menos uma vez por ano, em volta de uma mesa bem fornecida de comes e bebes.

Como o conceito de família muda com os tempos, e como alguns gostam das modernices, até a família começa a deixar de ser o que era.

Não vos venho falar do casamento de pessoas do mesmo sexo, ou de algo no género, mas sim das ovelhas negras que quase todas as famílias têm, e que nos deixam deveras constrangidos.

Ultimamente são tios que falam demasiado e primos que abusam do parentesco e se aproveitam dos laços familiares em seu benefício. Ovelhas negras que desprezamos profundamente, mas que sendo família sabem mais do que seria recomendável, pelo que temos que os aguentar, ainda que digamos sempre que eles é que são os aldrabões.



««« - »»»
Foto Fab
Bitter Sweet by drewyboy

««« - »»»
Humor e Segurança
Pat Bagley

Mike Keefe

quinta-feira, julho 23, 2009

UMA PAUSA



Vou fazer uma pequena pausa para carregar as baterias, o que não quer dizer que vá estar por longe, apenas um pouco mais entretido com coisas mais importantes como seja a chegada de um novo membro da família.

Vou deixar aqui uma gracinha que os amigos me enviaram e que partilho neste espaço.