quarta-feira, junho 30, 2010

QUADRAS POPULARES

Julgam-me mui sabedor
E é tão grande o meu saber
Que desconheço o valor
Das quadras que sei fazer!

A quadra tem pouco espaço
Mas eu fico satisfeito
Quando numa quadra faço
Alguma coisa com jeito

Nos versos que se improvisem,
Os poetas sabem ler,
Para além do que eles dizem,
Tudo o que querem dizer


António Aleixo

««« - »»»
Fotos no Museu
By Tim Holte

By Tim Holte

««« - »»»
Humor em Tempos de Crise
Sevket Yalaz


Yuriy Kosobukin

segunda-feira, junho 28, 2010

CURIOSIDADES

Sem surpresa ouvi a ministra da Cultura afirmar que vamos atravessar um período muito difícil, devido aos cortes que o ministério sofreu, e que segundo se sabe vão ser de 20%. A crise toca a todos, e ainda que Gabriela Canavilhas diga que vai atingir sobretudo os artistas independentes, também podia acrescentar que também os funcionários dos museus têm pagamentos atrasados do seu trabalho extraordinário, tal como muitos fornecedores. Ficava-lhe bem não esquecer alguns, mesmo dentro de portas.

Outra notícia interessante surge da afirmação do Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, que defendeu que se os bancos não emprestam, os governos deveriam criar os seu próprios bancos. Registe-se que não consta que este senhor seja um colectivista, e que apresenta uma opinião que é oposta à dos “aprendizes de feiticeiro”, apelidados de liberais, que sugerem a privatização de tudo e mais alguma coisa.

Não deve existir nenhuma conexão de antagonismo entre políticos de direita com formação em economia e os laureados com o Prémio Nobel, mas olhem que parece mesmo!



««« - »»»
Fotos de se Tirar o Chapéu
I think, I'm a dreamer By Ben Goossens

News online By Patrick Desmet

««« - »»»
Humor e Exames
Exercício Anti-Stress por Henrique Monteiro

domingo, junho 27, 2010

POUCAS PALAVRAS



««« - »»»
NOTA
Como estamos no Verão, mesmo que não se note ainda muito, O Guardião decidiu mudar um pouco as suas cores, sem contudo alterar tudo o resto. Espero que os tons mais frescos sejam do vosso agrado.
Obrigado

««« - »»»
Fotos - Automóveis Vermelhos



««« - »»»
Caricaturas de Jason Seiler


sábado, junho 26, 2010

EU USO, TU PAGAS

O “negócio” das SCUT é uma completa trapalhada, onde pontua um chip manhoso, e uma obrigatoriedade que nem sequer é legal. Para juntar a estas trapalhadas temos os políticos trapalhões que invocam a crise para cobrar o que nos disseram ser sem custo, ou que acenam com o princípio do utilizador-pagador com discriminação positiva.

Quando nos disseram que as SCUT eram sem custos para o utilizador, mentiram-nos, e que eu saiba isso não é assumido por nenhum partido, nem ouvi nenhum político pedir desculpas por não cumprir a sua palavra. Ainda mais, agora querem cobrar nas SCUT e em outras estradas que não foram financiadas neste sistema, como a A-26 e a Via do Infante, como se tudo fosse a mesma coisa.

Passando ao modo de pagamento ainda temos uma trapalhada maior, com a teimosia dos chips. Já todos perceberam que não haverão portagens físicas, mas portais electrónicos que nos obrigam a utilizar um dispositivo electrónico identificativo da viatura. Sem o chip teremos a viatura fotografada e receberemos pelo correio a portagem, mas aí há penalizações. Curioso é também o facto da obrigatoriedade de utilização do chip é para os carros com matrícula portuguesa e também para os com matrícula estrangeira, que ao atravessarem a fronteira são obrigados a adquiri-lo sob pena de multa quando atravessarem algum dos troços sujeitos a este tipo de portagens.

Termino com as excepções, a que querem chamar discriminação positiva, que isenta de pagamento as populações e empresas das regiões servidas pelas SCUT, o que é a perversão absoluta do princípio do utilizador-pagador de que se socorrem para a cobrança das portagens. Na prática são apenas os utilizadores casuais e os que por necessidade imperiosa lá transitem vindos de zonas não abrangidas pela “discriminação positiva”, que pagam as portagens, em vez dos utilizadores habituais das mesmas.

O disparate começa a ser uma constante na política nacional.

Pode ler também ISTO



««« - »»»
Fotos e Efeitos
By Sonali De

By Kaushik Chatterjee

««« - »»»
Humor e Alimentação


sexta-feira, junho 25, 2010

CAMPANHA E EMPREENDEDORISMO

Este é o Palácio da Vila, em Sintra, e hoje tinha um movimento algo estranho, como se pode ver pela foto.


Umas barracas brancas com nomes de firmas alinhavam-se frente ao velho monumento, como se estivessemos numa qualquer feira.


Mais tarde consegui vislumbrar a razão da agitação que se verificava nesta pacata vila. Cavaco Silva, depois de ouvir uma orquestra de jovens passeou pela "feira"...


Afinal era uma mostra de empreendedorismo, que estava incluída num roteiro presidencial. Pelo menos foi isto que li nos pendões espalhados pelo largo do palácio. Claro que eram alguns os que pensavam ,como eu, que era uma acção de campanha de Cavaco Silva, com vista a um segundo mandato, mas deve ser só impressão minha.



Como convém, também ouve alguém que aproveitou a ocasião para expressar a sua opinião usando uma frase de grande efeito, e bem verdadeira, que contudo acho que não passará nas televisões, apesar de lá estarem todas.


O Guardião registou este acontecimento, e posso dizer-vos que duas horas e meia depois de ter tirado estas fotos, e de eu ter almoçado, a barraca estava desfeita e tinham todos ido para casa, porque tudo não passou de uma encenação, é mais do que evidente. Vivam os roteiros e vivam os empreendedores desta terra...

quinta-feira, junho 24, 2010

ASNEIRA

O assunto do pagamento das SCUT e da obrigação de utilização dos chips identificativos está a descambar para a asneira, a que já tentaram apelidar de discriminação positiva, mas que é uma solução perfeitamente disparatada e ilegal.

Pelo que vou percebendo pelas notícias mais recentes, o PSD prepara-se para viabilizar a cobrança de portagens em todas as SCUT do país, seguindo a ideia da universalidade e do utilizador-pagador. O PS que está “agarrado” está disposto a tudo para arrecadar mais receitas. Os dois vão dizendo, cada um com as suas palavras, que ficam isentos os residentes das áreas de implantação das SCUT, e os utilizadores frequentes das mesmas.

Se a política fosse uma batata, eu até achava normal que tão distintos políticos expressassem ideias desta natureza, mas isto também é demais. Então a universalidade é parcial e o princípio do utilizador-pagador só se aplica a quem vem de fora e a quem usa menos as ditas estradas.

Organizem-se porra! Deixem-se de tretas e digam que o que querem é meter a mão no bolso dos otários, que mesmo sendo contribuintes, podem ter menos direitos em algumas estradas do país, do que outros cidadãos deste mesmo país. DISPARATE!



««« - »»»
Fotos e Escadas
Going Up by kakbarnf

Going Down by kakbarnf

««« - »»»
Humoe de Henrique Monteiro

quarta-feira, junho 23, 2010

THE DOORS



Eu gosto desta música e dos The Doors, mas como estamos no S. João, deixo à direita música para quem gosta de festejar esta data. Não se esqueçam dos martelinhos ...

««« - »»»
Foto - Pinky
Pinky by BlueAnomiS

««« - »»»
Caricaturas - Homenagem
Saramago por Fernandes

José Saramago por Paffaro
960

terça-feira, junho 22, 2010

CONCESSÃO OU EXPLORAÇÃO?

O caso das portagens e dos chips que dizem ser obrigatórios já a partir de dia 1 de Julho, faz-me recordar D. João II, o Príncipe Perfeito. Este rei que sucedeu a D. Afonso V, recebeu um reino exaurido e com os cofres vazios, por isso afirmo; “Herdo apenas as estradas de Portugal”.

Nos nossos dias nós nem podemos dizer o mesmo que o monarca, porque as estradas que já pagámos com os nossos impostos, estão agora concessionadas a empresas que apenas se preocupam com o lucro e não com a utilidade pública que esses equipamentos têm para a economia do país. A culpa talvez até nem seja dos concessionários mas sim dos governos que vão vendendo Portugal às prestações.

Tudo o que era para ser gratuito é agora para pagar, e bem caro. Mas a preocupação em garantir o lucro aos concessionários, leva a que sejamos obrigados a comprar equipamentos electrónicos que evitam a contratação de portageiros, e fazem que a obrigatoriedade de postos SOS nas estradas anteriormente concessionadas, passem a ser letra morta.

Vale tudo para garantir o lucro a uns quantos, à custa dos utentes que pagam as estradas por diversos carrinhos, começando nos impostos da compra das viaturas, ao imposto de circulação, passando pelo ISP, não esquecendo o eco valor dos pneus que acabam por ser transformados em pavimento das estradas a baixo custo.

Que diria D. João II se herdasse este país agora? Fui roubado!



««« - »»»
Fotos e Pedaladas



««« - »»»
Maré de Humor Negro
Marian Kamensky

Vic Harville

segunda-feira, junho 21, 2010

IMAGENS À SEGUNDA


««« - »»»
Fotos - Beleza Equestre
Caramba! By Wojtek Kwiatkowski

Flamenco by Wojtek Kwiatkowski

sábado, junho 19, 2010

QUADRAS POPULARES

Entre leigos ou letrados,
fala só de vez em quando,
que nós, às vezes, calados,
dizemos mais que falando.
«»
Quando te vês mal, e dizes
que preferias a morte,
pensa que outros menos felizes
invejam a tua sorte.
«»
Tem a música o poder
de tornar o homem feliz;
nem há quem saiba dizer
tanto quanto ela nos diz.
«»
Gosto do preto no branco,
como costumam dizer:
antes perder por ser franco
que ganhar por não ser.
«»
Queremos ver sempre à distância
o que não está descoberto,
Sem ligarmos importância
ao que está à vista e perto.
«»
Sei que umas quadras são conselhos
que vos dou de boa fé;
outras são finos espelhos
onde o leitor vê quem é.
«»
Quantas sedas aí vão,
quantos colarinhos,
são pedacinhos de pão
roubados aos pobrezinhos!
«»
Quando não tenhas à mão
outro livro mais distinto,
lê estes versos que são
filhos da mágoa que sinto.


António Aleixo

««« - »»»

CONTRADIÇÃO

No ano em que se comemora o centenário da implantação da República Portuguesa, discute-se a possibilidade de deixar de ser feriado nacional o dia 5 de Outubro, exactamente o dia em que a nasceu a República, nos idos de 1910.

««« - »»»
Foto - Vermelho
by Lokipan

««« - »»»
Humor & States
Nate Beeler

Pawel Kuczynski

sexta-feira, junho 18, 2010

PALHAÇADA

A proposta das duas deputadas católicas do PS, de reduzir o número de feriados e de encostar os restantes aos fins-de-semana, não é mais do que uma manobra de diversão dos reais problemas do país misturada com uma dose de hipocrisia. Recorde-se que ainda há pouco tempo este governo do PS deu tolerâncias de ponto pela visita do Papa, que estas deputadas gozaram e sobre as quais nada disseram.

Mas o PS tem também alguns outros elementos que se pronunciaram, quando deviam estar calados, como o deputado Ricardo Rodrigues, o tal dos gravadores, que diz encarar com naturalidade ver celebrado o 25 de Abril noutra data. A dúvida que nos fica é se o referido deputado sente a necessidade de festejar a Liberdade.

Para tornar tudo ainda mais caricato, o PS sentiu ainda a necessidade de afirmar que quer manter «intocáveis» o Dia de Natal e o de Ano Novo. Formidável, porque podia vir por aí o deputado Ricardo Rodrigues afirmar que encarava com naturalidade ver este dias celebrados em qualquer outra data, porque o importante é a sua essência.



««« - »»»
Fotos - Jogo de Luzes
By Emrah Icten

By Emrah Icten

««« - »»»
Humor e Olhares
O olhar de cada um

quinta-feira, junho 17, 2010

A ENVELHECIDA EUROPA

Cá pelo rectângulo assiste-se a um ataque concertado do patronato e dos dois partidos que se vão entretendo a dançar o tango, visando precarizar ainda mais o emprego e a liberalizar mais os despedimentos. Fala-se em diminuir os custos associados à produção, e a pouca imaginação fixa-se apenas nos custos do trabalho.

Eu sei, todos sabemos, que a Europa está a entrar nesta onda, deixando de lado a grande conquista da segunda metade do século XX, o estado social. O capitalismo com preocupações sociais está a dar lugar ao capitalismo selvagem, que alguns preferem chamar de liberal.

É sintomático que se queira ser concorrencial com países com ideologias que se condenam e onde as pessoas não vêem respeitados os seus direitos. A receita para a competitividade é exactamente a da compressão dos direitos laborais e dos cortes nos salários.

O patronato europeu e os burocratas de Bruxelas parecem ignorar que na China já não se aceita os horários de trabalho desumanos e os baixos salários praticados, e as greves já começaram pelas maiores fábricas de produtos que consumimos aqui no Ocidente, como seja na Foxconn e na Honda.

As autoridades chinesas já se começaram a debruçar sobre a paz social, sobre a distribuição da riqueza, e sobre as desigualdades que começam a minar a estabilidade. As novas gerações já não estão dispostas a aguentar o que os seus pais aguentaram, e querem também partilhar da riqueza que produzem.

A Europa envelhece, e amolece, enquanto o Oriente acorda e aspira por maior justiça social e melhor partilha da riqueza. Quem diria!



««« - »»»
Época de Exames
Finally by *Culpeo-Fox

terça-feira, junho 15, 2010

EMBARRETANDO INCAUTOS

Depois da alteração ao Código do Trabalho da autoria do PS, que precarizou ainda mais o emprego, temos agora uma proposta do PSD que pretende mais “flexibilização laboral “, que é mais um eufemismo que quer dizer mais facilidade nos despedimentos e contratos precários até quando os patrões pretenderem.

Eu sempre disse que não há diferenças de fundo entre o PS de Sócrates e o PSD de Passos Coelho, mas escusavam de se atropelar na tentativa de agradar ao patronato para demonstrarem a sua dedicação.

O mais espantoso e pouco inteligente no discurso de Passos Coelho foi a afirmação de que a flexibilização laboral vai ajudar os desempregados a encontrarem oportunidades de trabalho. Um político que se diz gestor devia saber que está a propor empregos por troca de desemprego, e que está na realidade a proporcionar aos patrões a oportunidade óbvia para oferecer vencimentos cada vez mais baixos, aproveitando-se da situação de haver muito desemprego.

Com papas e bolos se enganam os tolos, deve pensar Passos Coelho, mas engana-se. Esta receita já foi aplicada por Sócrates e o resultado é o que está à vista: mais desemprego e cada vez mais retrocesso dos salários.

Notícia conexa AQUI

««« - »»»
Humor Russo
Bombeiros Desenrascados

Justiça & Martelada


««« - »»»
Foto - Pesca
Preparando o bote by Hanh Huynh

segunda-feira, junho 14, 2010

QUADRAS POPULARES

Forçam-me, mesmo velhote,
de vez em quando, a beijar
a mão que brande o chicote
que tanto me faz penar.
«»
Eu não tenho vistas largas,
nem grande sabedoria,
mas dão-me as horas amargas
lições de filosofia.
«»
Vós que lá do vosso império
prometeis um mundo novo,
calai-vos, que pode o povo
qu'rer um mundo novo a sério.
«»
P'ra mentira ser segura
e atingir profundidade,
tem que trazer à mistura
qualquer coisa de verdade.
«»
Enquanto o homem pensar
que vale mais que outro homem,
são como os cães a ladrar,
não deixam comer, nem comem.
«»
A vida na grande terra
corrompe a humanidade.
Entre a cidade e a serra
prefiro a serra à cidade.
«»
Eu não sei porque razão
certos homens, a meu ver,
quanto mais pequenos são
maiores querem parecer.
«»
Uma mosca sem valor
poisa, c'o a mesma alegria,
na careca de um doutor
como em qualquer porcaria.
«»
Num arranco de loucura,
filha desta confusão,
vai todo o mundo à procura
daquilo que tem à mão.


sexta-feira, junho 11, 2010

PASSEIO

Vou a Coimbra de passeio e talvez para recordar alguns bons momentos do passado. Hoje a música até pode ser outra, mas para mim continuo a lembrar-me desta, que acarreta boas lembranças.

Discover the playlist Coimbra with José Joaquim Cavalheiro


««« - »»»
Realidade e Pouco Humor
É disto que se fala

Isto esconde-se

As desigualdades têm este (mau) aspecto.

quinta-feira, junho 10, 2010

10 DE JUNHO

As comemorações do 10 de Junho ficaram marcadas pelo banquete de ontem, em Faro, para o qual não fui convidado, como penso eu, aqueles que por aqui passam. Não invejo os convivas daquele repasto, mas eu cá me contento com uma sardinhada e uma saladinha, tudo bem regado.

Viva Portugal, e os portugueses que são a riqueza deste país!


Chegam assim

Marcham quando ficam assim, assadinhas!