quinta-feira, outubro 29, 2009

POLÍTICA DA BANHADA

Muitas vezes são os factos insólitos e mesmo as bizarrias dos políticos que acabam por denunciar o carácter e o modo de pensar dos ditos.

Quase que apostava que já estão à espera de umas alfinetadas no Vara ou no Penedos, indivíduos que ao que consta pisaram na bola e foram apanhados por uns senhores que decidiram bisbilhotar as suas conversas telefónicas e não só. Pois enganaram-se, porque hoje estou mais virado para a Cidade Luz e para outros personagens.

Consta que um tal de Sarkozy, que por acaso habita o Eliseu (seja lá isso o que for), que ainda há poucos dias pretendia que o seu filho ficasse com um cargo para o qual não teria o mérito necessário, também tinha “autorizado” a instalação de um chuveiro de 250 mil euros no Grand Palais (penso que será uma vivenda).

O tal senhor Sarkozy, que me confidenciaram, usa umas palmilhas ou saltos nos sapatos para ficar quase da altura da esposa que se diz cantora, diz que nem sequer gastou a massa toda que estava autorizado a gastar durante a presidência francesa, e ao que consta não usou uma única vez o tal chuveiro que até fazia massagens e tudo.

Há gente muito miudinha para quem isto mete muita confusão. O pobre homem só quer o bem da família (protegendo o filho), e quem é que prefere massagens dum banal chuveiro quando pode apreciar uma esposa que já foi modelo e não canta em casa, a poucos blocos do Grand Palais, onde também tem certamente um chuveiro e as pantufas com aqueles acrescentos práticos?

Vão tomar banho, seus invejosos!



Imagem retirada da Net



835

quarta-feira, outubro 28, 2009

REFLEXÃO E SAUDADE

Quando entrei neste mundo dos blogues foi pelo prazer de expressar os meus pensamentos, trocar impressões com outros, sentir o pulsar de uma parte da sociedade e divertir-me com a experiência.

O tempo passou, fui-me habituando a observar com mais atenção alguns amigos que escolhi, ou pelos quais fui escolhido, e tudo foi funcionando como esperado.

A idade neste meio não se mede em tempo como o que conhecemos, mas sim por outros factores que são muito pessoais e que variam de indivíduo para indivíduo. Uns chegam, outros partem, alguns regressam com o mesmo aspecto, outros simplesmente reincarnam e mudam de aspecto ou de tipo de abordagem.

O que é inexorável é a passagem do tempo, a partida de muitos amigos e a saudade que vai ficando em cada um de nós, pelos bons momentos que outros nos proporcionaram. Não sei se a minha partida está para breve ou não, mas hoje bateu fundo a nostalgia.

sun саныч


segunda-feira, outubro 26, 2009

POBRE NOBEL

Desde os bancos da escola até aos escolhos da vida, aprendi a analisar as coisas em função da época e das condições em que estas surgiram. Quando o meu interesse pela História se tornou mais evidente e comecei a prestar mais atenção às artes (pintura, escultura, etc.), e aos acontecimentos históricos mais relevantes, comecei a entender que a evolução dos costumes e do pensamento são resultado do que aconteceu e ao mesmo tempo influenciaram tudo o que o homem fez, de bom e de mau.

Recentemente fiquei um pouco espantado com a intenção de alguns sábios que puseram em causa o trabalho do nosso 1º Nobel, Egas Moniz, porque aquilo que parecia à época um avanço real na área da saúde não se veio a confirmar, e a sua prática acabou por revelar-se desastrosa. Lembrei-me da dinamite e calculei logo que a sapiência de gente tão iluminada não se detém perante evidências que só ocorrem a espíritos simples.

Outra admiração, talvez ditada por razões publicitárias, foi a tentativa canhestra de Saramago em interpretar literalmente a Bíblia à luz do pensamento actual, porque isso chamava a atenção do público e da crítica para a sua última obra. Gostava de ouvir o escritor falar da Odisseia e da Ilíada, ou de muitos outros escritos de referência, usando os mesmos critérios literais e interpretativos.



««« - »»»
Fotos - Mãos
tgreen

««« - »»»
(Mau) Humor Noticioso

sexta-feira, outubro 23, 2009

CULTURA

Os últimos acontecimentos nesta terra são simplesmente deprimentes e nem o anúncio da composição do novo executivo nos dá fundadas esperanças de melhorias para os nossos conterrâneos.

Vamos ter uma nova ministra da Cultura, de seu nome Maria Gabriela da Silveira Ferreira Canavilhas, uma pianista com um percurso ainda pequeno, mas não desprezível, na Cultura especificamente nos Açores de onde foi “requisitada”.

Não tenho grandes esperanças de que José Sócrates emende a mão e conceda meios financeiros adequados às necessidades, mas ficamos à espera dos capítulos que se seguem. Para já gostei de ouvir que é impossível fazer mais com menos recursos, quando estes simplesmente quase não existem.



««« - »»»
Sirvam-se!




««« - »»»
Humor e Economês

quarta-feira, outubro 21, 2009

CURTINHAS

Tolerância – Não gosto da escrita de Saramago, nem tão pouco do personagem, mas também não sou crítico literário para que me levem a sério. O que me incomodou nestes dias foi um excerto do seu último livro Caim, e as suas declarações segundo as quais «a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana». Embora não professe qualquer religião registo com desagrado que o escritor continua a mostrar o mesmo tipo de tolerância com que nos tinha brindado quando passou pelo DN após o 25 de Abril. Pela inversa gostei das respostas de representantes de diversas igrejas que valorizaram a liberdade de expressão como valor fundamental e inalienável.

Pobreza – O aumento da pobreza é um facto que já é impossível ignorar. Não é um resultado directo da crise económica como alguns teimam em afirmar, mas sim consequência de um padrão de governação que não regula a distribuição da riqueza, que é responsável pela má distribuição da mesma. As desigualdades desmoralizam a força de trabalho, porque nem sequer o estar empregado é garantia de escapar à pobreza, e a precariedade é uma ameaça constante em quase todos os sectores. Os portugueses cada vez menos acreditam na possibilidade de recuperação da situação de pobreza, o que é um sinal claro de que não confiam na nossa classe política.





««« - »»»
Pinturas
Saturday Market by purplpixi

A branch of the whole by Dragoon-of-Darkness

segunda-feira, outubro 19, 2009

DO SENTIMENTO TRÁGICO DA VIDA

Não há revolta no homem

que se revolta calçado.

O que nele se revolta

é apenas um bocado

que dentro fica agarrado

à tábua da teoria.


Aquilo que nele mente

e parte em filosofia

é porventura a semente

do fruto que nele nasce

e a sede não lhe alivia.


Revolta é ter-se nascido

sem descobrir o sentido

do que nos há-de matar.


Rebeldia é o que põe

na nossa mão um punhal

para vibrar naquela morte

que nos mata devagar.


E só depois de informado

só depois de esclarecido

rebelde nu e deitado

ironia de saber

o que só então se sabe

e não se pode contar.


Natália Correia



««« - »»»
Fotografia Outonal
Belmonte

««« - »»»
Humor Outonal

sexta-feira, outubro 16, 2009

QUALIDADE DE VIDA

Enquanto José Sócrates procura quem esteja disposto a viabilizar o seu programa e o orçamento de estado para 2010, as notícias vão surgindo não só relativamente a casos que são anteriores à campanha eleitoral, como a TVI, o Freeport e os submarinos, mas também sobre o desemprego e a pobreza que se tornam problemas muito graves.

Sobre as polémicas que têm servido de arma de arremesso no combate partidário só digo que a Justiça é que sofre na sua credibilidade, porque os cidadãos já dão como adquirido que ninguém importante vai ser condenado. Já sobre o governo minoritário e o diálogo que enche a boca do indigitado 1º ministro, a coisa pia fininho, porque como eu já tinha previsto só colherá o apoio do CDS de Portas e limitado.

É curioso que o CDS tenha tido um discurso com preocupações sociais, ainda mais vincadas do que as do PS, apenas contrariadas pelo caso do rendimento mínimo, e agora seja precisamente este partido de direita o único a preparar-se para viabilizar o governo. Eu sabia que Sócrates não era de esquerda, mas os factos vêem demonstrar perfeitamente quem é quem.

A miséria aumenta a olhos vistos, e quem conhece o voluntariado pode testemunhar o que digo, mas as medidas sociais permanecem na gaveta, o desemprego alastra, a precariedade aumenta, os salários de miséria abundam, e o código do trabalho ajuda tudo isto. Ter trabalho já não é uma garantia de ficar fora da miséria, pelo contrário, cada vez mais se torna uma realidade para mais portugueses.

A política monetarista, o desequilíbrio cada vez maior entre empregadores e empregados, com um Estado que deixou à muito de ser o fiel da balança para ser apenas uma das partes, vão conduzir este país à ruína, com trabalhadores desmotivados e mais preocupados com a sobrevivência do que com o resto, e ricos cada vez mais ricos e sem necessidade de investir no sector produtivo porque a especulação rende mais e não é taxada.



««« - »»»
Fotografia
Fall by UnaObsesion

««« - »»»
Caricatura


quarta-feira, outubro 14, 2009

COM AMIGOS ASSIM!...

Maitê Proença é uma actriz brasileira que, em tempos, encantava o público masculino português que assistia às novelas vindas do outro lado do Atlântico. Digo isso porque o tempo passa e até as mais cuidadas senhoras vão mostrando no seu rosto (e não só) a passagem dos anos, algumas até com muito charme e elegância.

Falo nesta actriz e refiro-me ao charme e elegância, porque Maitê Proença foi deselegante e muito mal agradecida para com os portugueses que sempre a receberam com carinho e sem comentários ofensivos.

O vídeo que podem ver mais abaixo, não tem qualquer graça, prima pelo mau gosto, roçando mesmo a boçalidade e não abona a favor de nenhuma das pessoas que ali vi, e que certamente têm que cuidar melhor da imagem, já que lidam com o grande público que já se habituou a ter opinião e a criticar livremente, tanto cá como no Brasil.

Talvez Maitê Proença se tenha esquecido de que as ditaduras não são um exclusivo português e que o respeito pelos povos é também o respeito pela sua liberdade e identidade.

Moça, a vulgaridade fica-lhe mal!





««« - »»»
Fotografia e o Cão
Dogs by ahermin

««« - »»»
Humor Pouco Ecológico
R.J. Matson

Bill Schorr

segunda-feira, outubro 12, 2009

SOSSEGOU, MAS PODE CONTINUAR

Depois de vários meses de poluição eleitoral e de promessas a rodos, eis-nos chegados ao fim deste infernal ciclo eleitoral e ao descanso no que respeita à propaganda.

Não fiquei particularmente agradado com os resultados eleitorais, não sou masoquista, mas sou obrigado a aceitar as decisões da maioria, porque não me sinto inclinado a promover uma revolução, pelo menos por agora.

Também não acho que a situação vá melhorar no país, o que não é novidade dada a minha descrença na pessoa do chefe do próximo executivo, mas cá estarei para dizer o que penso quando começar a nova legislatura.

Sossegado, mas pouco!



««« - »»»
Foto - Em Caso de Emergência...
Sitibundo

««« - »»»
Humor Evolucionista

sexta-feira, outubro 09, 2009

SÓ IMAGENS

Quando as notícias andam em redor das eleições, mesmo sabendo-se que na grande maioria dos casos falamos de candidatos que já lá estão há demasiado tempo, é natural que a indiferença seja mais do que notória.

Hoje deixo-vos umas imagens que vi na Reuters e que me chamaram a atenção, e me fizeram sorrir no final de mais um dia.


REUTERS/Jacky Naegelen

REUTERS/Miro Kuzmanovic

««« - »»»
Humor - Verdade Desportiva

quarta-feira, outubro 07, 2009

AMÁLIA

Temos um Museu do Traje, onde se guarda e expõe alguns dos vestidos usados pela diva do fado, e também temos o Panteão Nacional onde repousa para todo o sempre a nossa grande fadista, e os dois equipamentos culturais são da responsabilidade do Ministério da Cultura.

Não pretendo dar nenhuma novidade aos meus leitores, mas sim deixar aqui uma estranheza que me assola, já que as duas exposições sobre Amália Rodrigues, dez anos passados sobre a sua morte, acontecem no Museu da Electricidade e no Museu Berardo.

Talvez não tenha ainda sido muito claro, mas é curioso que a conservação e o depósito seja da responsabilidade do Ministério da Cultura e as exposições (duas) acontecem em instituições que não são da responsabilidade do MC, mesmo que isso não queira dizer que não têm contributos dos cofres do Estado (nós).

Fico agradado com estas exposições, como qualquer português, mas esta margem do Tejo desperta uns certos interesses que se vão tornando tão evidentes que começa a ser difícil ignorar tantas curiosidades e coincidências.





domingo, outubro 04, 2009

HOMENAGEM

Morreu Mercedes Sosa, uma das vozes mais celebradas da América latina. A sua voz e as causas que abraçou merecem ser recordadas.


sexta-feira, outubro 02, 2009

MEU CORPO, QUE MAIS RECEIAS?

-Meu corpo, que mais receias?

-Receio quem não escolhi.


-Na treva que as mãos repelem

os corpos crescem trementes.

Ao toque leve e ligeiro

O corpo torna-se inteiro,

Todos os outros ausentes.


Os olhos no vago

Das luzes brandas e alheias;

Joelhos, dentes e dedos

Se cravam por sobre os medos...

Meu corpo, que mais receias?


-Receio quem não escolhi,

quem pela escolha afastei.

De longe, os corpos que vi

Me lembram quantos perdi

Por este outro que terei.


Jorge de Sena




««« - »»»
Outono
Jannusik