sábado, maio 30, 2009

INÊS DE CASTRO

A lamentável catástrofe de D. Inês de Castro
 
Da triste, bela Inês, inda os clamores
Andas, Eco chorosa, repetindo;
Inda aos piedosos Céus andas pedindo
Justiça contra os ímpios matadores;
 
Ouvem-se inda na Fonte dos Amores
De quando em quando as náiades carpindo;
E o Mondego, no caso reflectindo,
Rompe irado a barreira, alaga as flores:
 
Inda altos hinos o universo entoa
A Pedro, que da morte formosura
Convosco, Amores, ao sepulcro voa:
 
Milagre da beleza e da ternura!
Abre, desce, olha, geme, abraça e c'roa
A malfadada Inês na sepultura.
 
                          Bocage



««« - »»»
Foto - Cabecinha Pensadora
мысли...

««« - »»»
Humor Cáustico
A tremideira da justiça

Qual era o chiqueiro de que falavas?

quinta-feira, maio 28, 2009

EXPLORAÇÃO HIPÓCRITA

A minha memória já não é tão fiável como acontecia há uns anos mas mesmo assim ainda não é má de todo. Enquanto lia as notícias aqui nesta máquina, os olhos saltaram para um título, por sinal gralhado, que dizia: “CIP surpreendida com perda do poder de compra do salário mínimo”.

O senhor Francisco Van Zeller, o presidente da CIP, afirmou ter ficado surpreendido com as conclusões do cálculo da TSF sobre o poder de compra do actual salário mínimo, e acrescenta que as empresas não ficaram a ganhar com o facto.

É aqui que a memória deu jeito, já que há uns meses atrás, este mesmo senhor veio dizer que os 450 euros do ordenado mínimo eram uma má notícia para os empresários e que isso ia prejudicar a competitividade das empresas nacionais. O argumento dado pelo governo na altura era precisamente o da depreciação do salário mínimo, meus caros.

Com patrões deste calibre, e falo apenas da falta de memória e de jeito para os números, o país não vai para a frente, e nesse sector específico não somos competitivos, porque as únicas soluções que sistematicamente apresentam são, a contracção dos salários e a diminuição dos impostos.

Para que conste, o próprio Eurostat demonstra nos seus dados que o salário mínimo nacional é o segundo mais baixo da zona euro, e que apesar de estar à frente da Eslováquia, há que ter em linha de conta que ficamos a perder no que diz respeito ao poder de compra, já que os preços cá são superiores.



««« - »»»
No Jardim do Guardião
dreams by BlackRifle

harmony by kosminakakis

««« - »»»
Caricaturas
Nelson Santos

Nelson Santos

segunda-feira, maio 25, 2009

PATACOADA...

Eu descansei um pouco este fim-de-semana, e para além das notícias à hora das refeições, não fui muito incomodado pelas desgraças da política.

Para dizer a verdade, o facto que consegui reter durante estes dois dias, foi o discurso verdadeiramente hilário em portunhol que o senhor José Sócrates fez por terras de Espanha. Zapatero já deve ter perdoado o erro, porque deve saber que em engenharia não se dá castelhano, por isso...



««« - »»»
Caricaturas Diversas


Teixeira Duarte "deixa" Cimpor por Óscar

A cruz de Sócrates por Óscar

sábado, maio 23, 2009

PERIGOS INSUSPEITOS

O Património construído está à mercê de diversas ameaças, que vão desde a incúria, à falta de recursos, ou até aos imponderáveis cataclismos que não podemos prever.

Em geral a maior ameaça vem do maior predador do planeta, o ser humano, que consciente ou inconscientemente atenta contra a integridade daquilo que é suposto saber preservar para as gerações vindouras.

O título “perigos insuspeitos”, sem ser uma rigorosa verdade, pode aparentar sê-lo, porque se refere aos pombos e às pastilhas elásticas. Sim, falo dos pombos que as nossas crianças alimentam alegremente e das pastilhas elásticas que muitos mascamos e depois deitamos fora, muitas vezes sem a preocupação de as colocar-mos em recipientes adequados.

Por um momento apelo a todos os meus leitores que pensem que os aparentemente inofensivos pombos que alimentamos pela cidade, fazem os seus ninhos em telhados, onde depositam também os seus excrementos, entupindo caleiras e algerozes, e infiltrando ainda as alvenarias e pedras, ameaçando a sua integridade.

As pastilhas que descuidadamente lançamos ao chão, ficam lá depositadas, e normalmente são retiradas a muito custo, bastas vezes com recurso a produtos abrasivos, que acabam por desgastar ou mesmo danificar essas superfícies.

Espero que poucos sejam os que ainda não estão alertados para estes problemas, e que todos possamos ter mais atenção a estes pormenores e possamos sensibilizar os que nos rodeiam, porque afinal todos queremos preservar o Património que os nossos ancestrais nos legaram.



««« - »»»
Fotografia
The garden of morning calm

««« - »»»
O Goraz a olhar para o caso Autoeuropa


««« - »»»
Humor Caricatural
Luis Demetrio Calvo Solís

Alfonso Hechevarría Moinelo

quinta-feira, maio 21, 2009

PARA LÁ DOS TÍTULOS

Estamos habituados, talvez demasiado habituados até, a ouvir certas pessoas a dizerem o nome precedido de um qualquer título, profissional ou outro. Para muitos parece natural que alguém se apresente como doutor, ou engenheiro fulano de tal, e não apenas pelo nome que consta do seu registo de nascimento.

Sempre achei este costume algo saloio, e completamente injustificado, chegando mesmo a perguntar-me se a Portugal ainda não tivesse chegado o eco da revolução francesa, que ainda no século XVIII acabou com a estratificação da sociedade abolindo as distinções da nobreza.

Usa-se e abusa-se de títulos, por vezes até inexistentes, e valoriza-se muito pouco ou mesmo nada a pessoa pelo que é, ou pelas capacidades que demonstra.

Sei que há quem não goste particularmente deste tipo de abordagem, mas curiosamente muitos dos que gostam deste tipo de deferência, dizem-se defensores do mérito e do seu reconhecimento. Não sei como isso possa ser verdade, mas não deixarei de continuar a pensar que não é o título que faz o indivíduo ou melhor o caracteriza.



««« - »»»
Fotografias - Flores e Cores
sweet dreams by *prismes

pink, pink, pink by *ValentinaKallias

««« - »»»
Humor - Situações Estranhas
Dalcio Machado

Mehdi Azizi

quarta-feira, maio 20, 2009

FICA A DÚVIDA

Se é verdade que temos que respeitar os resultados das votações no Parlamento, não é menos verdade que por vezes ficam coisas por esclarecer.

Duas recusas do PS seguidas, em ouvir duas pessoas envolvidas em situações que suscitam algumas dúvidas, levam-nos a pensar nas razões que são invocadas.

Os dois casos são muito diversos, e diga-se que um pouco estranhos, cada um a seu modo. O caso Lopes da Mota, que até nem é novo, parece-me verdadeiramente incompreensível, pois o próprio já admitiu ter invocado os nomes que afinal tinham sido os denunciados no início desta embrulhada. Não me parece que o processo disciplinar seja razão para impedir a audição ao magistrado, porque o Parlamento quer saber algo mais do que pode resultar do processo, e do que o próprio já admitiu.

O caso do IEFP e do aparente «apagão» do registo de 15.000 desempregados, é mais leve, mais técnico e menos «perigoso». Os números do desemprego causam muitas desconfianças aos portugueses, talvez pela sua metodologia, e todos sabemos intuitivamente que pecam sempre por defeito.

O PS não quer que os assuntos sejam escalpelizados no Parlamento, apesar da celeuma existente neste momento, por isso prepare-se para todas as especulações possíveis, que resultam sempre em situações desta natureza. Esclarecer rapidamente é sempre a melhor via.

Nota: Não é só por cá que os políticos se comportam de formas condenáveis, mas ao contrário do que se passa noutras democracias, aqui não se retiram consequências políticas como aconteceu recentemente em Inglaterra, por exemplo.



««« - »»»
Foto - Jarra e Flores
Г.О.А.

««« - »»»
Humor sem Palavras

terça-feira, maio 19, 2009

CREDIBILIDADE

Tive sempre como dado adquirido que a credibilidade da política, ou dos políticos, se afere pela sua atitude e cumprimento de promessas. A política é, ou devia ser, um serviço que se presta a todos os cidadãos independentemente das convicções políticas de cada uma. Um eleito tem por dever servir com todas as suas forças e capacidades o interesse público.

É por causa do acima exposto, que é o que penso e defendo, e o contraste evidente que a prática a todos mostra, que eu tenho votado sistematicamente em branco, pelo menos há mais de uma década. Já me acusaram de utopia, o que nem sequer me ofende, ou de ser simplesmente um bota abaixo, o que não aceito.

Quando os partidos políticos deixarem de ser agências de empregos, meros defensores de interesses de qualquer espécie, ou conjuntos de pessoas que acham que a política é um emprego, talvez eu repense a minha posição actual. Por enquanto, e porque os políticos que se me apresentam para eleições, são mais do mesmo, eu continuarei a VOTAR EM BRANCO.



««« - »»»
Fotos - Património
Tomar

Sintra12 by Palaciano

««« - »»»
Humor Cultural vindo da Rússia

sábado, maio 16, 2009

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Comemora-se no próximo dia 18 de Maio, segunda-feira, mais um Dia Internacional dos Museus, e o tema deste ano é “Museus e Turismo”.

As comemorações começam já no dia 16, e prolongam-se até ao dia 18. Vão haver aberturas fora dos horários habituais, actividades diversas, e até um autocarro dos Museus que no sábado e domingo, gratuitamente, vai fazer um percurso que abrange a maioria dos museus da cidade de Lisboa.

Porque a Cultura é um dos temas que procuro focar por aqui, sempre que possível, embora não seja um adepto de dias especiais para o que quer que seja, aqui fica uma sugestão para os meus leitores – Visitem museus e palácios neste fim-de-semana.

Para mais detalhes vá AQUI



««« - »»»
Pinturas na Rede
Madonna lily by nguyenthanhhai

cubist still life by resident73

««« - »»»
Humor dos States
Dave Granlund

Jerry Holbert

quinta-feira, maio 14, 2009

IMAGENS E COMENTÁRIOS


O realismo nos nossos dias
3RD PRIZE PORTOCARTOON :Zygmunt Zaradkiewicz/Poland
Por muito bom que seja o produto, eu estou teso!
Valentin Druzhinin

Até os tubarões temem um cardume de pequenos peixes irados e esfomeados.

««« - »»»
Fotos - Rose Garden
____

petrowa

terça-feira, maio 12, 2009

ACTUALIDADE

HOMENAGEM AO ZECA…

Enquanto por cá se continua a prestigiar gente sem valor ou com valores que não são propriamente os mais recomendáveis e que nada contribuam ou tenham contribuído para o bem da maioria ou da Liberdade, aqueles que entre nós tiveram valor e por isso lutaram, acabam por ser reconhecidos lá fora.

Aqui ao lado, em Espanha, um parque em Santiago de Compostela foi baptizado com o nome de Zeca Afonso, tendo-se cantado em português e em galego “Grândola, Vila Morena”.

Zeca não foi militar, nem defendeu nem as ideias nem os protagonistas da nossa política actual, limitando-se a defender um valor demasiado elevado, que passa muito acima dos projectos de muito político que não serve os cidadãos, mas se vai servindo sem cuidar dos reais desejos de quem neles depositou (inocentemente) confiança.





««« - »»»
Barracada...

sábado, maio 09, 2009

PUBLICIDADE & POLÍTICA

Estive mesmo quase a escrever sobre políticos e publicitários, mas veio-me à ideia o Magalhães, e pensei logo que não me agradava a ideia de vir a ser processado.

Diz-se que uma tentação nunca aparece sozinha e vai que recebo um boneco do Goraz sobre a publicidade às farinhas. Confesso que desisti de escrever sobre as farinhas, porque não me vejo a competir com o grande humorista que promoveu a Maizena numa tirada que só tem paralelo com "o deserto ao Sul do Tejo".

Não amigos, a publicidade não é o meu ramo, e a política vai de fim-de-semana. Encontramo-nos na próxima semana.


««« - »»»
Fotos - Cães e Gatos
Modern Dog Hair Trimming

Green eye

««« - »»»
Humor & Previsões
Rodrigo

quinta-feira, maio 07, 2009

A ORELHA DE VAN GOGH

Eu estava convencido, e creio que meio mundo também, que Van Gogh se auto mutilou, tendo cortado assim com uma navalha a própria orelha. A história é um pouco mais complicada, já que envolve uma prostituta de nome Raquel, a quem a orelha terá sido entregue pelo próprio Van Gogh, e o seu amigo Gauguin.

Pois parece que esta certeza pode vir a cair por terra, atendendo à tese que vai ser defendida por dois investigadores em Junho próximo, num congresso internacional a realizar-se em Basileia. Simplificando a questão, terá sido Gauguin, que era um bom espadachim e amigo de VanGogh, que no calor de uma discussão terá cortado a orelha do amigo, provavelmente por acidente.

Para já estes dois investigadores escreveram um livro onde desenvolvem esta tese, e que acabou de ser publicado na Alemanha, com o sugestivo título: «Van gogh’s Ear: Paul Gauguin and the Pact of Silence».

Leia mais AQUI



Auto-retrato com halo, 1889. De Paul Gauguin

Duas taitianas com flores de manga, 1899. De Paul Gauguin

Auto-Retrato, 1887 de Vincent van Gogh

««« - »»»
Plágio Capitalista

terça-feira, maio 05, 2009

OS MUTANTES DA POLÍTICA

Mudar de opinião não é em si mesmo mau ou condenável, mas em política, e devido aos princípios que se defendem, pode ser um pouco complicado. Nada tenho contra quem muda de ideias, mas já contra quem “ se adapta” mandando às urtigas os princípios, tenho as mais sérias reservas, na melhor das hipóteses.

Por vezes ouço algumas pessoas mais novas, ou pelo menos mais crédulas a falar da morte das ideologias e na ascensão do pragmatismo. Será que é mesmo assim, ou estaremos perante “o tal poder de adaptação” que os políticos actuais parecem privilegiar?

Quem sou eu para julgar quem quer que seja, mas fico espantado com a facilidade com que alguns senhores e senhoras mudam de cores, sempre com a mesma convicção nas palavras que lhes ouvimos. Não sei se há muitos que acreditem neles, mas politicamente lá vão eles singrando na vida.

Curiosamente, e porque comecei a escrever pensando em Vital Moreira, acabei por desviar a minha atenção de tão cinzento personagem para reparar que Mário Soares que enquanto governante se bateu por diminuir a influência do papel do Estado na economia, vem agora exigir e defender o contrário. Sei que Soares tem 7 fôlegos (políticos), mas não tenho memória curta para ter esquecido o socialismo metido na gaveta, nem outras coisas que o vi defender no passado.

É o respeito que me faz não caracterizar melhor as cambalhotas, mas continuarei a defender princípios e não partidos, porque a sua lógica tem destas coisas, o que não me agrada nada.



««« - »»»
Fotos -Azulejos do Barroco
By Palaciano

By Palaciano

««« - »»»
Humor e Farturas