sexta-feira, agosto 31, 2007

RESPOSTA A UMA PERGUNTA

Recebi há alguns dias uma pergunta de um leitor atento, que me questionava sobre um detalhe que o tinha intrigado na visita que tinha efectuado recentemente ao Palácio Nacional de Sintra – onde ficavam as casas de banho e porque é que não eram visitadas. Meu caro leitor, este palácio, como consta dos textos já aqui publicados e da autoria do amigo Palaciano, é de origem medieval, uma época em que o asseio e os banhos não eram muito frequentes, tendo isso contribuído bastante para a disseminação das pestes que assolaram toda a Europa.
Penso que está assim explicada a razão de não existir este tipo de facilidades, razão pela qual não as viu. Contudo, e porque tive o cuidado de inquirir entretanto o Palaciano, existiu um espaço que é descrito pelo Conde de Sabugosa como “as casinhas de mijar”, assim mesmo, que naturalmente já não têm essa função nem o aspecto que teriam à época da sua existência. Também convém acrescentar, que as tinas ou banheiras, então instrumentos portáteis, eram colocadas nos aposentos com a água necessária aos banhos, e logo depois eram retiradas pela criadagem. Para outras necessidades usava-se naturalmente os vasos de noite, vulgo penicos, que foram largamente utilizados até ao século XX, chegando a coexistir com as casas de banho.Espero ter respondido cabalmente à pergunta do meu caro leitor.

««« - »»»
Foto - Lavagem Personalizada
Roger Hermansen
Roger Hermansen

»»» - «««

Humor Arqueológico

Burki

quinta-feira, agosto 30, 2007

OS PURITANOS

Ia eu de carro logo pela manhã, quando sou surpreendido por uma notícia, que não sendo uma absoluta surpresa, não deixa de ser algo caricata.
Segundo o locutor, na cidade de Alexandria, estado da Luisiana, são proibidas as calças de cintura baixa. Esta cidade do sul dos EUA pune o uso deste tipo de indumentária com uma multa de 25 dólares, podendo ser ainda maior a punição, em caso de reincidência.
A medida terá sido tomada por questões de decência, salientando-se que teriam havido muitas queixas por deixarem à vista alguns traseiros e roupas íntimas.
Não se pense que é apenas nesta cidade que os legisladores tomam medidas sobre este tipo de vestimentas tão em voga, porque segundo a Lusa, há pelo menos duas outras cidades, também do sul desse país que já tomaram o mesmo tipo de sanções, em nome da moralidade.
Os EUA têm destas curiosidades, e destes exageros, que se tornam ainda mais evidentes quando comparamos estes procedimentos com a realidade de outras zonas do mesmo país, onde sabemos que os costumes são muito mais liberais.Pessoalmente não gosto desta moda das cinturas baixas, por razões puramente estéticas, mas daí a concordar com aquelas multas, vai uma grande diferença. Legislar sobre o gosto e sobre o modo de trajar? Estes americanos estão loucos!

»»» - «««
Fotografia - Borboletas

Robo

Robo

««« - »»»

Humor Bolsista

Patrick Chappatte

quarta-feira, agosto 29, 2007

A LIBERDADE E O ANONIMATO

A propósito da blogosfera já muito se tem discutido, nomeadamente sobre o exercício da liberdade de expressão e sobre o anonimato. Os dois temas são sensíveis e , naturalmente há opiniões diversas.
No campo da liberdade de expressão é consensual a recusa de censura imposta , embora se saiba que há quem utilize o meio com fins menos nobres, aproveitando para veicular conteúdos impróprios ou muitas vezes ofensivos. Eu considero-me selectivo quanto aos espaços que visito regularmente e faço uma triagem consoante os meus critérios, pelo que não me incomodam algumas aberrações que já vi por aí, pois ficam simplesmente banidas. O cuidado nestes casos é semelhante ao que ocorre noutros espaços da rede, ou até da televisão por cabo ou satélite, isto no que concerne às crianças e aos mais jovens.
Quanto ao anonimato, que como alguém escrevia num dos blogues que visitei ontem, é muito relativo em relação às autoridades, que com alguma facilidade chegam ao computador dos autores, o que é razoavelmente fácil, não me incomoda a sua existência.
A minha liberdade de escolha é algo que prezo muito, e o anonimato relativo que utilizo, serve apenas como defesa perante certos pequenos poderes e contra a exposição da minha intimidade e dos que me rodeiam. Pode parecer estranha esta posição, para os mais “puristas”, os quais respeito de igual modo, mas já tive algumas experiências desagradáveis que não quero que se repitam.
A conduta seguida por aqueles que me prezo de visitar é correcta, independentemente das opiniões que tenhamos, e é espantosa a quantidade de informação e de conteúdos a que tenho acesso, pelo que continuarei a proceder como até agora, e a manifestar as minhas opiniões neste espaço. Não estou aqui contra ninguém, mas sim com aqueles que me visitam e com os que eu tenho o prazer de visitar. As críticas que por vezes escrevo ou que ficam estampadas com as imagens escolhidas, são o reflexo da minha opinião sobre os assuntos e nada mais do que isso.

««« - »»»
Fotos - Aves
Crimina

Rose

»»» - «««

Humor Nacional
Goraz de La Pravda

terça-feira, agosto 28, 2007

PERGUNTAS DIFÍCEIS

Como todos os jovens, também eu preguei as minhas partidas e gozei alguns dos meus professores, quando frequentei o liceu. Os tempos eram outros, a disciplina era mais rígida, mas nós lá encontrávamos algum motivo para lhes dar uma alcunha ou para contar umas piadas sobre os nossos mestres. Isto passava-se tudo naturalmente no recreio e longe dos olhos e dos ouvidos dos próprios.
Passados muitos anos, recordo ainda alguns episódios caricatos, ou até algumas partidas que preguei, ou ajudei a pregar, mas lembro-me também da atitude digna, do profissionalismo e do método que adoptavam muitos deles, para passar os ensinamentos que estavam relacionados com a matéria que leccionavam.
Um episódio de que não me esqueço, aconteceu numa aula de Filosofia do 7º ano, quando um colega de origem chinesa, resolveu interpelar o professor, que já tinha sido padre antes de casar e passar a leccionar.
O mestre tinha acabado de dissertar, a propósito do falecimento do irmão de um dos alunos, sobre o desígnio divino. Afirmou que o seu afogamento e o facto de o irmão se ter salvo quando os dois tinham caído juntos ao mar, devido ao barco se ter voltado quando atravessavam um rio, estava nos planos de Deus e que o jovem não se devia sentir culpado, por ter sido poupado, pois a sua hora ainda não tinha chegado.
A pergunta simples do meu colega foi: se o senhor professor acredita assim tanto no desígnio de Deus, porque é que se esforça tanto em contrariá-lo?
O silêncio pairou na sala, o pobre homem gaguejou, rodou à volta da secretária e por momentos ficou sem palavras, apanhado de surpresa com a questão do aluno.
O tema viria à baila na lição seguinte com as explicações do professor, mas a hesitação daquele momento alimentou as dúvidas que acompanharam alguns de nós daí em diante.

»»» - «««
Oportunidade e Humor

««« - »»»
Certificado atribuido pela Maria Faia do Querubim Peregrino a quem agradeço a distinção que eu distribuo também por alguns amigos que, na minha opinião também o merecem:
Rei do Leittões
Maria
Com Fixadores
Sulista
Notas Soltas, Ideias Tontas
Por hoje fico por aqui, embora reconheça que posso estar a ser injusto com outros amigos que visito e que me proporcionam agradáveis momentos.

»»» - «««

Fotos de Rosas
Rose Petals by Ann Thomstad


Glowing rose by Ketil

segunda-feira, agosto 27, 2007

DIANA DE GALES

A 31 de Agosto de 1997 morre em Paris, vítima de acidente rodoviário, Diana Spencer. Os jornais portugueses antecipam os dez anos deste infeliz acontecimento, recordando a visita da Princesa do Povo ao nosso país, em Fevereiro de 1987.
Os passos de Diana em Portugal estão descritos na revista de sábado do DN, bem como algumas impressões de jornalistas e políticos, unânimes na apreciação da sua simpatia e do seu à vontade perante os média. Uma informação que passa quase despercebida na peça, foi a comemoração do casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre em 1387, que foi recordado na Sé do Porto e, embora não esteja mencionado, no Palácio Nacional de Sintra onde foi descerrado um busto desta rainha. Outro acontecimento também relevante, mas que também não é mencionado, é que foi relembrada a mais antiga aliança de Portugal com outro país, a Inglaterra, que também foi firmada por D. João I nessa altura.

Nota: Este busto (foto abaixo) está hoje colocado numa parede das traseiras do Palácio Nacional de Sintra, junto à cozinha.
Agradecimentos ao palaciano que forneceu a foto e me ajudou fornecendo alguns elementos sobre o assunto.

««« - »»»

Fotos - Desertos

Mike Reyfman

Gromaler

»»» - «««

Memória
R.J. Matson

sábado, agosto 25, 2007

AINDA POR SINTRA


««« - »»»

Curiosidade

Clay jugs used to make and store ancient perfumes lie at an excavation site on the Mediterranean island of Cyprus. The 4,000-year-old fragrances—the world's oldest known perfumes—were re-created by an experimental archaeology center and are now on display at an Italian museum.

Photograph courtesy Maria Rosaria Belgiorno to National Geographic



Oldest Perfumes Found on "Aphrodite's Island"
John Roachfor National Geographic News
March 29, 2007
The world's oldest known perfumes have been found on the island reputed to be the birthplace of Aphrodite, the Greek goddess of love, lust, and beauty, Italian archaeologists announced last week.
Discovered on the Mediterranean island of Cyprus in 2003, the perfumes date back more than 4,000 years, said excavation leader Maria Rosaria Belgiorno of the National Research Council in Rome.
Leia tudo (AQUI)

»»» - «««

Fotografia no Feminino

SEX: FEMALE - By ЮЛИЯ ШАПОВАЛОВА

Alina (fetish model)

««« - »»»

Humor

Bandeira, DN 23/8

R.J. Matson

sexta-feira, agosto 24, 2007

POBRE SINTRA

Enquanto a empresa responsável pela gestão do património natural, vai derrubando árvores sem nenhum critério pela Serra de Sintra, algumas centenárias, o perigo rondou a zona durante o dia de ontem, devido a um incêndio que atingiu grandes proporções, dizem-me que por alguma descoordenação no princípio das operações.
A intervenção da PS-ML está rodeada de muita polémica, principalmente na Tapada de D. Fernando II e nos Capuchos, de onde se viram sair troncos de árvores que não são as infestantes de que se fala (acácias e pitósporos), mas sim pinheiros e cedros.
Quase toda a acção desta empresa parece estar envolta num manto de secretismo, pelo menos no que diz respeito à informação ao público, dando uma sensação de que se pode actuar numa área tão sensível, como a Serra de Sintra e os seus monumentos, sem que se dê qualquer tipo de informação ou se dêem a conhecer as metodologias e os objectivos que se pretendem atingir.
Se as acções em curso são apenas discutíveis, neste momento, a falta de informação e de anúncio de objectivos, é condenável porque estamos numa área protegida que está classificada como Património da Humanidade, e não pode ser tomada como propriedade de nenhuma empresa ou sociedade anónima que dela pode dispor à sua vontade.
Divulguem-se os objectivos desta empresa a bem da transparência. A discussão pública deste tipo de projectos é mais salutar do que todo este secretismo.

»»» - «««
O Destaque de Hoje
A Luciana está a crescer!
««« - »»»

Fotografia
SpWand
»»» - «««

Humor Internacional









Dwane Powell
News and Observer
Aug 23, 2007










Signe Wilkinson
Philadelphia Daily News
Aug 23, 2007

quinta-feira, agosto 23, 2007

MUSEU DA ESCRAVATURA

Sempre procurei arranjar tempo para me informar, ler, visitar museus, ver cinema, ouvir música, conviver e sobretudo para a família. É uma tarefa que implica muita disciplina na utilização do tempo, que é sempre escasso para tudo isto, mas lá vou conseguindo umas coisas, embora haja sempre algo mais que gostaria de ter feito, mas que teve de ficar para outra oportunidade. A história é um dos poucos interesses que tem tido alguma prioridade, só relegada para segundo plano pelo convívio familiar.
Hoje li algures que vai ser inaugurado, precisamente hoje em Liverpool, um museu dedicado à história da escravatura transatlântica, salientando o modo como essa cidade enriqueceu a custa do tráfico de seres humanos e também da sua resistência. Talvez para muitos pareça apenas que se trata de mais um museu, mas as palavras do seu director, dizendo que afirmou “não será um museu neutral”porque foi criado para “desafiar a estreiteza de espírito, a incompreensão e o racismo”, chamaram a minha atenção.
Eu costumo dizer que muitos se envergonham da nossa História, por em certos momentos se terem praticado erros e até barbaridades, o que é um tremendo erro. Todos os povos, todas as sociedades, em determinados momentos da sua história, também tiveram os seus “pecados”. Não podemos ignorar, nem tentar esconder esses episódios, pois o seu conhecimento é o melhor motivo para que erros desse tipo, nunca mais possam vir a ser praticados.
Talvez venha a ser um museu demasiado polémico, mas se cingir à verdade histórica, será um contributo importante para alertar consciências. Imagino o que seria sugerir fazer um museu destes em Portugal…

Nota: Sugiro uma visita a um sítio que consultei recentemente por outros motivos, embora também ligado ao tema Escravatura:
The Atlantic Slave Trade and Slave Life in the Americas: A Visual Record
Jerome S. Handler and Michael L. Tuite Jr.

»»» - «««
Fotografias
Music is Served by *NoHoRimpianti777
Another point of view by =caithness155

««« - »»»
Humor Internacional

Eric Allie

Daryl Cagle

quarta-feira, agosto 22, 2007

PATRIMÓNIO INACESSÍVEL

Hoje tinha planeado escrever sobre os preços das entradas no Palácio da Pena em Sintra, mas um outro amigo teve a mesma ideia, e já o fez. Porque o assunto me indignou, deixo-vos apenas o boneco encomendado à pressa ao Goraz, que também demonstra o meu desagrado.
Artigo sugestivo no Zé Povinho

»»» - «««

Belas Fotos

Selestte

SergIce

««« - »»»

Humor Internacional

Alen Lauzan Falcon

Monte Wolverton

terça-feira, agosto 21, 2007

OS EXCESSOS

O que aconteceu com um campo de milho transgénico em Silves, fez-me recordar outros excesso a que assisti num passado remoto, também praticados por jovens que não mediram bem o alcance dos seus protestos, ainda que a razão lhes pudesse assistir.
Neste caso recente, percebe-se que há ainda muitas incógnitas e muitas incertezas, sobre a possibilidade de haverem efeitos nocivos a longo prazo para o homem e para as espécies. Ninguém pode assegurar que no futuro não possamos vir a sofrer efeitos negativos com estas manipulações. Os protestos podiam ser orientados doutra forma, sobretudo sem atingir os bens de quem vive do seu trabalho, e nem sequer tem grandes responsabilidades e conhecimentos sobre o assunto.
Há muito tempo atrás, noutros ares, com motivações de índole política e não ambiental, assisti também a jovens universitários portugueses que incitaram trabalhadores agrícolas moçambicanos a não cortarem a cana-de-açúcar junto ao pé, pois isso significaria dobrarem-se às ordens dos “portugueses colonialistas”. Também entendo que o fervor daqueles jovens possa ter sido genuíno, mas os resultados foram a paralisação da fábrica que só laborou 1/5 da produção dos campos, já que o restante ficou por colher. Logo a seguir veio o abandono da produção e o desemprego.
Lutar por ideais é legítimo, é uma forma de participação cívica, mas os riscos devem ser medidos de modo a não se perder a razão por acabar por atingir apenas quem não tem culpa nenhuma.
Os excessos acabam sempre por se virar contra quem age impensadamente, ainda que com razão, e não atinge os alvos ou os responsáveis pelas situações contra as quais se protesta. De certo modo foi isto que agora aconteceu.

»»» - «««
Alexandre O’Neill

A meu favor
Tenho o verde secreto dos teus olhos
Algumas palavras de ódio algumas palavras de amor
O tapete que vai partir para o infinito
Esta noite ou uma noite qualquer

A meu favor
As paredes que insultam devagar
Certo refúgio acima do murmúrio
Que da vida corrente teima em vir
O barco escondido pela folhagem
O jardim onde a aventura recomeça.

««« - »»»

The story of a sorry Ferrari…
August 17th, 2007, filed by Robert Basler
Hey, Blog Guy - I know you’ve managed to come up with some incredible video for others, so it’s my turn. I’d love to see a bunch of REALLY expensive cars smashed to smithereens. I’m talking Porsches, Lamborghinis, stuff like that. Make my fantasy come true!
That’s a pretty tall order - I don’t have an unlimited budget, you know. Still, I managed to come up with footage of $700,000 worth of fabulous cars being reduced to scrap iron. There was supposed to be a Bentley in the collection, too, but I “borrowed” it. Don’t tell the IRS. Here’s the video:
In Reuters

»»» - «««
Em destaque
Engenharia Sanitária
««« - »»»

Foto - Abelhinhas

Busy Bee by Atle J. Goutbeek

««« - »»»

Humor e correctores

Bob Englehart

segunda-feira, agosto 20, 2007

BIG BEN


London, United Kingdom, August 11, 2007—Workers suspended by ropes carry out cleaning and maintenance work on the clock face of London's landmark Big Ben.
The clock's hourly and quarterly chimes were silenced at 8 a.m. British time on August 11.
The 'bongs" of Big Ben will not be heard for the next six weeks. The cleaning is the final phase of a maintenance program prior to the 150th anniversary of the clock in 2009.
—Photograph by Carl De Souza/AFP/Getty Images
In National Geographic


»»» - «««

Fotografias da Natureza

Eastern Tiger Swallowtail II by *MagePrydain

Making Tracks by *LightFromTheWest

««« - »»»

Humor Ecológico

Jeff Parker

sábado, agosto 18, 2007

MILAGRE, DIGO EU

Fonte próxima do governo deu os parabéns ao zeloso funcionário que alterou a entrada referente a José Sócrates na Wikipédia, repondo a verdade dos factos, dizem.
Pelo que se soube pela imprensa, foi através dum computador associado a um IP do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo, que as alterações foram efectuadas, embora não se saiba, ou pelo menos não seja divulgado, quem foi o autor da rectificação verificada.
É estranho que a utilização dum servidor, com toda a certeza bem protegido e a funcionar com as salvaguardas indispensáveis ao tipo de informações que por ele circulam, não se saiba quem foi o autor da alteração, ou pelo menos não se saiba qual o computador utilizado. Qualquer aprendiz de administrador de rede, apesar de inexperiente, pode dar umas dicas ao tal centro de gestão para identificar o tal zeloso funcionário, ou o computador a partir do qual isso se efectuou.
O que me preocupa no meio disto tudo, é que a jornalista Fernanda Câncio possa vir a alterar novamente a entrada referente a José Sócrates, nesta enciclopédia democrática, pois parece que já o fez em relação a uma outra entrada, segundo confessa a própria no DN de ontem.
Penso que os portugueses não estão muito interessados na biografia de José Sócrates, mas sim sobre a sua actuação enquanto governante, e sobre isso não há dados relevantes na Wikipédia, como aliás eu supunha.

Sugestão: Já agora, promovam o homem que demonstrou tanta iniciativa como ingenuidade, caramba!

»»» - «««
AVISO AOS LEITORES
O Guardião vai passar a descansar ao domingo, a partir de agora.

««« - »»»
Mercado de trabalho

««« - »»»

Foto - Ainda há Flores

Burst by ~psychorchestra

««« - »»»

Humor + Irreverente

sexta-feira, agosto 17, 2007

HOJE HÁ PRÉMIOS


The Power of Schmooze Award

Este prémio é uma tentativa de reunir os blogs que são adeptos aos relacionamentos "inter-blogs" fazendo um esforço para ser parte de uma conversação e não apenas de um monólogo. Foi criado pelo Mike do Ordinary Folk .

Regras:


1. Se, e somente SE, você receber o "Thinking Blogger Award" ou "The Power of Schmooze Award", escreva um post indicando 5 (cinco) blogs que tem esse perfil "schmoozed" ou que tenha te "acolhido" nesta filosofia. (se não entendeu, leia a explicação no parágrafo anterior de novo).


2. Acrescente um link para quem te indicou, no meu caso Com Fixadores

3. Opcional: Exiba orgulhosamente o "Thinking Blogger Award" ou o "The Power of Schmooze Award" com um link para este post que você escreveu.


Os meus cinco nomeados são:







Nota: Depois de ter sido nomeado a 1ª vez pelo Com Fixadores, recebi mais algumas nomeações de outros amigos que agradeço igualmente.