segunda-feira, novembro 29, 2010

POBRE TIRIRICA

Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido no Brasil como o palhaço Tiririca, arrisca-se a ser condenado a uma pena de 5 anos de prisão, por ter mentido sobre as suas habilitações literárias. Note-se que foi o deputado mais votado em todo o Brasil, e estou certo que concorreu a par de muitos doutores e engenheiros, para não mencionar outras licenciaturas e doutoramento igualmente respeitáveis.

Utilizo a palavra “pobre” para descrever a “sorte” que pode calhar ao Tiririca, porque se tivesse concorrido a eleições em Portugal o problema não se colocava certamente.

Já sei que estão todos a pensar numa qualquer universidade ou politécnico independente, ou em provas enviadas por fax, ou até exames e diplomas feitos ao fim-de-semana, mas isso é maldade vossa.

O pobre Tiririca em Portugal já teria passado pelas Novas Oportunidades e pronto! Mas pensando bem, não me recordo de nenhum impedimento efectivo para alguém se candidatar a deputado sem saber ler e escrever, com a idade do pobre palhaço.

Neste cantinho do velho continente um palhaço quase analfabeto pode ser eleito, não acham?


««« - »»»
Foto - Detalhe de Colcha
By Palaciano

««« - »»»
Humor Famélico

sábado, novembro 27, 2010

O CANDIDATO E OS SEUS APOIANTES

Com as eleições presidenciais à porta já pudemos ouvir uns quantos senhores a anunciar que vão votar num determinado candidato, manifestando assim o seu alinhamento com determinadas ideias por ele defendidas.

O candidato de que falo é Aníbal Cavaco Silva, o presidente da República ainda em funções, que recentemente afirmou que se o tivessem ouvido não teríamos chegado à situação em que estamos. É curioso que o tenha dito assim tão claramente, porque ficámos a saber que não fez mais nada do que avisar e que nem o cargo que ocupa tornou a sua mensagem audível.

Não me surpreende que alguns dos ditos notáveis se tenham querido colar a esta candidatura e a este candidato em particular, porque as sondagens são bem claras para se entender alinhamento.
Belmiro de Azevedo, que sempre contribuiu para todos os candidatos, excepto para os do PCP, alinha desta vez por Cavaco Silva. Estou com uma certa curiosidade em saber se continua a contribuir para as campanhas de outros candidatos. Paulo Portas rasgou-se em elogios pelo candidato, contra o qual já disse cobras e lagartos há poucos anos.

O exemplo mais interessante do poder da atracção pelo poder, é o de Júdice, que já andou pelo PSD e apoiou os seus candidatos, já se encostou ao PS de Sócrates e ainda fez uma perninha ao seu lado, e agora está na Comissão de Honra de Cavaco, de quem disse que “… aumentou o peso do Estado e apresentou-se como um líder autoritário”.

Este é o panorama da candidatura e do candidato Cavaco Silva, que não é com toda a certeza o meu candidato.

««« - »»»
Foto Musica Instrumental
Rico Cavaquinho

««« - »»»
Humor - Actualidade
Rainha

Fome

sexta-feira, novembro 26, 2010

MALANDRO

Como dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
embora o pão seja caro
e a liberdade pequena


Ferreira Gullar

««« - »»»
Música Escolhida

««« - »»»
Humor e a Cidade
O Homem no seu Labirinto by Ares

quinta-feira, novembro 25, 2010

CLAREZA NA DESIGUALDADE

O PS veio à última hora introduzir uma alteração ao Orçamento de Estado, que aguarda aprovação, a possibilidade de virem a ser criadas condições de adaptação nas empresas do Sector Empresarial do Estado, de modo a não haver cortes nos salários de alguns dos seus trabalhadores.

Este estratagema introduzido em véspera da Greve Geral, é muito suspeito e as explicações dadas por Jorge Lacão, foram tudo menos esclarecedoras.

Um governo dito socialista tenta dividir os trabalhadores alegando especificidades, é apenas uma manobra vergonhosa, e que vai trazer uma maior arbitrariedade que só vai trazer maior desmotivação e desconfiança.

A Justiça é sempre muito clara e simples de explicar, e Jorge Lacão deverá ter percebido pelas perguntas que lhe fizeram, que esta medida não se enquadra nestes parâmetros.

««« - »»»
Foto - Estrada Deserta
Estrada by Palaciano

««« - »»»
Humor Faminto
Corrida da Sobrevivência

terça-feira, novembro 23, 2010

CONFUSÃO OU DISPARATE?

Ontem ouvi um economista que tem tempo de antena na televisão, dizer que o Estado está a gastar este ano mais do que há um ano. Pois bem, o que esse senhor queria dizer era que a despesa pública tinha voltado a subir, ao contrário do que seria expectável.

A correcção parece ser um mero pormenor, mas não é assim tão sem importância, porque este mesmo senhor tem salientado várias vezes, demasiadas até, os últimos aumentos reais da função pública.

Como se sabe, e é evidente, a derrapagem nos gastos públicos não deriva dos aumentos de vencimentos mas sim dos aumentos do serviço da dívida pública, das prestações sociais por causa do desemprego, e muito substancialmente nas Parcerias Publico Privadas, fundações e em presas públicas e municipais.

O senhor economista deveria distinguir bem que o Estado somos nós, e que o aumento da despesa pública é da responsabilidade do Governo que esteja no poder. Só assim é que se define bem quem tem a responsabilidade pelas coisas, sem sofismas. Falar claro é muito importante. 

««« - »»»
Humor - Conversa de Chiqueiro


««« - »»»
Foto - Folhas Caídas
By Palaciano

domingo, novembro 21, 2010

A CRISE E A MISÉRIA

Portugal tem uma grande quantidade de pobres, e com as restrições económicas que têm sido implementadas a situação está a agravar-se num ritmo muito acelerado.

Hoje já não se fala apenas de pobres por inadaptação ou por problemas de saúde, mas de novos tipos de pobreza. Os desempregados são em grande parte pobres, até porque uma grande parte deles já perdeu ou está prestes a perder o direito ao fundo de desemprego.

O desemprego aumenta a cada dia que passa, e com os encargos normais de cada família portuguesa, com a habitação, carro, saúde, educação, alimentação e vestuário, é inevitável que cada desempregado seja um pobre em potencial.

Nos tempos que correm e com os míseros salários que são praticados, temos empregados pobres e necessitados de ajudas sociais. A resposta do Estado é quase nula e até os abonos de família de quem recebe pouco mais do que 600 euros foram cortados.

Juntemos a tudo isto os pensionistas e reformados que viram as suas reformas congeladas, para além de terem voltado a pagar impostos como quando estavam no activo.

É a crise que justifica tudo isto, ou pelo contrário isto dos cortes resulta das más decisões dos políticos durante as duas últimas décadas, que não souberam construir um Portugal melhor e mais justo?

««« - »»»
Humor Instrumental
O Pífaro

««« - »»»
Música

sexta-feira, novembro 19, 2010

O HOMEM

Homo sapiens,
Cérebro gigante,
Maior do que do elefante,

Ser,
Não ser,
Eis a questão!

Homem erectus,
Homem habilis,
Homem de Java.

Java ali,
Computador,
Mensagem, linguagem.

Homem na lua,
Homem na rua,
Homem na sua.

Sair do anonimato,
Homem caro,
Homem barato.

Esse bicho,
Que vira o lixo,
Feito cachorro.

Homem poeta,
De bicicleta,
Na ilha de Creta.

Cretino,
Que deveras sente,
A dor de outra gente.
Homem instante,
Que canta,
Que não rima.
Homem que se lança
Ao mar e ao ar,
Domina a Terra.

Mas esquece,
De si mesmo,
Neste esmo planeta.



de Gilberto Fernandes Teixeira

««« - »»»
Fotos - Esculturas de Apolo

quinta-feira, novembro 18, 2010

PARANÓIA

Com a realização da Cimeira da Nato parece que o país virou um hospício. Jovens trajados de negro são suspeitos de pertencerem a grupos anarquistas violentos. Qualquer dia as viúvas não podem fazer luto.

Se não queriam ter cá grupos contestatários em relação à NATO, porque é que não pensaram nisso antes de se disponibilizarem para acolher esta reunião em território nacional? Tínhamos poupado muito dinheiro, não estávamos com direitos suprimidos, não tínhamos colocado o país em risco de ameaça terrorista, e estávamos todos mais descansados e menos endividados.
Ameaça Terrorista 1

Ameaça Terrorista 2

Segurança

terça-feira, novembro 16, 2010

PALHAÇADA BLINDADA

O aparato e o dramatismo com que está a ser preparada esta Cimeira da NATO. Em Lisboa, atinge foros de paranóia. Não há dia em que não se dê mais uma novidade sobre o aperto das medidas de segurança.

Primeiro foram os blindados, que eram cinco, passaram a dois e servem (?) para proteger os polícias. Depois foi a afirmação de que as medidas seriam ostensivas e firmes, e que se usariam todos os meios possíveis, desde a vigilância electrónica, às câmaras de vigilância, bem como restrições às manifestações. Os treinos anti-terroristas tiveram honras de Telejornal, bem como os tasers e os fatos usados em descontaminações.

Temos o controlo de fronteiras, a proibição de andar com a cara tapada, acessos a Lisboa fechados em certos horários, hospitais reservados para pessoas segundo as suas categorias, e revistas em vários locais.

Li algures que estão previstos 10 mil operacionais, 3 mil dos quais dos serviços de informações internacionais, para velar pela protecção dos 60 chefes de Estado e de Governo envolvidos nesta cimeira.

Só por curiosidade, eu fui um dos muitos que gozei imenso com as deslocações de Samora Machel, antigo presidente da República de Moçambique, que também encerrava avenidas, e movimentava um grande aparato de segurança. Era ridículo, dizia eu, sem saber para o que estava guardado passados mais de 30 anos, num país europeu!  

««« - »»»
Foto - Azulejos

««« - »»»
Humor Contra a NATO

domingo, novembro 14, 2010

POEMA DE AMOR URGENTE

 O Chão é Cama para o Amor Urgente

O chão é cama para o amor urgente,
amor que não espera ir para a cama.
Sobre tapete ou duro piso, a gente
compõe de corpo e corpo a húmida trama.

E para repousar do amor, vamos à cama.


Carlos Drummond de Andrade

««« - »»»
Foto Outonal

««« - »»»
Humor e Construção

sexta-feira, novembro 12, 2010

ACORDAR PARA A AGRICULTURA

É preciso recuar mais de trinta anos para se ver um verdadeiro interesse pela agricultura e pelo campo, Não estou a falar na Reforma Agrária, mas estou a referir-me à agricultura de subsistência, e aos terrenos baldios.

A crise veio tornar mais visível a necessidade de haver espaço para hortas junto a zonas habitacionais, que forneçam produtos hortícolas a quem delas cuida para complementar o que os baixos salários ou subsídios de desemprego podem providenciar.

Por razões de subsistência e como meio de ocupar o tempo livre, esta actividade começa a ser encarada como útil, e já levou o próprio ministério da Agricultura a pensar nos bancos de terra, e no seu arrendamento a quem estiver disposto a trabalhar a terra.

Agora temos o secretário de Estado da Protecção Civil a pretender convocar os beneficiários do subsídio de desemprego para limpar as florestas. Não sei como é que pretendem motivar os desempregados para esta função, mas a necessidade de limpeza da floresta e a poupança feita baixando o risco de ignições, deverá ser proporcional aos incentivos que se devem dar aos convocados para tão nobre tarefa.

««« - »»»
Fotografias Coloridas
By Palaciano

By Palaciano

««« - »»»
Humor Marinho

quinta-feira, novembro 11, 2010

FRONTEIRAS FECHADAS

Devido à realização de uma Cimeira da Nato, Portugal vai repor o controlo documental nas fronteiras durante 5 dias, de 16 a 20 de Novembro. O Diário d República de hoje formaliza a decisão, bem como algumas medidas excepcionais que se prendem com a garantia de segurança de autoridades estrangeiras que se deslocam a Portugal para a cimeira.

Temos situações caricatas, ou que pelo menos não fazem qualquer sentido nos dias que correm, como o facto de se ter encomendado um conjunto de cinco blindados expressamente para esta ocasião, mas que afinal serão apenas dois, porque os outros não chegarão a tempo.

O aparato de segurança previsto não afectará apenas a zona onde decorrerá o encontro da NATO, mas terá também repercussões na zona dos hotéis e embaixadas dos países participantes, e muito em particular no Aeroporto de Lisboa, que sofrerá cancelamentos e atrasos em mais de uma centena de voos.

O Governo prestaria um bom serviço aos cidadãos se se dignasse a informar-nos a todos do montante gasto nesta indesejada cimeira, e quais os prejuízos que esta extravagância causaram ao nosso turismo e à actividade das companhias aéreas que usam regularmente o Aeroporto de Lisboa.

Os números que não nos vão fornecer seriam com toda a certeza superiores aos prejuízos causados pela Greve Geral de dia 24, apesar da maciça adesão esperada.

««« - »»»
Foto - Guarita
Regaleira by Palaciano
««« - »»»
Humor na Estrada
Calceteiro

terça-feira, novembro 09, 2010

OCIDENTE E DEMOGRAFIA

As sociedades ocidentais atravessam uma crise económica e demográfica que tem implicações na sustentação das coberturas sociais no futuro a médio e longo prazo. O liberalismo económico que tem ganho preponderância na condução dos destinos deste bloco ocidental, é o responsável pela má distribuição da riqueza, pelos maus resultados económicos dos estados, e consequentemente pela diminuição dos direitos laborais e sociais.

A situação grave da baixa demografia parece que não encontra respostas positivas dos governos, muito pelo contrário. Em Portugal vemos o governo cortar nos abonos de família, e isto com um governo que se diz socialista.

A demografia é um perigo sério para a sustentabilidade de todos os sistemas sociais, mas nem sempre é assim considerado. Na cadeia alimentar e não só, estão diversas substâncias prejudiciais à saúde, mas o lucro continua a ser mais importante, pelo que temos conservantes que estão associados ao surgimento de doenças do coração, cancro, problemas de crescimento e até causadores de diminuição do esperma.

Crescei e multiplicai-vos, dizem-nos, mas o pior são as políticas.

««« - »»»
Foto de Galo

««« - »»»
Humor Competente

domingo, novembro 07, 2010

ACHO TÃO NATURAL QUE NÃO SE PENSE

Acho tão natural que não se pense
Que me ponho a rir às vezes, sozinho,
Não sei bem de quê, mas é de qualquer cousa
Que tem que ver com haver gente que pensa...

Que pensará o meu muro da minha sombra?
Pergunto-me às vezes isto até dar por mim
A perguntar-me cousas...
E então desagrado-me, e incomodo-me
Como se desse por mim com um pé dormente...

Que pensará isto de aquilo?
Nada pensa nada.
Terá a terra consciência das pedras e plantas que tem?
Se ela a tiver, que a tenha...
Que me importa isso a mim?
Se eu pensasse nessas cousas,
Deixaria de ver as árvores e as plantas
E deixava de ver a Terra,
Para ver só os meus pensamentos...
Entristecia e ficava às escuras.
E assim, sem pensar tenho a Terra e o Céu.

Pessoa

««« - »»»
Foto - Cores de Outono

««« - »»»
Humor e Rabiscos
Mihai Ignat

quinta-feira, novembro 04, 2010

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

É interessante ver Carlos Zorrinho referir que a Administração Pública é o sector que menos tem contribuído para os objectivos de eficiência energética. O secretário de Estado da Energia e Inovação falava à margem da conferência ESCO Europe 2010, que reúne em Lisboa empresas de serviços energéticos.

Um governante não devia ignorar as condicionantes da Administração Pública, que depende directamente do Governo e dos seus nomeados. 

Enquanto numa empresa privada se tem em conta os resultados ao fim do ano, na AP parte-se sempre do princípio que se tem que gastar menos do que no ano anterior, sem se ter em linha de conta se o que se investe tem um retorno assinalável em termos de poupança.

Seria interessante convidar o senhor secretário de Estado a ouvir as respostas que se recebem em muitos serviços públicos quando se propõe a substituição gradual das lâmpadas de chama, ou fluorescentes por leds. Seria educativo para Carlos Zorrinho, tenho a certeza.

««« - »»»
Pintura no Canal
Veneza by Sieragowski

««« - »»»
Humor Diverso
Cama sexy

Grande seca

quarta-feira, novembro 03, 2010

OS RESULTADOS DAS PORTAGENS ELECTRÓNICAS

Há algum tempo, quando ainda se falava na possível introdução das cobranças electrónicas nas antigas SCUT’s, eu fiz incidir as minhas críticas no evidente intuito de elevar os lucros das concessionárias com um elevado custo, que era a não criação de emprego e diminuição dos custos com colocação de portais de portagem.

Recebi na altura umas quantas críticas de algumas pessoas, certamente bem-intencionadas, que me acusavam de ser contra o progresso, contra a indústria nacional, e contra a iniciativa privada. Pois bem, não respondi na altura, porque habitualmente não o faço, mas agora registo o que o tempo se encarregou de provar, infelizmente.

Nada tenho contra a inovação e o progresso, mas as portagens electrónicas não são nada de novo, e os dispositivos são importados, pelo que não vejo razão para algumas críticas. Nada tenho contra a iniciativa privada, mas neste caso verifico que o aumento de receitas é conseguido à custa de mais desemprego, menos investimento e em nada beneficia os utentes que além de pagarem os dispositivos, “quase” obrigatórios, não foram em nada beneficiados pois as portagens vão aumentando apesar do aumento notório dos lucros das concessionárias.

Por falar em empresas privadas, abra-se um parêntese para salientar que há as que aceitaram prestar serviços públicos, e que têm obrigações sociais, ou deviam ter, mesmo que impostas pelo Estado que lhes concessiona os serviços e estruturas. O Governo apenas lhes garante os lucros, que são privados, ainda que os serviços sejam públicos, o que está tremendamente errado. 
Leitura recomendada AQUI
««« - »»»
Foto - Folhas de Outono

««« - »»»
Humor Narigudo

segunda-feira, novembro 01, 2010

A CAMPA DESTAS POLÍTICAS

Não vim aqui falar de cemitérios nem de pessoas mortas porque as pessoas e o local me merecem muito respeito, ao contrário do sujeito do meu texto.

Venho aqui recordar-vos que hoje entrou em vigor um diploma do Governo que fixa novas regras e novos montantes do abono de família e do abono pré-natal para as grávidas.

O executivo de José Sócrates vai ficar para sempre ligado aos maiores cortes das prestações sociais de que há memória neste pobre país. A crise não justifica todos os cortes, porque as maiores responsabilidades são dos governantes que nas últimas duas décadas tomaram as más decisões que nos conduziram a este beco sem saída.

As eleições antecipadas que terão lugar no próximo ano serão uma boa oportunidade para os portugueses castigarem exemplarmente os partidos que nos enganaram e desperdiçaram o dinheiro de todos nós. Acabemos com a impunidade e desfaçatez dessa gente.

««« - »»»
Foto Colorida


««« - »»»
Humor e Lavadura