sábado, maio 30, 2015

A NOVA BARRACA DOS COCHES

Mais um sábado soalheiro mas algo ventoso, que aproveitei para visitar o novo Museu Nacional dos Coches, acompanhado por uns amigos. Um edifício de que não gosto particularmente, mas que custou qualquer coisa como 39 milhões de euros, e que abriga uma maravilhosa colecção de coches e outros veículos dos séculos XVII, XVIII e XIX.

A disposição era a melhor e a companhia era do melhor, mas o resultado não foi de molde a entusiasmar as hostes, porque mesmo sabendo que ainda faltava a sinalética, as surpresas quanto às condições oferecidas aos visitantes foram muito desagradáveis, roçando mesmo o grotesco. Não vos vou maçar com muitos detalhes, mas aqui ficam os mais caricatos:


À entrada, e depois de já ter comprado bilhetes, fui informado que os dois monstruosos elevadores, estavam avariados. Será que a solução encontrada para subir ao piso da exposição foi pensada e aprovada pelos responsáveis pelo museu? É que não é funcional nem adequada para um edifício destes, que bem podia ter escadas rolantes, à semelhança de outros espaços de grande dimensão e muito visitados.


A alternativa para quem queria visitar o Novo Museu Nacional dos Coches era subir e descer as escadas de emergência, bastantes escuras, diga-se em abono da verdade.
Um edifício moderno e destinado a ser visitado, acaba por excluir pessoas com pouca mobilidade, e por ser desagradável para pessoas de mais idade ou crianças, que bem gostariam de beneficiar dessa facilidade que avariou uma semana depois da inauguração...


quinta-feira, maio 28, 2015

ENCHER A BARRIGA A GULOSOS



Portugal tem sido fértil em injustiças, corrupção, favores e burlas praticadas às claras, e envolvendo dinheiros públicos e privados, directamente para os grandes interesses económicos.

Na política conhecem-se alguns casos de abuso do poder, favorecimento de terceiros e de promiscuidade entre cargos públicos e interesses privados. A banca tem sido um sorvedouro de dinheiros públicos, devido a gestão criminosa e a falta de regulação das autoridades responsáveis.

Há negócios públicos que só não dão lugar a prisão dos responsáveis porque se alguém começar a escavar, existiria uma hecatombe nos partidos que passaram pelo poder. Conhecem-se outros como as PPP’s que andam a marinar de executivo em executivo.

Veio agora a público o aumento do preço da electricidade, que em Portugal aumentou desde 2008, uns expressivos 42%, enquanto em média na União Europeia aumentaram só 32%.

Imagine-se que isto acontece com uma autoridade que regula o sector, e com uma empresa que foi privatizada, o que devia dar que pensar a quem apregoa que as privatizações e a concorrência é que fazem baixar os preços ao consumidor.

Será que não se faz Justiça porque não há prisões que cheguem para nos anda a “gamar” a torto e a direito? Façam-se prisões, acabe-se com gente que não governa a pensar nos cidadãos, antes que seja necessário resolver a situação por outros meios menos ortodoxos, porque a paciência tem limites… 



terça-feira, maio 26, 2015

A TEIA QUE ENREDA OS POLÍTICOS



Nos dias que correm é cada vez mais difícil tentar convencer os cidadãos, que os políticos de profissão, estão lá apenas para defender o interesse público, como era suposto. Conhecemos alguns que nem escondem que ingressaram cedo no partido, onde fizeram a sua carreira, e depois foram “patrocinados” por ex-políticos com assento em diversas empresas, para lugares relevantes nos partidos, e depois no poder. A sua experiência no campo laboral e empresarial é apenas a de facilitadores, passando assim a ser contactos importantes entre os diversos interesses do mundo dos negócios.

É assim que chegamos à realidade dos nossos dias em que um ministro diz uma coisa, e logo depois, devido às reacções negativas da sociedade, vem outro ministro a dizer que não é bem assim, antes pelo contrário.

O caso dos cortes futuros nas pensões de reforma é apenas o caso mais actual, mas fica ainda sobre a mesa a descida da TSU, e a utilização de dinheiros da Segurança Social, que nos deixa a todos com a pulga atrás da orelha.

Os cidadãos portugueses devem começar a pensar se querem continuar a ter no poder os do costume, ou se pelo contrário estão dispostos a arriscar na mudança, como está a acontecer na vizinha Espanha, onde as coisas começam a mudar, e os partidos que têm partilhado o poder sofreram derrotas consideráveis.


domingo, maio 24, 2015

O ÚLTIMO CASAMENTO REAL



O último casamento real em Portugal, realizou-se na Igreja de São Domingos, em Lisboa, no dia 22 de Maio de 1886, onde se uniram pelo matrimónio D. Carlos I e D. Amélia. O cortejo foi acompanhado por uma multidão que encheu as ruas de Lisboa.


Depois do casamento, D. Amélia e D. Carlos seguiram para Sintra em lua-de-mel, finda a qual se mudaram para o Palácio de Belém, onde passaram os primeiros tempos de casamento.


D. Amélia e D. Manuel II (1910)

quinta-feira, maio 21, 2015

DESIGUALDADE E CRESCIMENTO



Saiu mais um relatório da OCDE que revela que na maioria dos países desenvolvidos, a distância entre ricos e pobres está ao nível mais alto dos últimos 30 anos, facto que nos coloca num dos piores lugares do ranking.

Quando se diz que em Portugal as desigualdades aumentaram muito desde a vinda da troika, logo aparece quem o justifique com a necessidade de ajustar a nossa economia, para que o crescimento, que dizem estar aí, seja sustentável e duradouro.

Pois isso não é rigoroso, nem sequer sério, como conclui este relatório da OCDE, que conclui que mais desigualdade compromete o crescimento, e que os 40% mais pobres podem começar a investir menos na educação e formação, por falta de meios, e isso é um travão para o desenvolvimento a longo prazo.

Na realidade Portugal já era um país com gritantes desigualdades, que se têm agravado com a crise e o ajustamento económico, e o Estado não tem recursos para proteger os mais desfavorecidos, mas sem crescimento o país irá afundar-se sem qualquer dúvida.



terça-feira, maio 19, 2015

MÚSICA

Porque a inspiração anda por baixo, aqui fica uma foto manipulada e uma música magnífica que o L.A. toca e canta como ninguém..


domingo, maio 17, 2015

A EUROPA E OS URSOS

Pelos vistos Timo Soini, líder d’Os Verdadeiros Finlandeses, porque deve haver alguns falsos finlandeses, poderá ser o próximo ministro das Finanças finlandês. O que interessa tudo isto aos portugueses, dir-me-ão vocês, e eu acrescentarei que este senhor foi protagonista de duras posições contra a participação da Finlândia no programa de assistência a Portugal.

O dito Timo, também conhecido como o “urso da Finlândia”, quer agora expulsar a Grécia do euro, usando a crise do seu país como pretexto, e quer ainda endurecer as políticas anti-imigração do país, continuando a ser um duro crítico da benevolência da Europa para com os países do sul, Portugal incluído.


Com este e outros ursos que aparecem por toda a Europa, como há quem ainda nos queira vender uma União solidária? 


terça-feira, maio 12, 2015

POLITIQUICES



As eleições para a Presidência da República ainda não estão por perto, mas já existe muito ruído, porque há muita gente que tenta desviar as atenções da actual má governação e das eleições legislativas que já estão próximas.

Na verdade já se perfilam alguns candidatos e outros estão à espera do seu momento para aparecer, mas terão tempo para dizer ao povo quais as suas intenções.

Não posso deixar passar em claro uma afirmação de vários comentadores, que disseram que “a falta de experiência política de um candidato é um handicap” nessa eleição, o que me leva a pensar se não será exactamente o contrário, e se a experiência política de qualquer candidato não será, esse sim, um forte handicap Para a candidatura, porque afinal Cavaco Silva tem imensa experiência nesse campo, e prestou um péssimo serviço à nação.