quarta-feira, março 30, 2011

VISITAS PRINCIPESCAS

O príncipe Carlos e a sua mulher Camilla vieram a Portugal fazer uma visita que mereceu a atenção da comunicação social que a foi noticiando com diversos artigos e imagens.

Não se pode dizer que a visita tenha empolgado as populações, como já tinha acontecido numa anterior viajem do mesmo príncipe, então acompanhado pela princesa Diana que era indubitavelmente muito popular.

Apesar de tudo a viajem teve alguns aspectos curiosos, que ressaltam duma notícia que li no site do DN, que relata que os seguranças se esqueceram das chaves dentro do carro do príncipe, em Monserrate, e que o casal teve de continuar viajem noutro automóvel. Também não é menos curioso que o artigo noticie que Carlos e Camilla “plantaram uma rosa no palácio de Monserrate”, demonstrando alguma ignorância de quem colocou lá estas palavras. 

A 13 de Fevereiro de 1987 Carlos e Diana descerraram este busto de D. Filipa de Lencastre no Palácio Nacional de Sintra. Lamentávelmente este busto comemorativo dos 600 anos do casamento de D. João I e D. Filipa de Lencastre está hoje numa parede das traseiras do palácio de que tanto gostavam, junto à cozinha.

terça-feira, março 29, 2011

JOGOS DE ESPELHOS

A notícia do corte do rating de cinco bancos portugueses já não é nova, mas continua a dar que pensar. A agência de notação que baixou o rating dos bancos sabia, como todos nós, que os cinco bancos não conseguiam financiar-se no exterior há muitos meses, e que o BCE era o único financiador possível, por isso nada de novo.

O que não se compreende é que nos estejam constantemente a dizer que a banca nacional é muito sólida, ao contrário do que se passa em muitos outros países, e que a situação real para o mercado seja tão diversa.

Não se compreende que o BCP tenha pago uma pipa de massa a Armando Vara, nas condições que se conhecem, e que esteja numa situação de financiamento externo muito difícil. Também não estamos a ver o propósito de Passos Coelho em privatizar a CGD, o que é um disparate, e precisamente nesta ocasião.

Chega de ilusões e de mentiras, o país está muito doente. O pessoal está quase todo à rasca e não se prevêem dias melhores nos tempos mais próximos. Pode ser que o povo faça melhores escolhas nas próximas eleições, ou então afundamo-nos de vez!

««« - »»»
Humor de Avestruz

««« - »»»
Foto em Azul e Amarelo

domingo, março 27, 2011

DE MAL A PIOR

Estivemos seis anos a ser desgovernados pelo PS de Sócrates, e depois de este ter sido apeado do poleiro, corremos o risco de vir a ser desgovernados por um Coelho.

Se já se pensava que era impossível fazer pior, eis que Passos Coelho começa a provar que ainda se pode fazer pior. Primeiro veio dizer que não aumentava os impostos, no dia seguinte já dizia que preferia aumentar o IVA do que ir pelo lado dos rendimentos, imitando fielmente o seu rival da rosa.

Também se julgava que os socialistas tinham ido longe de mais nas privatizações, mas eis que do lado laranja lá volta a ideia peregrina de privatizar a CGD e as Águas de Portugal, que como todos sabem são das poucas coisas do Estado que dão lucro.

Não sei se não estaremos condenados a continuar a ter tão maus dirigentes políticos, mas a palavra está nas mãos dos portugueses, e espero que abram bem os olhos e não teimem em cair nos braços dos mesmos que nos trouxeram até ao buraco em que estamos afundados.


««« - »»»
Foto Florida

sexta-feira, março 25, 2011

O EMBUSTE

O chumbo do PEC IV resultou não apenas da rejeição do tipo de medidas preconizadas, mas sobretudo do modo como ele foi apresentado, sem qualquer satisfação interna e perante a Assembleia da República, Presidência da República e parceiros sociais.

Sócrates negou a pés juntos que o PEC apresentado em Bruxelas fosse um documento final, ficando-se pela versão de que eram apenas um conjunto de intenções, ou umas linhas gerais de um compromisso. Ninguém acreditou, apesar das afirmações do 1º ministro.

Diz-se que a mentira tem a perna curta, e menos de 24 horas depois do chumbo do PEC IV temos as declarações de Jean-Claude Trichet  que disse textualmente “Eu disse que é crucial que Portugal confirme o plano desenhado e aprovado pela Comissão em ligação com o BCE, e que foi também aprovado pelo Conselho Europeu de 11 de Março”.

Se dúvidas existissem sobre a verdade deste falhado PEC IV, seriam esclarecidas por estas declarações de Trichet.

««« - »»»
Foto - Peace Lily
By Radu Carp
««« - »»»
Humor - O Vício
A Ratoeira

quinta-feira, março 24, 2011

DEMISSÃO NÃO É TRAGÉDIA

O facto de ter sido chumbado o PEC 4, o que levou ao pedido de demissão de José Sócrates, não é nenhuma tragédia ao contrário do que pretende o 1º ministro.

As políticas seguidas por este governo já estavam a ser contestadas há bastante tempo, e o discurso de José Sócrates sempre iludindo a situação real da economia do país, em nada contribuiu para a credibilidade do executivo, cá dentro e lá fora.

A situação é difícil, muito difícil mesmo, mas há que aprender com os erros e o povo tem que saber exigir seriedade e verdade aos políticos que se vão candidatar ao poder. Não podemos mais admitir que os políticos deixem de cumprir aquilo que propuseram ao eleitorado, sem que isso tenha consequências.

Talvez seja bom recordar a situação actual do Japão, muitíssimo difícil pelas razões que se conhecem, e aprender com a serenidade daquele povo, e com a dignidade com que os políticos se têm comportado, admitindo erros e fazendo todos os esforços para encontrar soluções para os problemas que enfrentam. A situação deles é trágica e mais grave que a nossa, e eles não desistem de conseguir ultrapassar este mau momento.

A demissão do governo não é o pior dos males. Pior será continuar a iludir-se a realidade ou não enfrentar os problemas com frontalidade, ou ainda desistindo de lutar.

««« - »»»
Humor no Chiqueiro

««« - »»»
Foto - Feto
By Palaciano

terça-feira, março 22, 2011

O PACOTE POUPADINHO

No famigerado PEC IV que o governo Sócrates entregou no Parlamento vem uma proposta para adesão voluntária por parte de quem receba rendimentos do Estado. Esta medida que, segundo o governo, visa “simplificar e facilitar a poupança” e “torná-la o mais acessível possível”.

É preciso um grande descaramento para depois de sacrificar constantemente os funcionários públicos, vir agora este governo dizer que quer incentivar os seus funcionário ao “denominado Plano de Auto-Poupança individual”.

Poucos saberão que há milhares de funcionários que recebem vencimentos baixíssimos, da ordem dos quinhentos e picos euros, até aos mil euros, que têm visto os seus vencimentos serem comidos pela inflação e pelos congelamentos salariais cegos. Nem todos recebem acima dos 1.500 euros como alguns pretendem fazer crer, infelizmente.

É triste, indecente até, que se usem estratagemas para dum modo ou de outro o governo vir a abocanhar o 13º ou o 14º mês, para agradar à madame Merkel e companhia. Poupança implica alguma folga nos orçamentos de cada um, e com salários baixos como os que por cá se praticam, é uma miragem, mas há quem feche os olhos para a realidade de muitos portugueses.

««« - »»»
Formação de Protesto

««« - »»»
Artista - Amadeo

segunda-feira, março 21, 2011

SÓCRATES, O OUTRO

SABEDORIA

A curiosidade do espírito na busca de princípios certos é o primeiro passo para a conquista da sabedoria.

O homem faz o mal, porque não sabe o que é o bem.

««« - »»»
Humor Filosófico
Filosofia

A Queda
««« - »»»
Foto - Flor Colhida

sábado, março 19, 2011

DIA DO PAI

Neste Dia do Pai, e já que sou pai e avô, queria deixar uma música de que gosto bastante e que tem uma mensagem simples sobre o que todos os pais desejam passar aos seus filhos, que no fundo é apenas o desejo de que sejam felizes.

sexta-feira, março 18, 2011

RIR É O MELHOR REMÉDIO

Anedota

Duas senhoras da alta sociedade foram fazer um safari. Lá no meio da selva, vêem um nativo a ser engolido por um crocodilo. Vira-se uma para a outra: - Ai rica, isto é chiquérrimo. Aqui até os sacos cama são 'Lacoste'!

««« - »»»
Humor - Vaidade

««« - »»»
Foto - Maquilhada

quinta-feira, março 17, 2011

SONETO E FORTUNA

Com a Fortuna não Perde o Ser de Besta

Na carreira veloz, a deusa cega
Lança às vezes a mão a um feio mono
E o sobe, num instante, a um coche, a um trono,
Onde a Virtude com trabalho chega.

Porém se, louca, num jumento pega,
Por mais que o erga não lhe dá abono:
Bem se vê que foi sonho de seu sono,
Quando a vara ou bastão ela lhe entrega.

Pouco importa adornar asno casmurro
Com jaezes reais, mantas de festa,
Se a conhecer se dá no rouco zurro.

Quem, no berço, por vil se manifesta,
Quem nele baixo foi, quem nace burro,
Co'a Fortuna não perde o ser de besta.

Francisco Joaquim Bingre, in 'Sonetos'

««« - »»»
Foto - Flores
By Palaciano
««« - »»»
Humor e Banqueiros

quarta-feira, março 16, 2011

CURTINHAS

A opção nuclear – Em Portugal tem sido recorrente aparecer uns quantos senhores a tecerem elogios à energia nuclear, argumentando sempre que ela é limpa, barata e segura. Pois bem, sabia-se que ela não era limpa porque gerava lixo altamente perigoso para o qual não temos ainda solução absolutamente definitiva. Barata, talvez fosse o argumento mais forte, mas tendo em conta o investimento inicial e a possibilidade de problemas, não sei se o será. Por último o aspecto da segurança fica posto em causa com os desastres já conhecidos.

Negociações – É de registar o facto deste governo se ter sentado à mesa com as associações dos transportadores rodoviários de mercadorias enquanto havia uma greve do sector, ou o seu equivalente já que se trata de empresas, coisa que nunca aceitou fazer antes. Não sei se isto será um avanço ou se pelo contrário é uma cedência deste governo.

Critérios socialistas – Enquanto somos surpreendidos com a baixa do IVA aplicado ao golfe, somos também informados de que o subsídio de desemprego vai durar menos tempo e que as pensões vão baixar através de mecanismos manhosos, não acompanhando pelo menos a inflação. Penso que a palavra “socialismo” devia ser respeitada e que o PS devia mudar de nome em abono da língua portuguesa e da verdade.

««« - »»»
Humor Interrogativo

««« - »»»
Foto - Dentes
Anne Øverås
Marit Sporsheim

terça-feira, março 15, 2011

A SANGRIA

Com a minha idade é possível ter uma ideia muito concreta acerca da necessidade de sair do país, por razões económicas. Nas décadas de 50 e 60 do século passado, parte da minha família foi forçada a emigrar por falta de emprego, por razões políticas e por causa da guerra colonial.

Naquela altura o país sofreu uma sangria de uma força de trabalho muito substancial que não teve um impacto maior porque a taxa de natalidade à época era relativamente elevada. O país só veio a beneficiar deste verdadeiro êxodo já na década de 70, quando as remessas de dinheiro dos emigrantes seguraram a economia, e quando os que voltaram começaram a investir cá as suas poupanças.

Na actualidade a juventude começa a fazer a sua demanda para países onde possam encontrar emprego, e onde o futuro se apresente mais promissor do que por cá. Cá só têm como certos, o desemprego, a precariedade e um futuro hipotecado.

A curto e a médio prazo Portugal vai pagar muito caro esta sangria de gente jovem, na qual se investiu muito na sua educação. O país que já está envelhecido vai ficar ainda mais envelhecido, e quem vai beneficiar do pesado investimento feito por todos nós, e especialmente pelas famílias, vão ser os países de acolhimento, isto se não surgirem desequilíbrios entre a oferta e a procura de emprego, que afectem os próprios cidadãos, que certamente reagirão caso sintam ameaçadas as suas condições laborais.

As pessoas são o valor mais importante de qualquer sociedade. Uma sociedade que não respeita e valoriza as pessoas está condenada a definhar e eventualmente a sucumbir por falta de valores.

««« - »»»
Foto - Flores

««« - »»»
Humor e Hipocrisia
Christo Komarnitski

Cameron (Cam) Cardow

domingo, março 13, 2011

CANAVILHADA

Na minha terra quando alguém dizia um disparate dizia-se que tinha cometido uma argolada, por isso resolvi hoje dar este título ao meu post, onde me detenho a escrever sobre uma argolada da ministra Gabriela Canavilhas.

Segundo o DN de hoje, a senhora ministra terá dito  “na área da Cultura, não me aflige nada que os jovens criadores saiam do país”, criticando uma “visão paroquial” de quem lamenta a saída de uma juventude em que se investiu muito dinheiro de todos nós.

O país de que fala Gabriela Canavilhas, que até pertence ao governo em funções, está com imensas dificuldades económicas e já exigiu, e continua a exigir sacrifícios pesadíssimos aos cidadãos, onerando mais o ensino, a saúde e a Cultura, factos que parecem não colher junto da senhora ministra.

A cereja no topo do bolo, desta pequenina notícia, é outra afirmação de Gabriela Canavilhas, que terá rematado “vão e demorem muitos anos”.

Um membro do governo que não lamenta o pesado investimento feito na educação dos jovens que vão trabalhar para o estrangeiro, por falta de oportunidades cá dentro, e que não está preocupada com o envelhecimento galopante da população activa, duvido que tenha capacidade para estar num cargo tão importante, naturalmente pago por todos nós.

««« - »»»
Foto - Lily

««« - »»»
Humor à Rasca

sexta-feira, março 11, 2011

NEGAR O INEGÁVEL

Este nosso país é formidável porque até mesmo o que não é verdade pode passar a ser uma grande verdade, desde que dita por uma entidade oficial, que em princípio deveria ser credível.

Não falo do acordo entre o governo e os parceiros sociais, que afinal é apenas um compromisso de continuação das negociações para tratar da competitividade e emprego, que passa por facilitar o despedimento e aumentar a precarização do mesmo.
Hoje falo, mais uma vez, do preço da gasolina 95 octanas, que já é a 4ª mais alta da UE, antes de impostos. Claro que há um senhor que representa a autoridade da concorrência que explica tudo, dizendo que é mesmo assim, que o preço da gasolina obedece a umas fórmulas muito complexas, e que está tudo correcto.

Quem sou eu para duvidar da explicação do tal senhor da concorrência, ainda para mais com uma fórmula matemática muito complexa pelo meio? Creio piamente nesse senhor, tanto que acho que nos outros países da União os refinadores andam todos a perder dinheiro, e que como adoram os seus concidadãos decidiram fazer uns descontos valentes, com a concordância dos accionistas.

É por isso que coloco já aqui em baixo um cartoon onde outros respeitáveis senhores desmentem tudo o que foi dito acerca deles, e afinal também são uns cordeiros, e não os lobos como os pintaram.

Cada um acredita naquilo que quer, mas por favor não se julguem mais espertos do que os outros, porque isso não é uma atitude inteligente.

By Milt Priggee

««« - »»»
Foto - Rosa com Espinhos
Pink by Sergio Perez

quarta-feira, março 09, 2011

PESSOA

 UNS

Uns, com os olhos postos no passado,
Vêem o que não vêem: outros, fitos
Os mesmos olhos no futuro, vêem
O que não pode ver-se.

Por que tão longe ir pôr o que está perto -
A segurança nossa?   Este é o dia, 
Esta é a hora, este o momento, isto 
É quem somos, e é tudo.

Perene flui a interminável hora
Que nos confessa nulos.   No mesmo hausto
Em que vivemos, morreremos.   Colhe 
o dia, porque és ele.

Ricardo Reis

Pessoa por Almada Negreiros

««« - »»»
Música - Guitarra Portuguesa


««« - »»»
Imagem Manipulada
Recebida por mail

terça-feira, março 08, 2011

DESCONTENTAMENTO VENCE FESTIVAL

Estamos em pleno Carnaval e, talvez por isso mesmo, o Festival da Canção da RTP deu origem a um verdadeiro festival de paródia.

Os vencedores, os “Homens de Luta”, ganharam com o apoio massivo dos que pelo telefone lhes deram um número de votos que compensou a menor votação recebida do júri. Como acontece em todos os concursos nem todos ficaram satisfeitos com a escolha, e logo apareceram as reacções.

Gostos não se discutem, e não é isso que interessa comentar. O caricato foi ouvir e ler os que consideraram a música “uma vergonha” por causa da imagem que Portugal vai levar à Alemanha.

Caricato e indecente foi que até houvesse quem lançasse uma petição “contra”. Não percebo os argumentos aduzidos, e a julgar apenas pelos comentários que pude ler de alguns apoiantes do “contra”, até fico incomodado pelas ideias antiquadas expressas.

Sem tecer nenhum comentário sobre a qualidade musical da música vencedora, eu acho que ela deve representar a RTP no festival na Alemanha. Esta música agradou aos portugueses por algum motivo, como já tinha acontecido aos Xutos e aos Deolinda, e só não entende a mensagem quem não quer.





segunda-feira, março 07, 2011

sexta-feira, março 04, 2011

ALMADA FUTURISTA

ULTIMATUM
                       FUTURISTA
ÀS GERAÇÕES PORTUGUESAS DO SÉC. XXI

Acabemos com este maelstrom de chá morno!
Mandem descascar batatas simbólicas a quem disser que não há tempo para a criação!
Transformem em bonecos de palha todos os pessimistas e desiludidos!
Despejem caixotes de lixo à porta dos que sofrem da impotência de criar!
Rejeitem o sentimento de insuficiência da nossa época!
Cultivem o amor do perigo, o hábito da energia e da ousadia!
Virem contra a parede todos os alcoviteiros e invejosos do dinamismo!
Declarem guerra aos rotineiros e aos cultores do hipnotismo!
Livrem-se da choldra provinciana e da safardanagem intelectual!
Defendam a fé da profissão contra atmosferas de tédio ou qualquer resignação!
Façam com que educar não signifique burocratizar!
Sujeitem a operação cirúrgica todos os reumatismos espirituais!
Mandem para a sucata todas as ideias e opiniões fixas!
Mostrem que a geração portuguesa do século XXI dispõe de toda a força criadora e construtiva!
Atirem-se independentes prá sublime brutalidade da vida!
Dispensem todas as teorias passadistas!
Criem o espírito de aventura e matem todos os sentimentos passivos!
Desencadeiem uma guerra sem tréguas contra todos os "botas de elástico"!
Coloquem as vossas vidas sob a influência de astros divertidos!
Desafiem e desrespeitem todos os astros sérios deste mundo!
Incendeiem os vossos cérebros com um projecto futurista!
Criem a vossa experiência e sereis os maiores!
Morram todos os derrotismos! Morram! PIM!
 
J  o  s  é    d  e   A  l  m  a  d  a   N  e  g  r  e  i  r  o  s
 
P O E T A
 
F   U   T   U   R   I   S   T   A
E
T        U        D        O



quinta-feira, março 03, 2011

SÓCRATES O PODEROSO

José Sócrates deslocou-se a Berlim  e depois negou a subserviência à senhora MerKel. Foi curioso ouvir da boca do 1º ministro uma lição de história, em que ele aludiu aos muitos séculos de história de Portugal.

Que Portugal não deve prestar vassalagem à Alemanha, isso eu não iria contestar, porque prezo muito a nossa independência, mas não creio que o mesmo possa ser dito por José Sócrates, porque ele tem o seu lugar dependente do aval da senhora Merkel.

Não me esqueci da viagem recente de Merkel a Espanha, o que nada tem de comparável à deslocação de Sócrates a Berlim, certamente não para comer umas bolas de Berlim, mas para receber umas palavras públicas de alento da Angela.

Os números que por cá agita freneticamente o chefe do executivo, não têm o mesmo efeito em Berlim, e muito menos nos mercados que só gostam de jogar pelo seguro, ou então de ganhar dinheiro a rodos com aqueles que estão mesmo necessitados de recorrer aos seus préstimos.

O futuro de Portugal está há vários anos nas mãos de Sócrates e os resultados estão bem patentes. Os portugueses vão ter que decidir, mais cedo ou mais tarde, se é de políticos deste calibre que o país precisa.

««« - »»»
Humor Gabarola

««« - »»»
Foto - Azulejos
By Palaciano

terça-feira, março 01, 2011

UM CHEFE PORTUGUÊS

Tento sempre evitar generalizar certas acusações, porque cada um de nós é diferente de todos os outros e não quero ser injusto. Dito isto, vou descrever-vos um chefe português dos nossos dias.

Por mero acaso tive acesso a um relatório de actividades de um serviço do Estado, que deve estar a ser entregue aos responsáveis máximos de determinada área de um ministério.

Apesar de uma clara diminuição de actividade, que era facilmente explicada pela crise, o dito chefe nada diz nesse sentido, pelo contrário realça que se fez um excelente trabalho, que a direcção conseguiu motivar a equipa e tirou o máximo rendimento da mesma, tendo até conseguido arrecadar para os cofres públicos uma maior receita. Aqui fica também uma omissão, talvez porque a tutela a devia conhecer, que foi um aumento de preços da ordem dos 40%, percentagem só em parte reflectida nos resultados.

A cereja no topo do bolo, para mim, é o facto de apesar dum aumento dos gastos em energia, água e consumíveis, o chefe vangloria-se da diminuição das verbas gastas em manutenções e reparações de equipamentos e do edifício, sabendo que o edifício está numa lástima e que há diverso equipamento, bem dispendioso e necessário, que está encostado por avarias diversas.

Este chefe preenche todos os requisitos para receber uma óptima avaliação ministerial, porque gastou pouco mais verba do que no ano anterior e aumentou as receitas numa percentagem maior que a subida das despesas. Formidável!

O serviço arrasta-se, o edifício está num estado miserável, o chefe nada faz para melhorar o serviço público que se presta ao público, mas fica bem visto. Qualquer outro chefe com algum brio, que tente melhorar o serviço a prestar, e que exija um mínimo de meios para um objectivo quantificável, é mal avaliado, entra em desgraça, e se for um Chefe com letra maiúscula, demite-se por achar que sem meios não pode desempenhar o seu trabalho com a dignidade que se impõe a alguém que dirige um serviço e dezenas de funcionários.

««« - »»»
Foto - Flor da Bananeira

««« - »»»
Humor e Gulodice