segunda-feira, agosto 30, 2010

FÉRIAS

Este vosso amigo está de férias, e apesar desta paisagem ser aliciante, não é a que escolhi nesta altura.

Deixo-vos esta musiquinha porque foi repescada recentemente, e porque a Natércia Barreto começou a dar nas vistas lá pelas minhas bandas.

Esta paisagem parece-me mais relaxante, e é disto que preciso.

Nota: Volto quando calhar.

sexta-feira, agosto 27, 2010

SARKOZY EXCLUI PORTUGAL

Soube-se agora que Portugal não foi convidado para uma cimeira sobre imigração agendada pelo executivo de Sarkozy.
Talvez este seja um elogio inesperado para o governo de José Sócrates, precisamente depois de toda a polémica em redor da expatriação dos ciganos romenos e búlgaros, precisamente por ordem de Sarkozy.
A verdadeira face de Sarkozy, e a hipocrisia da União Europeia vêm ao de cima nesta cimeira, que a realizar-se é a celebração do desrespeito dos Direitos do Homem, e a legitimação da deportação de ciganos ordenada pelo governo francês.
««« - »»»
(Mau) Humor
Execução
Arma Terrorista

quarta-feira, agosto 25, 2010

LÁGRIMAS DE CROCODILO

A Comissão Europeia veio agora manifestar «alguma inquietação» com a expulsão de ciganos em França. É notável que Bruxelas tenha reagido tão tarde e tão tibiamente perante esta violação dos direitos humanos, quando foi tão pressurosa a agir na defesa dos bancos europeus, ainda há pouco tempo.
As declarações das autoridades francesas também nos surpreendem por ser afirmado que os expatriados aderiram voluntariamente a esta acção, como se tivesse sido a seu pedido que tudo isto aconteceu.

Hitler também utilizou esquemas para exterminar judeus e ciganos, em defesa da raça ariana, mas sabe-se hoje que a sua ascendência era bem diversa. Sarkozy, e parece que também Berlusconi também pretendem expulsar a comunidade cigana dos seus países usando o pretexto da segurança e usando o”convite” a que os visados respondem “voluntariamente”.
Esta Europa enoja-me.
««« - »»»
Foto - À frente da objectiva
Shoot me! by Igor Amelkovich
««« - »»»
Humor Fresquinho

terça-feira, agosto 24, 2010

MÚMIAS

Múmias do Museu Nacional de Arqueologia vão ser analisadas ao Raio X, a fim de se saber muito sobre a condição física dos corpos e sobre as técnicas de mumificação das mesmas.

Este estudo é inédito em Portugal e talvez venha a atrair a atenção de alguns portugueses para a situação do MNA, que como se sabe está em vias de se mudar de instalações, sem contudo estarem garantidas condições melhores do que as que tem na ala que ocupa actualmente, no Mosteiro dos Jerónimos.

Mais AQUI


««« - »»»
Foto - Escadaria em Amarelo
Long way to the top by FunkyChicken6061
««« - »»»
Humor e Justiça em Portugal

domingo, agosto 22, 2010

MÚSICA

Procurei muito esta versão de "If I were a carpenter" dos Small Faces, porque a voz de Steve Marriott, e não só, sempre me agradaram muito. Não encontrei o vídeo mas fica na mesma a música deste grupo que estava um pouco à frente do seu tempo.

sábado, agosto 21, 2010

POEMA MESTIÇO

Escrevo Mediterrâneo
na serena voz do Índico

sangro norte
em coração do sul

na praia do oriente
sou areia náufraga
de nenhum mundo

hei-de
começar mais tarde

por ora
sou a pegada
do passo por acontecer.



Mia Couto, À Sombra dos Palmares

««« - »»»
Música Nacional
Discover the playlist Português with Mário Mata

««« - »»»
Imagens ao Estilo

quinta-feira, agosto 19, 2010

TAMBÉM NOS STATES…

Quantas vezes temos visto nas televisões pessoas a responderem disparatadamente a perguntas que consideramos fáceis, mostrando alarvemente a sua imensa ignorância? Muita certamente, e não é raro dizer-se que tudo se deve ao modelo educativo que temos.
Sabemos que a educação em Portugal tem imensas lacunas, que os programas são desadequados e que as dificuldades ainda hão-de ser maiores com cortes nas despesas e com algum facilitismo que se desenha para o futuro. Mas será que estamos sozinhos nos maus resultados em cultura geral?
Li uma notícia interessante sobre os estudantes norte-americanos e fiquei a saber que para muitos Beethoven é apenas sinónimo de um cão famoso dos filmes, e que Miguel Ângelo é tão só um vírus informático.
Enfim, não estamos sós, ainda que isso não me dê qualquer satisfação. Serão sinais dos tempos ou apenas modelos educativos e sociais falhados?

««« - »»»
Fotografia Curtida
Parrot Opener by JuniorWences
««« - »»»
Humor e Política

quarta-feira, agosto 18, 2010

PROTECÇÃO DO TRABALHADOR

Nos últimos anos tem-se verificado uma diminuição substancial dos direitos dos trabalhadores e uma liberdade cada vez maior para o uso abusivo do poder discricionário das entidades empregadoras, quer no que respeita a horários, condições de trabalho, mobilidade e até despedimento.
Regra geral apresentam-nos o argumento da competitividade para justificar este retrocesso dos direitos laborais, e a diminuição dos custos do factor trabalho, mas são fracos os argumentos. A verdadeira competição só existe quando as condições existentes são iguais entre os competidores, e aqui estamos perante um jogo viciado, porque se sabe perfeitamente com quem podemos competir numa determinada área, e com quem não podemos competir devido a múltiplos factores discrepantes.
É vulgar dizer-se que o desequilíbrio nas relações entre trabalhadores e empregadores, é apenas usado como arma política por alguma extrema-esquerda. Não é apenas uma afirmação de carácter político, desenganem-se, é apenas uma constatação de gestão de recursos, e das mais básicas.
O recente caso dos falsos recibos verdes e da impotência da Autoridade para as Condições do Trabalho é apenas um dos casos em que os infractores saem praticamente impunes e o trabalhador está refém do empregador. A legislação não protege o trabalhador, e isto é verdade em muitas outras situações de precariedade laboral, que é o que mais temos por aí.
Os Governo têm por obrigação defender os mais fracos, mas não é isso que tem sido feito e as promessas que temos ouvido dos dois maiores partidos não mostram que pretendam vir a fazê-lo no futuro.

Leitura recomendada

««« - »»»
Foto - Prevenção
Fire Safety by Sunil
««« - »»»
Humor Negro
Agim Sulaj
Agim Sulaj

terça-feira, agosto 17, 2010

CRESCIMENTO

Continuo sem perceber o optimismo do governo que teima em afirmar que acredita num crescimento acima do previsto, que é de 0,7%. Não sei se um aumento de míseras décimas numa economia tão depauperada como a nossa, merece ser objecto de tantas considerações por parte dos governantes.
Crescimento real existe na inflação que já vai em 1,9% este ano, e que promete subir ainda mais, devido à especulação com bens essenciais como é o caso da água e dos produtos alimentares.
O optimismo governamental é encarado com revolta por quem vê agravadas as suas condições de vida, com salários congelados, empregos precários ou desemprego e um custo de vida sempre em crescimento.

««« - »»»
Fotos - Azulejos
By Palaciano

By Palaciano
««« - »»»
Tiras do Gilmar

segunda-feira, agosto 16, 2010

OLHARES

Porque será que nós temos   
na frente, aos montes, aos molhos,
tantas coisas que não vemos
nem mesmo perto dos olhos?

António Aleixo 
 
««« - »»»
Fotos - Azulejos
By Palaciano

By Palaciano
««« - »»»
Humor e Museus
Pawel-Kuczynsk
Raed-Khalil-Seyrai
Aidarbek-Gazizov

sábado, agosto 14, 2010

COMPORTAMENTOS DE RISCO

Com o fogo por toda a parte não é que alguém teve a ideia de colocar um cavaco junto do fogo? Bem sei que estava rodeado de bombeiros e de pessoal da protecção civil, mas esses estavam engravatados, o que indica que não estavam em alerta para uma situação de perigo potencial.
Imaginem que o Tio Gepeto tinha a infeliz ideia de juntar a um cavaco o boneco de peu que dá pelo nome de Pinóquio? Temos aqui um comportamento criminoso, porque basta uma fagulha ou uma pequena ignição (termo mais técnico) e podemos ficar todos em risco.
É preciso muito cuidado durante o Verão, especialmente com as temperaturas altas que se têm registado, e com os ventos que sopram sempre que o fogo lavra por aí.  

««« - »»»
Foto com Fumo

««« - »»»
Humor do Goraz

««« - »»»
Música Escolhida
1005

quinta-feira, agosto 12, 2010

A ÁGUA

A água é um bem essencial a que todos devem ter acesso, mas que não deve ser desperdiçada porque é um bem finito. Penso que até aqui estaremos todos de acordo.

É com natural apreensão que ouvi o regulador dizer que o seu preço tem que aumentar, e o presidente da Quercus a defender que um aumento do preço da factura da água é «essencial» para estimular os comportamentos de poupança deste recurso natural.

Detesto estas afirmações politicamente correctas, quando se deixa na gaveta factores tão básicos como os níveis de pobreza existentes, os congelamentos de salários, e a diminuição contínua do poder de compra dos cidadãos.

Não posso fazer juízos de intenções, nem quero, mas penso que se alguém sairia a ganhar com estes aumentos eram apenas os distribuidores, e nunca o colectivo que são os cidadãos. Os argumentos de poupança, baseados no aumento dos preços são iníquos, precisamente porque não se aplicam aos bens de luxo, esses sim penalizadores na nossa balança de pagamentos, que é deficitária como todos bem sabemos.

Para se conseguirem reduções responsáveis no consumo deve-se investir na educação cívica e não tornar os bens essênciais inacessíveis a parte da população.

««« - »»»
Humor com Vampiro


««« - »»»
Música e Nostalgia

quarta-feira, agosto 11, 2010

REFORMADORES REFORMADOS

Não dá para perceber o alarido em torno das reformas milionárias que se vão atribuindo e conhecendo, a não ser pelo facto de se dizer que se tratam de reformas de funcionários públicos, porque aí há marosca.

Ainda era pequenino quando me ensinaram o ditado popular, “quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é burro, ou não tem arte”. O ditado é verdadeiro e portanto basta levar a coisa à letra e logo se encontra a explicação para o assunto.

Li a notícia no I online e no económico, e confesso que não me surpreendi nada com os nomes que por lá li, e só não concordo com a designação de funcionários públicos, porque estou certo que se aqueles senhores não tivessem passado pelo poder, ou não tivessem sido nomeados pela confiança política, não estariam a auferir aquelas quantias, “bem generosas”, que acumulam com outros rendimentos de trabalho, pelo menos em alguns casos.





««« - »»»
Música a Meu Gosto

terça-feira, agosto 10, 2010

MALABARISMOS EMPRESARIAIS

Enquanto vamos assistindo a um ataque feroz à função pública em boa parte da imprensa nacional e nos comentários que elas suscitam, aparecem outras notícias que nos revelam os pés de barro de algumas empresas privadas.

Sabemos que há quem pretenda dividir para reinar, atacando uns agora, para depois castigar os outros, mas é preciso ter muito cuidado e não generalizar situações que são lamentáveis.

Ao querer-se fazer comparações entre coisas não comparáveis, muitos de nós perdemos a razão e fazemos um favor a quem beneficia com estas divisões. Hoje li no sítio de um jornal que os serviços públicos iam descontam mais para a ADSE, e logo comentários dizendo que os funcionários tinham reformas chorudas, e o exemplo era a reforma dum juiz com mais de 5 mil euros. Mudei para outro sítio de outro jornal e li que mais de um terço das empresas declararam prejuízos, e os comentários incidiam sobre os malabarismos contabilísticos que se fazem para ludibriar o fisco.

Bons e maus há por todos o lado, mas é perigoso generalizar, em vez de se denunciar as situações irregulares, o que é um acto de cidadania.



««« - »»»
Fotos e Contraste
Badger

Badger

««« - »»»
Humor Expositivo
Mihai Ignat

Pavel Constantin
««« - »»»
Música a Pedido


segunda-feira, agosto 09, 2010

QUADRAS POPULARES

O mundo só pode ser
melhor do que até aqui,
- quando consigas fazer
mais p'los outros que por ti!


António Aleixo



««« - »»»
Fotos Manipuladas
Help! By Mandrak

Meter Musician By sugarcane

««« - »»»
Humor e Doença

1001

sábado, agosto 07, 2010

RECORDAÇÕES

Recordar algumas músicas dos The Shadows que eu ouvia nos anos 60, e que vou voltar a ouvir, recuperando uns discos de vinil que guardo muito ciosamente.

Discover the playlist The Shadows with The Shadows


««« - »»»
Caricaturas e Personagens
Depardieu by Marco Calcinaro

Jack Nicholson by Court Jones

Louis-Armstrong by Sebastian Kruger

sexta-feira, agosto 06, 2010

HIROSHIMA 65 ANOS

(Imagem DAQUI)

PARA QUE NINGUÉM SE ESQUEÇA...



««« - »»»
Um pequeno vídeo sobre o bombardeamento atómico de Hiroshima e Nagasaki


999

FILANTROPIA

A notícia que vos trago veio dos Estados Unidos, onde alguns multimilionários prometeram doar parte das suas fortunas para a caridade.

Os impulsionadores deste compromisso foram Warren Buffett e Bill Gates, que conseguiram convencer outros multimilionários americanos. A filantropia destes dois investidores é conhecida pelas generosas doações do primeiro e da Fundação do segundo que desde 1994 está em campo.

Esta notícia da filantropia destes americanos, contrasta com a reacção dos políticos portugueses, especialmente dos que estão no governo, quando um membro do clero católico sugeriu que eles bem podiam ajudar com os seus salários, os pobres deste país.

Reconheço que há diferenças evidentes entre os proveitos dos multimilionários americanos e os políticos nacionais, mas uns são solidários os outros assobiam para o ar e dão à sola antes que alguém os envergonhe.

Quem conhece o voluntariado e a pobreza que grassa por todo o lado, sabe bem que os mais solidários são aqueles que estão um pouco acima do patamar da pobreza, e não os mais abastados, muito menos os políticos. Quem quiser aferir o que digo, faça um esforço e acompanhe uma das muitas entidades que praticam o voluntariado, e ajudam os sem abrigo e os mais desfavorecidos.



««« - »»»
Fotos Escolhidas
By José Miguel Rodríguez

By José Miguel Rodríguez

««« - »»»
Humor com 2 Cavalos
Claud Serre

Claud Serre
998

quinta-feira, agosto 05, 2010

PROTECÇÃO DE DADOS

Chegou-me hoje a notícia de que a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) proibiu a Google de recolher imagens em Portugal para o “Street view”, por considerar que não está garantido o anonimato de pessoas e veículos.

Não vou discutir a justeza da proibição, mas esta notícia trouxe-me à memória um outro assunto que é o da cobrança de portagens nas Scut. Como todos sabem, o Governo insiste na utilização de dispositivos que lêem matrículas e que as fotografam.

O método de fiscalização das cobranças de portagens nas Scut não foi submetido ao parecer da CNPD, e ficou agora bem claro qual a razão da decisão – não está garantido o anonimato de pessoas e veículos, como acontece com o “Street view” da Google.

Notícia em causa AQUI



««« - »»»
Fotografia e Cor
By Palaciano

By Palaciano

««« - »»»
Humor e História
Julian Penapai

Julian Penapai