sexta-feira, fevereiro 27, 2009

CAPITAL E SOLIDARIEDADE

Detesto abordar assuntos ligados à economia mas a crise que atravessamos é de cariz económico, porque falar de consciência cívica e preocupações sociais, para gente que apenas sabe lidar com dinheiro, é pura perda de tempo e de latim.

Teixeira dos Santos veio defender o negócio (?) entre a Caixa Geral de Depósitos e Manuel Fino, onde o banco do Estado perdeu um ror de dinheiro comprando as acções da Cimpor a um preço muito superior ao actual em bolsa, mantendo a outra parte o direito de recomprar, dentro de algum tempo, as mesmas acções ao preço actual mesmo que se tenham valorizado entretanto.

Para mim, e para muitos outros, isto é um negócio da China, em que a CGD “encaixa” com os prejuízos referentes à diferença entre o valor real e o que foi pago, e o devedor, Manuel Fino, sem correr qualquer risco ainda pode vir a lucrar, e muito, com esta “boa acção” do banco de todos nós.

A versão oficial diz que a CGD “beneficiou-se a si própria” e “defendeu o seu interesse”, evitando um dano maior se o devedor entrasse em incumprimento.

Não sei se estamos a falar línguas diferentes, eu e os responsáveis pela CGD e o senhor ministro, mas lá que é difícil entender esta operação, como também fora a outra com o comendador Berardo, isso não posso negar.



««« - »»»
Arte Digital
Setra Touring Coach - WIP by Phoenix2010

Fenrir by onerail78

««« - »»»
Humor Variado

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

CENSURA, MORAL E BONS COSTUMES

Com um cheirinho a Carnaval e um gosto já ultrapassado, pelo menos há trinta e picos anos, os portugueses vão-se divertindo com algumas piadas com que nos tem brindado a nossa Justiça, através da interpretação ridícula da Lei.

Ainda está fresquinho o caso do Magalhães pretensamente a exibir imagens pornográficas, que foi proibido num piscar de olhos por “incomodar” alguém que decidiu fazer uma denúncia anónima. O Ministério Público, que primeiro mandou retirar as imagens, voltou rapidamente atrás, tal o ridículo da situação. Lá voltou o Magalhães ao corso, agora replicado em centenas de outras citações e imagens puxando para o humor.

Agora foi de Braga que surgiu a PSP a apreender cinco exemplares de um livro´porque na capa exibe uma pintura de Gustave Courbet, por acaso exposta no Museu D’Orsay, bem à vista de quem o queira visitar. Não serei um especialista em pintura mas creio que qualquer pessoa concorda que a pintura expressa correctamente o que o artista pretendeu representar: “A origem do mundo”.

A PSP tem uma explicação muito interessante para a apreensão do livro em causa, “As crianças, que ali brincam em grande número, terão visto o livro e começado a chamar outras para irem ver a pintura, o que levou as mães e os pais a chamar a PSP, acentuou.” e ainda "Havia possibilidade de haver discussões e mesmo desacatos entre os livreiros e os pais das crianças", afirmou, frisando que vários cidadãos se dirigiram ao piquete da polícia que se encontra "de guarda" ao Banco de Portugal queixando-se e ameaçando "tomar medidas".

Ficamos a saber que as autoridades andam atentas e que a intenção era prevenir possíveis desacatos, e que este caso será enviado para o Tribunal, que decidirá como bem entender.

Estes apelos à moral e bons costumes, de tão bafientos deixaram-me a sensação de que estamos a assistir a uma película que podia ter o nome de “Regresso ao Passado”, se Robert Zemeckis não o tivesse já usado.



««« - »»»
Pinturas Sem Censura
The Origin of the World de Gustave Courbet

Le Sommeil (Sleep) de Gustave Courbet

Pintura de Lucian Freud

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

PRESCRIÇÃO PROVIDENCIAL

Não gosto de pensar que a Justiça não existe, ou pelo menos que não existe quando é precisa, mas a verdade é que os exemplos de “casos” que envolvem gente importante nunca resultam em condenações.


A existência de um processo judicial, o facto de existirem indiciados ou mesmo acusados, não implica que os verdadeiros culpados sejam aqueles que nós supomos, mas o que é mais “difícil de engolir” é que quando os envolvidos são pessoas importantes, nunca se chegue a encontrar os culpados.


Em Portugal já tivemos uns quantos casos de corrupção, e até corruptores, os corrompidos é que não apareceram. Temos casos de comprovado abuso sexual de menores, de forma continuada, mas pedófilos só gente sem dinheiro para contratar bons advogados. Há casos em que desaparece muito dinheiro, muita gente “fica a berrar”, mas ladrões, isso é que vamos ver que não há, por uma razão qualquer.


A prescrição também acontece várias vezes, e como o sino pode salvar um dos contendores no boxe, também aqui alguém escapa às malhas da Justiça.


Devemos acreditar na Justiça que temos?



««« - »»»
Fotografia e Bolhas
Annies escape... by *chrisntheboat
mirror in the sky... by *chrisntheboat
««« - »»»
Humor Automóvel
Naji Benaji
Constantin Pavel

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

ESPÍRITO CARNAVALESCO

Segundo li agora mesmo, o Ministério Público ordenou à Câmara de Torres Vedras que retirasse as imagens de nus femininos que estavam no écran de uma reprodução do computador Magalhães, que era para ser mostrado nesta quadra festiva.

Estamos de regresso aos anos da censura, e nem o Carnaval escapa aos cortes de quem quer fazer prevalecer o seu gosto e a sua opinião. Pessoalmente fiquei surpreendido com esta intervenção do MP, que certamente terá muito mais com que se ocupar do que com a brincadeira, e é ainda mais estranha a atitude, porque o Magalhães pode aceder com facilidade a páginas com conteúdos muito piores.

Não gostei de ouvir esta notícia, e como nada tenho contra o nu feminino, aqui vos presenteio com duas belas moçoilas e, como brinde, aqui fica uma imagem de uma pessoa que eu censuro, e portanto corto na reprodução do Magalhães, mas com uma nota explicativa: não tenho nenhum aparelho destes, a caricatura é notável, e cada um dos meus leitores é livre de censurar ou não o retratado, que eu não sou do Ministério Público.


««« - »»»
Fotografias Sem Censura
V.Potemkin
Aleksey Pavlov
««« - »»»
Humor Capitalista
Bob Englehart

domingo, fevereiro 15, 2009

O PATRIMÓNIO E AS BARRACAS

A proposta do Governo para regular a atribuição a privados da exploração de monumentos nacionais, é um verdadeiro atentado ao Património colectivo e não passa de uma tentativa de desresponsabilização de um executivo que tão mal tem cuidado e gerido o nosso Património histórico.

Já tinha aqui manifestado a minha incomodidade perante a actuação de Pinto Ribeiro, enquanto ministro da Cultura, e confessado o meu receio de que a sua missão fosse mesmo esta, de concessionar ou mesmo alienar o património. Pelos vistos tinha interpretado bem os sinais que ele foi dando.

Não posso deixar de criticar abertamente a tentativa de tentar desvalorizar a importância da nossa memória colectiva, utilizando argumentos perfeitamente deslocados como, “as praias são de domínio público, mas são concedidas a privados quando fazem a exploração de barracas e toldos”, como afirmou Pinto Ribeiro em sede de comissão parlamentar.

O senhor ministro devia explicar porque é que não faz obras de manutenção onde é necessário, e olhe que nem é preciso procurar muito, porque a explicação deve ser “edificante”. A asfixia dos serviços é um problema que o senhor não pode invocar, porque já afirmou que queria fazer mais com menos dinheiro, embora não fizesse a mínima ideia das necessidades do sector.

Se eu fosse primeiro-ministro, demitia-o, prestando assim um favor à nação, porque está visto que pelo seu pé não sai da “Real Barraca” da Ajuda.



««« - »»»
Reflexão

««« - »»»
Fotos e Natureza
Mayfly
Lambert

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

CURTINHAS

Afinal eram poucos – Segundo declarações que vieram a lume na imprensa dos últimos dias, eram apenas cerca de uma dezena de pessoas que faziam operações com o Banco Insular de Cabo Verde, o tal “Banco Virtual” onde se revelaram muitas perdas do agora “nacionalizado” BPN. As afirmações são do administrador do BPN Rui Pedras, que contudo não revelou a identidade da tal dezena de pessoas que efectivamente operavam no Banco Insular, alegando o sigilo profissional. Este é um dos mais recentes episódios do caso BPN, cujos prejuízos alguém há-de pagar, mas que o governo não diz claramente quem vai ou está já a pagar.

Memória e Património – A pretexto da crise, que por vezes até dá muito jeito a um governo que não encontra soluções para os problemas inerentes à governação, a venda de edifícios de que o Estado é proprietário, é uma das soluções encontrada para se obterem receitas extraordinárias. Como a maioria dos grandes e antigos edifícios pertencentes ao Estado se encontram bem situados na malha urbana, e em alguns casos são edifícios classificados, o seu valor é grande. Isto não é contudo significado de obtenção de grandes proveitos, não só porque os tempos não são favoráveis aos negócios imobiliários, mas também porque há edifícios que têm uma história e uma importância tal que devem ser preservados como testemunhos da nossa identidade colectiva. O Governo quer avançar com a venda do Património, muitos cidadãos como eu questionam muito claramente, quais são os critérios estabelecidos que salvaguardam precisamente o Património classificado ou que tenha condições para o ser, neste processo de alienação?



««« - »»»
Arte Digital
Gitte L S Landbo
Gitte L S Landbo

««« - »»»
Humor à Brasileira
Sois rei? Por Baptistão

Carmen Miranda por Carlinhos Muller

sábado, fevereiro 07, 2009

FOLHETIM FREEPORT

Freeport na mira das "secretas"

O Procurador-geral da República (PGR) revelou na última reunião do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) ter desafiado o secretário-geral dos Serviços de Informações da República Portuguesa (SIRP) a investigar as fugas de informação no processo Freeport.

A revelação caiu mal entre os conselheiros, que classificaram a situação como grave, mas Pinto Monteiro diz que se referiu ao tema de “forma irónica”.

In Correio da Manhã




««« - »»»
Fotos com Humor
VadimNesterov

Тримос

««« - »»»
Caricaturas de Políticos
Alinhar ao centroLenin by Alfredo Sabat

George Bush by Alfredo Sabat

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

UM EXEMPLO

Todos puderam ouvir nas notícias televisivas, o presidente dos EUA, Barak Obama, reconhecer que errou nas escolhas para a sua administração, por não ter acautelado todas as situações e por se ter precipitado em algumas escolhas de pessoas, capazes na sua opinião, mas sob suspeita por fugas ao fisco, que embora já regularizadas não apagam de todo a intenção de defraudar, ou revelam o desleixo perante as obrigações cívicas, que não são compatíveis com as escolhas para a governação.

Quer o pedido de desculpas por parte dos infractores, quer o reconhecimento de erros de análise de alguém que acabou de ser legitimado como presidente duma nação, são sinais muito poderosos sobre o perfil exigível a quem se propõe a desempenhar altos cargos governativos.

Não pretendo ser moralista, nem tão pouco justiceiro, mas tenho que constatar que em Portugal estamos a anos-luz de ter estas preocupações e escrúpulos no desempenho de cargos públicos.



««« - »»»
Fotografia e Fruta Verdadeira
Retirada da Net
Pavel Makeev
««« - »»»
Humor de Mordillo

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

O MAIS PREOCUPANTE

A imprensa tem dado bastante destaque às trapalhadas relacionadas com o Freeport, como já tinha acontecido com o caso dos submarinos, com a Moderna, com a Casa Pia, com a Operação Furacão, e alguns outros, que todos tememos que acabem resultando num enorme fiasco, sem castigados por insuficiência de provas, por erros processuais, ou até por prescrição. Quanto maior é o caso e quanto maior o alarido, menores os resultados, esta tem sido a norma.

O que realmente começa a ser não só preocupante, mas já uma ameaça à estabilidade dos países é a praga do desemprego. A crise que todos apelidam de económica começa a fomentar factores de instabilidade que têm tendência a tornar-se incontroláveis. Em França, na Grécia e agora na Inglaterra começaram a surgir os primeiros sinais.

Não estamos perante reivindicações salariais, ou algo do género, estamos perante fenómenos que são motivados pelo desespero perante o desemprego, que acabam por tomar formas e proporções muito perigosas, veja-se o que aconteceu em Inglaterra e que bem pode espalhar-se um pouco por todo o lado. Não quero com isto legitimar tais protestos, longe disso, mas há o perigo de se replicarem situações idênticas um pouco por todo o lado, e isso seria explosivo.

A crise que importa combater com maior rapidez é a do desemprego!


««« - »»»
Pinturas e Esperança
Spring by Dreamnr9

The country life by Dreamnr9
««« - »»»
Humor Hi-Tech


710