quarta-feira, janeiro 13, 2021

CONFINAR E CRITÉRIOS

A partir da próxima sexta feira Portugal vai, mais uma vez, entrar em confinamento devido à grave situação sanitária que enfrenta devido à pandemia de Covid 19.

A decisão do Governo vem agora tentar inverter uma situação que resulta da abertura inoportuna que permitiu no Natal, que nos levou a tristes recordes de infectados, hospitalizados e mortos.

Costa defendeu-se quanto ao atraso no confinamento, com a necessidade de ouvir os especialistas, mas depois acabou por tomar medidas políticas, como aliás lhe competia.

Na generalidade as medidas são as esperadas, atendendo ao que houve no passado e aquilo que se tem dito nos últimos dias, mas existem decisões muito discutíveis e até incompreensíveis.

O não encerramento das escolas, especialmente dos níveis etários mais altos, é absolutamente incompreensível. A maioria dos especialistas indicaram claramente que quanto mais se confinar, melhores e mais rápidos seriam os resultados, mas Costa ignorou isso. Dizer que “até agora as escolas têm tido um funcionamento exemplar” carece de fundamento científico, e está em absoluta contradição com outra afirmação, também do 1º ministro “quanto mais isolados estivéssemos menos transmitimos. Se todos fizessem isso de forma espontânea não teríamos de estar aqui hoje.”

É discutível que se permitam os serviços religiosos e não se permitam espectáculos culturais, que obedecem às mesmas restrições por parte da DGS, ou que se proíbam os desportos amadores e não os profissionais.

As críticas são legítimas e muitas absolutamente fundadas,  mas como a decisão é política, a responsabilidade também é dos decisores, e não vale a pena tentar desviar as responsabilidade para os portugueses, como tem acontecido.

                                                         Regra é ficar em casa”. António Costa anuncia confinamento geral a partir  de 00h00 de sexta-feira – O Jornal Económico

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Qualquer decisão seria sempre discutível, mas também me chamou a atenção o facto das cerimónias religiosas não estarem abrangidas, bem como as actividades desportvas amadoras (pois, o futebol dos milhões não pode parar!...) As decisões políticas não podem ser titubeantes nem andar a reboque de interesses económicos. Igualmente penso que as escolas deveriam ser encerradas, incluindo obviamente as universidades.
    Querer agradar a gregos e troianos traz custos pesados, políticos e sociais. No fundo, as medidas são semelhantes às do ano passado, levezinhas, e sabemos agora quais foram os resultados. No verão que tivemos, longo, os números foram positivos mas este inverno, de frio intenso, aconselharia, talvez, a medidas mais rigorosas. A ver vamos!

    ResponderEliminar
  3. Vamos verno que vai dar. As pessoas não têm juízo e estão-se nas tintas para os outros. Em frente à minha porta tenho a LIDL. Cá fora as pessoas aguardam em filas distanciadas e quando entre estão dez pessoas quase em cima um das outras na bancada da fruta. Hoje havia óculos de leitura. Havia pessoas a abrir as caixas e a experimentar os óculos que voltavam a meter nas caixas. Já na fila para a caixa, devidamente distanciada da pessoa que estava na frente, veio uma senhora que se pôs mesmo nas minhas costas. tentei desviar-me para o lado e ela avançou como se quisesse passar à minha frente. Com gente assim de que serve o confinamento?
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar