quarta-feira, janeiro 20, 2021

INDEX - CURIOSIDADE

Isto de andar à volta com livros antigos em latim tentando relembrar as lições (poucas) a que assisti, e às quais não dava qualquer atenção, por serem obrigatórias, leva-me a encontrar coisas com as quais me cruzei no meu percurso laboral.
 
Passando pelo estudo da Inquisição, e cruzando isso com a Biblioteca de Mafra, lá fui esbarrar no Index e nos livros proibidos que lá se encontram com a classificação de "Miscelânia vária". 
 
A minha curiosidade residia nos critérios de proibição a que obedecia quem colocava os livros na tal relação, e diga-se que foi com alguma rapidez que lá cheguei, pois as 10 regras estão logo no princípio do livro.
 
Agora vou dar mais umas voltinhas por aqui, por mera curiosidade e também para exercitar a língua.
 
Uma gravura do livro

                                 Esta é a 4ª Regra, dum total de 10

 

1 comentário: