terça-feira, janeiro 12, 2021

MUSEUS - GRÁTIS É BOM?

A Direcção Geral do Património Cultural veio ontem anunciar que os museus palácios e monumentos sob sua tutela passam a ser gratuitos durante todo o dia aos domingos e feriados, duplicando assim o período da gratuitidade que vigorava.

É habitual dizer-se que quanto mais coisas forem grátis, melhor, mas será que é mesmo assim? Num mundo perfeito talvez fosse assim, mas nós não vivemos num mundo perfeito, e todos pensamos de modo diferente, o que nos faz únicos.

Comecemos por considerar que os melhores museus do mundo, quase todos, têm entradas pagas, e que os palácios com entradas mais caras de Portugal, são os mais visitados. Será que isto desmente a teoria dos que acham que ser grátis é que é bom?

Recordo-me de um dia os responsáveis dum serviço destes ter decidido que o bilhete de entrada devia dar direito a um desdobrável que normalmente servia de guia aos visitantes e, ao final do dia viam-se desdobráveis pelo chão, dentro e fora do serviço. Dá-se mesmo assim tanto valor ao que é gratuito?

Sou sensível ao argumento que todos devíamos ter direito a aceder aos bens culturais, independentemente do tamanh da nossa bolsa, mas curiosamente parece que só o querem aplicar ao Património.Também acho que se devia chegar a quem menos pode, e a quem menos tem acesso ao nosso Património, mas será que para isso basta abrir as portas?

Boa parte dos nossos museus, palácios e monumentos não tem visitas guiadas grátis, a que os portugueses possam aceder, de modo a acrescentar algum conteúdo à visita. Quantos têm uma aplicação acessível através do telemóvel que quase todos temos? Custará assim tanto fornecer Cultura em vez de dar apenas a oportunidade para se tirarem uma selfies com um fundo diferente?

Por último mas não menos verdadeiro, será que já pensaram na DGPC que com esta medida só estão a pedir maiores esforços aos trabalhadores da vigilância, que além de serem escassos são muito mal pagos (pouco acima do SMN), e são discriminados pois ao contrário dos seus colegas com a mesma categoria, são obrigados a trabalhar sábados, domingos, sem receberem mais por isso?

É tão fácil decretar as gratuitidades, mas não vale vir logo de seguida dizer que não têm verbas para fazer a manutenção dos museus, palácios e monumentos, ou para contratar o pessoal necessário, ou ainda para pagar melhor aos funcionários.


 

1 comentário: