sábado, maio 31, 2008

EU CÂNCIEI-ME DELA

O meu hábito de muitos anos de ler jornais logo pela manhã, e de ouvir as notícias na rádio, faz com que seja confrontado com diversos artigos e espaços de opinião, com os quais não concordo, e isso é normal, mas por vezes dou com alguns que me irritam, e por vezes muito.

Ontem li um artigo da doutora Fernanda Câncio, com o título de «Pobre Portugal», que me deu umas voltas ao estômago, não apenas por não concordar com as conclusões a que a autora chega, mas porque é óbvio que ninguém pode acreditar no que a senhora pretende provar, apesar do malabarismo que faz dos números.

Já afirmei, e reitero, que as estatísticas são um instrumento à nossa disposição, mas que quando mal utilizadas nos conduzem a tremendos erros. Infelizmente na maioria dos casos recorre-se a elas para tentar provar algo, e normalmente desprezam-se as evidências e o conhecimento prático, chegando-se a resultados que são disparatados.

Trabalho com cálculos de materiais e estruturas, consulto literatura técnica resultante de estudos laboratoriais e experimentais, mas nunca por nunca deixei de dar importância à experiência e ao conhecimento obtido no campo, pois por mais exactos que estejam os estudos teóricos, só depois de comprovado o seu comportamento na prática, é que temos a confiança necessária para a utilização dos novos materiais.

Tudo isto a propósito de uma frase que condensa o artigo da doutora Fernanda Câncio, que afirma que a «taxa qualitativa da pobreza (em Portugal) está ao nível da da Finlândia». Antes que me esqueça, também podia acrescentar a Irlanda, a Noruega e a Suécia.

Porque será que o DN não envia a sua colaboradora aos países com a taxa qualitativa de pobreza ao nível da portuguesa para ela poder acrescentar à teoria dos números estatísticos, a experiência da constatação “in loco”? Talvez só assim perceba o disparate das conclusões com que nos brindou.

««« - »»»
Fotos - Interiores
Seashell by missxmisery

Perspectiva by bristena

casa 09 by perspectivasyrenders

««« - »»»

Humor do Brasil

Rico

Rico

quinta-feira, maio 29, 2008

A ESSÊNCIA DO MAL

Nova aventura de 007 foi lançada hoje e já esgotou
Todos querem conhecer “A Essência do Mal” de James Bond
28.05.2008 - 17h44 Ana Machado

Chama-se “Devil May Care”. Mas entre nós tomou o nome de “A Essência do Mal”. O livro, que revela a nova aventura do mais famoso espião do mundo, James Bond, foi posto ontem à noite à venda, para comemorar os 100 anos de Sir Ian Fleming, que nasceu a 28 de Maio de 1908. E em Portugal esgotou nas primeiras horas.“Está a ser uma loucura. Os 6500 exemplares da primeira edição esgotaram logo ontem à noite”, contou ao PÚBLICO Filipe Simões, da Civilização Editora, que publicou o título em Portugal.
Mais


VERSÕES PIRATEADAS (Imagens retiradas da Net)

««« - »»»

Pintura

SPINOLA BAY COMISSION by Evilpainter

Kalkara 2 by Evilpainter

««« - »»»

Humor Francês


quarta-feira, maio 28, 2008

POUPEM-ME...

O economista Augusto Mateus, o mesmo que coordenou o estudo para a cidade aeroportuária na Ota, veio agora dizer-nos que a construção do aeroporto naquela localidade seria apenas uma despesa, ao contrário de Alcochete onde se fará um investimento.

Evidentemente que o douto Augusto Mateus é apenas humano, e portanto está sujeito a errar e a acertar como qualquer de nós, mas não consegui perceber porque é que só agora, e depois da decisão final sobre a localização do novo aeroporto, é que veio dizer isto e não antes? Já agora, também podia informar-nos se tinha informado o senhor ministro Mário Lino, e quando, bem como qual a “despesa” deste estudo que coordenou e que não vai servir para nada.

Já que mencionei o senhor ministro Mário Lino, também registo aqui a sua afirmação sobre o aumento das indemnizações às empresas para cobrir o congelamento de preços dos passes sociais, em Lisboa e no Porto. Parece-me que afinal o ministro Manuel Pinho cometeu mais uma argolada, e José Sócrates outra, porque ainda há poucos dias afirmavam que intervir era indecoroso, e os congelamentos eram medidas demagógicas que beneficiavam apenas quem tinha automóvel.

Então este congelamento, pela mesma ordem de ideias, e seguindo igual raciocínio, beneficiam ainda menos portugueses, solicitando (obrigando) um maior esforço ainda, aos que já são “esmifrados” com os impostos sobre os produtos petrolíferos. Ou será que afinal estou enganado e o governo pretende apenas beneficiar algumas empresas de transportes urbanos?

O defeito deve ser meu, porque não acredito que tão insignes senhores, possam ser tão incoerentes no discurso e na acção. Desculpem lá a minha ignorância.

««« - »»»
Fotos Manipuladas
Vedma Natka

Брушша

««« - »»»

Humor Combustível

Monte Wolverton

Cal Grondahl

terça-feira, maio 27, 2008

DEMAGOGIA

Combustíveis: Governo não cederá ao «facilitismo», diz PM
…«Este não é o momento para ceder nem à demagogia nem à facilidade. Um governo responsável não o pode fazer, deve sim ajudar quem mais precisa e foi o que fizemos», sublinhou o primeiro-ministro.

Mais

Combustíveis: Sócrates diz que está a ajudar quem mais precisa
Primeiro-ministro mostra-se irredutível quanto aos combustíveis e diz que Governo vai resistir «à demagogia»
Mais



««« - »»»

Boicote do Goraz


««« - »»»

Humor - Os Amigos...
Bush by Zach Trenholm

Osama Bin Laden by Zach Trenholm

domingo, maio 25, 2008

A NOVIDADE É O ALHO

Está passado mais um domingo neste país sensaborão, nada de novo há a relatar, tudo corre com a normalidade a que estamos habituados.

Desta vez não foi a Galp a subir primeiro os preços, agora foi a BP, já que tinha acontecido o contrário no último aumento, o que vem provar que não há concertação de preços, mesmo que ambas vendam os combustíveis exactamente ao mesmo preço, o que é apenas uma coincidência.

O governo português admite a passagem de voos da CIA por Portugal, bem como o embaixador dos EUA, mas não sabem quem vinha nos aviões, apesar do seu destino ou origem ser Guantanamo, por isso não há nada a esconder ou a temer. Não sei se perceberam bem, mas há ocasiões em que é conveniente afirmar ignorância, ainda que isso não abone a favor do rigor tantas vezes invocado.

Na política temos Manuela Ferreira Leite a dizer que é a melhor para enfrentar Sócrates, eu tive que ler a notícia toda porque fiquei na dúvida se era para chefiar o PS ou o PSD, mas afinal era para o PSD, se é que alguém lhes encontra diferenças.

Também soubemos que o crédito malparado atingiu novos recorde em Março, mas como diz o 1º ministro, a economia do país está de boa saúde, o que nos deixa muito mais descansados.

A única novidade que tenho para vos dar hoje, é que o alho seco do Modelo é originário da China e ostenta o selo de qualidade e frescura daquela superfície comercial. Esta, tenho a certeza que a maioria dos leitores não sabia.

Boa semana
Não acreditavam?
««« - »»»

Fotos - As Aves

vikneg

Konstantin

««« - »»»

Humor Domingueiro

Stringer

Pavel Constantin

sexta-feira, maio 23, 2008

SOMOS QUASE CAMPEÕES

Depois de tantos nos dizerem que Portugal estava no pelotão da frente e que de país da tanga tínhamos passado a ter resolvido o problema do défice, eis que o nunca acreditámos afinal se revela verdadeiro: estamos no pódio.

O nosso governo pode não gostar das notícias, e até as pode vir contestar, mas Bruxelas vem afirmar peremptoriamente que Portugal é campeão de desigualdades sociais. Logo apareceu um ministro a tentar apagar o fogo, dizendo que os dados eram de 2004, mas não tardou a Comissão a vir reiterar o que tinha dito, e a nuance era de que havia agora um país pior que Portugal, mas as desigualdades continuavam a manter-se. Por isso sempre subimos ao pódio, demonstrando que estamos no pelotão da frente.

Como curiosidade temos que a República Checa, com um PIB idêntico ao nosso, apresenta uma taxa de crescimento maior, e tem um desempenho em termos de distribuição de riqueza, muito superior ao nosso. Afinal até os países do alargamento, que partiram de um patamar mais baixo, conseguiram em pouco tempo ultrapassar-nos.

Os senhores políticos, e os senhores empresários, talvez possam agora meditar com profundidade, e concluir o que sempre foi óbvio para mim, que o problema está na governação, na liderança, e na organização, e não do lado do factor trabalho como têm vindo a teimar desde há muito. Por aí não há mais por onde cortar, as desigualdades já são por demais evidentes e gritantes, e a continuar com estas práticas a insegurança aumentará e a revolta cairá, mais cedo ou mais tarde, nas ruas.

««« - »»»
Oferta da São
««« - »»»

Fotos - Estão Entre Nós

Alien Wedding By Proverb

Alien Idol by DestinationCreation

««« - »»»

Humor do Brasil

Junião

Junião

pet & cia hotel por Goiaba

quarta-feira, maio 21, 2008

CURIOSIDADES DA DEMAGOGIA

José Sócrates acusou Santana Lopes de demagogia por este ter afirmado que «há fome em Portugal». Todos conhecemos Santana Lopes, mas também conhecemos José Sócrates, e sem querer fazer juízos de carácter, lembro que mais uma vez fomos chamados a contribuir para o Banco Alimentar Contra a Fome, precisamente porque há mais gente a recorrer a este auxílio, exactamente porque há mais gente com carências.

Por falar em demagogia, também ouvi dizer que baixar o imposto sobre produtos petrolíferos é demagógico e injusto, porque os que não têm carro iriam pagar para os que têm carro. Não percebi bem a lógica de tal afirmação, a menos que haja quem não tenha carro e se “enfrasque” ou ande a “cheirar” gasolina, e mesmo quanto à diminuição das receitas deste imposto também não dá para acreditar que com esta escalada de preços, e mantendo a mesma percentagem de imposto se vá arrecadar mais verba, porque o consumo se vai reduzir drasticamente.

Também achei extraordinário que a baixa do imposto sobre os combustíveis fosse considerada um subsídio ao consumo, no mesmo dia que o 1º ministro anunciou um congelamento dos preços dos passes sociais, que na minha óptica é precisamente um subsídio às empresas de transportes públicos, porque não acredito que sejam elas a arcar com o esforço financeiro.

Curiosamente eu também acho que o senhor ministro da Finanças não foi demagógico quando anunciou os 2,1% de inflação para 2008, nem mesmo quando veio corrigir a previsão para os 2,6% ainda há poucos dias, mesmo que os países da UE já tenham vindo a terreiro, dando números várias vezes superiores a estes. Não é demagogia, é uma coisa diferente, com um nome muito mais forte, que a minha educação não me permite escrever aqui, embora os aumentos dos portugueses tenham sido calculados na base dos 2,1% do senhor Teixeira dos Santos, o mesmo que se vangloriou de ter acertado no défice de 2007, e de ter conseguido um resultado melhor do que a previsão.

O garrote está demasiado apertado, e eu sou apenas um dos muitos que estamos fartos de apertar o cinto sem qualquer compensação. Se houver protestos contra estas políticas, eu alinho com eles, e nem me rala que eles tenham conotações de algum quadrante, a menos que seja do PS.


««« - »»»

Sócrates condenado a pagar 10.000 euros a jornalista
O primeiro-ministro, José Sócrates, foi condenado na semana passada pelo Tribunal da relação de Lisboa a pagar 10.000 euros por danos patrimoniais ao jornalista José António Cerejo, do jornal Público.

Segundo informa hoje o Público, em causa está uma carta publicada pelo diário em Março de 2001, da autoria de José Sócrates, na altura ministro do Ambiente, em que este acusava José António Cerejo de ser «leviano e incompetente», de padecer de «delírio» e de servir «propósitos estranhos à actividade de jornalista».

Leia tudo AQUI
««« - »»»

Fotos e Actualidade

Subir, só com escadote by Ray_Kov

De costas voltadas by Бытовухин

««« - »»»

Humor Nacional

A importância do diospiro in Anterozóide

Padrão estiloso in Anterozóide

terça-feira, maio 20, 2008

BAIXAR O PREÇO, É MENTIRA

O fim da taxa de aluguer dos contadores de água fez alguns consumidores pensar que iria ter um alívio na factura da água. Pois bem, isso não vai ser acontecer, pelo menos no entender da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Segundo esta associação «a Lei das Finanças Locais diz que os preços dos serviços prestados pelos municípios têm de ser reais. Se há uma parcela que sai [ a do aluguer] tem de ser reposta».

Os consumidores assistem incrédulos às declarações dos responsáveis políticos, que no poder local dizem que a Assembleia da República criou um «furo legal» e que com a aprovação de uma lei que classifica de «demagógica e leviana», e no poder central afirmam que a taxa de disponibilidade para compensar a perda do aluguer de contador é ilegal.

Estes senhores pelos quais pagamos impostos para auferirem generosos impostos, não se entendem na elaboração e interpretação das leis, e o que começa a ficar evidente para todos, é que baixar os preços, é mentira.

Cada vez mais me custa entender estes servidores da causa pública, que parecem estar mais preocupados com o negócio (da água) ou com o arrecadar de votos, porque é evidente que não podem ter ambos razão, com conclusões diametralmente opostas.
Entendam-se meus senhores, na defesa dos consumidores, claro, porque são esses que vos pagam o vencimento e aos quais vocês juraram servir.

««« - »»»
Pintura
Lotus by Noomelo - Oil

Orchid by Noomelo - Oil

rose made from clay by lukkie

««« - »»»

Humor do Brasil

Biratan

Biratan

segunda-feira, maio 19, 2008

MUSEUS - BALANÇO DA FESTA

Celebrou-se no domingo o Dia Internacional dos Museus, que desde sábado à noite trouxe aos museus muitos milhares de visitantes que tiveram a oportunidade de assistir a diversas actividades, ou simplesmente aproveitaram para ver ou rever o nosso Património. Estas actividades envolveram centenas de profissionais por todo o país, que procuraram fazer o seu melhor apesar da escassez de meios materiais e humanos que de todos são conhecidos.

Não é conhecido ainda um balanço oficial desta comemoração, mas em Lisboa pude constatar que Belém estava repleto de gente e em Sintra assistia-se também a um verdadeiro corrupio de autocarros e de gente.

Como nota final saliento a iniciativa da autarquia de Tomar que em parceria com a associação local de comerciantes concede descontos de 10% em 130 estabelecimentos comerciais da cidade, até 31 de Maio, a quem apresentar o cartão comprovativo de ter visitado no dia 18 o Núcleo de Arte Contemporânea. Por ser inédita e simpática, esta iniciativa merece ficar registada.

(Colaboração do Palaciano)
««« - »»»

««« - »»»

Fotos - Janelas

The window by papadimitriou

Bringing colors in the work by Toothrot

««« - »»»

Humor Russo