Quase todos ouvimos falar das “contas de merceeiro” quando alguém é criticado por utilizar apenas cálculos aritméticos. É usual pensar-se que a simplicidade contabilística é inimiga da boa gestão, onde devem imperar as equações e o cálculo de probabilidades, bem condimentadas com o conhecimento da estatística e dos mercados mundiais.
Afinal as “contas de merceeiro” parecem ser mais exactas do que as previsões dos mais reconhecidos economistas nacionais. Veja-se o falhanço no cálculo do crescimento económico português, que estava previsto ser de 2,2% e agora foi corrigido para 1,5%. Mas não será este o único falhanço nas previsões do governo, também a inflação que dizem irá ser de 2,1%, vai ser muito superior, o que até nem é novidade porque sistematicamente os governos (todos) são useiros e vezeiros em errar esta previsão, influenciando deste modo a evolução negativa dos salários.
Numa altura em que o ministro das Finanças que fala de rigor, vem corrigir os seus cálculos, e apregoa seriedade, e um dos candidatos à chefia do maior partido da oposição, ganha alguns apoios por idênticos atributos e por ser economista, apetece-me gritar bem alto: MERCEEIROS AO PODER!
O Goraz a contas...Afinal as “contas de merceeiro” parecem ser mais exactas do que as previsões dos mais reconhecidos economistas nacionais. Veja-se o falhanço no cálculo do crescimento económico português, que estava previsto ser de 2,2% e agora foi corrigido para 1,5%. Mas não será este o único falhanço nas previsões do governo, também a inflação que dizem irá ser de 2,1%, vai ser muito superior, o que até nem é novidade porque sistematicamente os governos (todos) são useiros e vezeiros em errar esta previsão, influenciando deste modo a evolução negativa dos salários.
Numa altura em que o ministro das Finanças que fala de rigor, vem corrigir os seus cálculos, e apregoa seriedade, e um dos candidatos à chefia do maior partido da oposição, ganha alguns apoios por idênticos atributos e por ser economista, apetece-me gritar bem alto: MERCEEIROS AO PODER!
««« - »»»
Fotos - Antigo/Moderno
Prever, planificar e calcular parece nao ser o forte dos governantes que nos têm calhado desde há muito tempo... obviamente uns mais que outros!
ResponderEliminarUm abraço
António
Eles até fazem bem as contas, as deles, porque descansa que não se perdem nem andam por aí de mão estendida como fez crer o A.S. por diversas vezes. Já para o lado dos que trabalham e descontam porque não têm outro remédio, os enganos como o da taxa de inflação, isso é manobra para nos lixar bem lixados, porque os aumentos são feitos nessa base.
ResponderEliminarGostei das contas do peixe (Goz) e do carrito rosa...
Lol
AnarKa
cortar em tudo, so respira lol enfim...
ResponderEliminarBeijinhos
Bom fim semana
Caro Guardião, passei para te desejar um optimo fim de semana...
ResponderEliminarAbraço
Se isto desse para cima o mérito era deles, como deu para baixo a culpa é da conjuntura internacional.
ResponderEliminarSó tem que me explicar porque é que somos o país foi o pior da UE!
A resposta é simples, apertar o pescoço um pouco assusta, apertar de mais asfixia! Sócrates e a sua corja asfixiaram o país e não têm competência para o reanimar!
Um abraço sem fôlego
O segundo parágrafo tem um erro mas não vou emendar, faço como eles!
ResponderEliminarUm abraço sem emenda
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarJá não há mais onde cortar, excepto nos malandros que comem à nossa custa e que (des)governam a nação.
ResponderEliminarBjos da Sílvia
A música, amigo Guardião!
ResponderEliminarQuem sabe se contas de merceeiro não resultariam em melhores resultados!
Isto já não tem conserto, meu caro!
Um abraço e bom fim de semana.
Estimado Amigo Guardião,
ResponderEliminarHoje não me apetece desperdiçar o meu tempo com merceeiros (com o devido respeito pelos verdadeiros merceeiros...).
Por isso, deixo apenas um beijo amigo e fraterno, com votos de feliz Fim de Semana.
Maria Faia