quarta-feira, agosto 31, 2011

SEREIAS

As sereias são criaturas míticas que supostamente vivem nos mares do mundo todo. Sua metade superior se parece com uma linda mulher com cabelos compridos e da cintura para baixo elas têm corpo de peixe.

Marinheiros e pescadores vêm contando histórias de sereias há séculos; a primeira foi vista em 1000 aC na Assíria. A imagem mais popular de uma sereia é aquela onde ela aparece sentada em uma pedra admirando a sua beleza no espelho.

Algumas sereias são criaturas boas, que atendem aos pedidos dos marinheiros que as ajudam. Mas muitas dessas aparições significam má sorte, um presságio de uma tempestade ou naufrágio. Há outras histórias que falam do canto enfeitiçado das sereias que seduzem os marinheiros até as pedras onde seus navios são esmagados em pedacinhos.

««« - »»»
Humor - Mitologia em Crise

««« - »»»
Foto - Zínia

segunda-feira, agosto 29, 2011

PATRIMÓNIO EM RISCO

Gadamés ou Ghadames, é um oásis na Líbia onde temos um conjunto de construções de arquitectura tradicional, típica destas paragens desérticas, que estão classificadas pela UNESCO como Património Mundial.

Enquanto continuam os combates em alguns locais, e não se descobre o paradeiro de Kadafi este local fica um pouco esquecido de todos, podendo estar em perigo de vandalismo ou mesmo de destruição, a coberto da confusão instalada.


««« - »»»
Humor - Decadência

domingo, agosto 28, 2011

GUITARRA PORTUGUESA

O som inesquecível da guitarra nas mãos de um mestre.


««« - »»»
Humor - Casal Ternura

««« - »»»
Foto - Amarelas

sexta-feira, agosto 26, 2011

A PIADA DA SEMANA

Mandaram-me o link de uma notícia, em que um comentador televisivo da nossa praça, Carlos Abreu Amorim, afirma que “Jardim é o político mais injustiçado de Portugal”.

Mesmo tendo em linha de conta que este professor da Universidade do Minho é vice-presidente da bancada do PSD, a afirmação é difícil de “engolir”.

Há qualquer coisa que eu não percebo nestes políticos do “contenente”, como diz o Alberto João, que mesmo sendo insultados pelo dito vezes sem conta, acabam sempre por o “trazer ao colo”, vá-se lá saber porque obscuras razões.

Em parte eu até podia concordar com o CAA, porque a confirmar-se metade daquilo que se tem dito do AJJ, ele já devia estar na cadeia há muito tempo, e como não está quer dizer que a Justiça no seu caso não tem funcionado.

Como diz o meu prezado amigo Palaciano, “Portugal é um país de mentirinha”, e “estes nossos políticos são bons… humoristas”.

Nota: Não tendo encontrado nenhuma caricatura de CAA, socorri-me das de AJJ que eu considerei de muito boa qualidade. Para que conste, a música que escolhi hoje para a barra do lado direito, só vagamente tem algo que ver com o post.

««« - »»»
Caricaturas de Mestre


quinta-feira, agosto 25, 2011

IRONIAS

Um destes dias, andava eu a fazer umas buscas sobre publicidade institucional e vai daí bati com os olhos no boneco que segue, e que todos conhecem. Não posso dizer que seja um dos que mais me tenham chamado a atenção, pelo menos até agora, mas as coisas mudaram...

Pois é. Eu que até nem sou fã de José de Guimarães, passei a perceber o que é que o artista estava a pensar quando pintou este "boneco", pelo menos tendo em atenção a legenda que encontrei, precisamente relativa ao "boneco".
Acreditem, ou não, a legenda é mesmo esta. Não sei se o artista também tem dotes de adivinhação, ou se quem adoptou o "boneco" para fazer publicidade ao Turismo de Portugal, estava já a prever que o país estava à beira de se afogar em dívidas, por inépcia de quem nos devia governar.

quarta-feira, agosto 24, 2011

AS ASSIMETRIAS DO PAÍS

Uma das notícias do dia é a do risco real que existe de crianças do pré-escolar poderem ficar sem refeições no regresso à escola.

Segundo se diz, e eu acredito, as autarquias não receberam as verbas que deviam ser transferidas do Ministério da Educação para este efeito, e com as restrições orçamentais que se conhecem não conseguem fazer face aos encargos com as refeições.

Outra notícia também agora conhecida revela que ao contrário do que se passa com os milionários franceses, os seus parceiros portugueses não parecem dispostos a contribuir mais para se sair da crise.

A solidariedade dos nossos ricaços não vai além da caridadezinha, e mesmo quando a miséria já atinge quem ainda tem trabalho e alguma saúde, as suas mãos fecham-se, mantendo o objectivo de aproveitar ao máximo a situação actual, para amealhar mesmo que à custa de mais miséria.

Não admira que este seja um dos países europeus com maiores assimetrias sociais e com um fosso cada vez maior entre ricos e pobres.
««« - »»»
Foto - Blue

««« - »»»
Humor e Braço de Ferro

terça-feira, agosto 23, 2011

O DINHEIRO

O dinheiro influencia, e de que maneira, o comportamento das pessoas em geral, e dos políticos, em particular.

Todos nos recordamos da visita de Kadhfi a Lisboa e dos altos dignitários portugueses que o visitaram na sua tenda. Não quero ser injusto com o nosso país, e acrescento que eram muitos os políticos europeus que também o recebiam com as maiores deferências, e que agora fazem coro connosco chamando ditador ao líbio que antes bajularam.

Quem é que já não está farto de ouvir o Alberto J. Jardim a dizer que a culpa das dívidas da Madeira é de alguém do continente, mesmo sendo ele quem governa o arquipélago há décadas? Claro que ele não deixa de se recandidatar e de infernizar a vida dos políticos nacionais, continuando a gastar alegremente a massa, mas responsabilizando os outros, como convém.

Podia também referir que temos um governo eleito democraticamente, que decidiu criar um imposto, ou taxa como dizem, que se aplica só a rendimentos do trabalho e de pensões, mas que não se aplica a rendimentos do capital, o que dificilmente se pode considerar justo e democrático.

Por alguma razão se diz que “dinheiro é aquilo com que tudo se compra”, e com alguma razão.

««« - »»»
Humor - Debaixo do Tapete
Silvano Mello
««« - »»»
Foto - O Último

segunda-feira, agosto 22, 2011

A MORALIDADE PÚBLICA DEGRADADA

Iludimos os nossos próprios olhos: quando recobrimos os tectos a ouro o que fazemos senão deleitar-nos com uma mentira? Sabemos bem que por baixo desse ouro se oculta reles madeira! Mas não são só as paredes ou os tectos que se recobrem de uma ligeira camada: também a felicidade destes aparentes grandes da nossa sociedade é uma felicidade «dourada»! Observa atentamente, e verás a corrupção que se esconde sob essa leve capa de dignidade. Desde que o dinheiro (que tanto atrai a atenção de inúmeros magistrados e juízes e tantos mesmo promove a magistrados e juízes!...), desde que o dinheiro, digo, começou a merecer honras, a honra autêntica começou a perder terreno; alternadamente vendedores ou objectos postos à venda, habituamo-nos a perguntar pela quantidade, e não pela qualidade das coisas. Somos boas pessoas por interesse, somos bandidos por interesse, praticamos a moralidade enquanto dela esperamos tirar lucro, sempre prontos a inverter a marcha se pensamos que o crime pode ser mais rendível. Os nossos pais habituaram-nos a dar valor ao ouro e à prata, e a cupidez que assim nos foi instilada ganhou raízes e foi crescendo connosco. Toda a gente, ao fim e ao cabo tão díspar em tudo o mais, está de pleno acordo quanto ao «vil metal»: só a ele aspira, só a ele deseja para os seus, e é ele a coisa mais preciosa que encontra para oferecer aos deuses em acção de graças! A moralidade pública degradou-se a tal ponto que a pobreza é objecto de maldição e causa de opróbrio, desprezada pelos ricos e odiosa aos pobres.

Séneca, in 'Cartas a Lucílio'

««« - »»»
Porco Poliglota

««« - »»»
Imagem Sorridente
Digital Pig

sábado, agosto 20, 2011

TESTANDO OS LIMITES

Talvez estejam a pensar em desportos radicais ou em alta competição, mas talvez fosse mais fácil debruçarem-se sobre as dificuldades da vida, em Portugal, e nos dados do consumo. O consumo das famílias

Segundo as estatísticas conhecidas, o consumo privado que está a descer há oito meses, teve uma queda no mês de Julho de 3,4%, que é a maior desde que existem dados disponíveis.

Se nas actividades radicais o perigo é controlado, procurando-se sempre garantir a segurança dos praticantes, na difícil vida dos portugueses a segurança não tem sido acautelada pelos dirigentes políticos, que arriscam sem sequer estimarem as consequências dos seus actos na vida de grande parte dos governados.

Sabedores de que em Julho ainda não se sentiam os aumentos da água, luz e dos restantes artigos cujo IVA será aumentado, só podemos prever que até ao final do ano as coisas ainda vão ficar mais negras, culminando no mês de Dezembro com o corte do subsídio de Natal.

Saber quando se deve parar é uma virtude, mas há sempre quem desconheça os limites e vá além do que é recomendável e suportável, o que pode ter desagradáveis consequências.

««« - »»»
Humor e Consumo Privado

««« - »»»
Foto - O Insaciável

quinta-feira, agosto 18, 2011

FORÇA E FRAQUEZA

Os Fortes Aspiram a Separar-se e os Fracos a Unir-se
O crescimento da comunidade frutifica no indivíduo um interesse novo que o aparta da sua pena pessoal, da sua aversão à sua própria pessoa. Todos os doentes aspiram instintivamente a organizar-se em rebanhos, o sacerdote ascético adivinha este instinto e alenta-os onde quer que haja rebanhos, o instinto de fraqueza forma-os, a habilidade do sacerdote organiza-os. Não nos enganemos: os fortes aspiram a separar-se e os fracos a unir-se; se os primeiros se reúnem, é para uma acção agressiva comum, que repugna muito à consciência de cada qual; pelo contrário, os últimos unem-se pelo prazer que acham em unir-se; porque isto satisfaz o seu instinto, assim como irrita o instinto dos fortes. Toda a oligarquia envolve o desejo da tirania; treme continuamente por causa do esforço que cada um dos indivíduos tem que fazer para dominar este desejo.

Friedrich Nietzsche, in 'Genealogia da Moral'

««« - »»»
Sem Sentido de Humor


terça-feira, agosto 16, 2011

IC19 PORTAJADO

Esta notícia da vontade da Câmara de Lisboa de portajar o IC19 já chegou aqui aos confins de Portugal, e o que me apetece é rir, para não dizer uma série de asneiras adequadas a tamanha asneirada.

Uma das vias mais congestionadas da Europa, com acessos a cada 200 ou 300 metros e sem qualquer tipo de alternativas, poderá vir a ser portajada por vontade da Câmara de Lisboa, ainda que a maior parte do seu percurso esteja no concelho vizinho, o de Sintra.

Já não se trata da corrida do burro contra o Ferrari, nem de uma mentira do 1º de Abril, mas sim o cair da máscara de uns quantos senhores que desperdiçam por um lado e oneram os outros pelas suas asneiras.

««« - »»»
Música e Império

««« - »»»
Foto - Velocidade

domingo, agosto 14, 2011

INDIFERENÇA EM POLÍTICA

Um dos piores sintomas de desorganização social, que num povo livre se pode manifestar, é a indiferença da parte dos governados para o que diz respeito aos homens e às cousas do governo, porque, num povo livre, esses homens e essas cousas são os símbolos da actividade, das energias, da vida social, são os depositários da vontade e da soberania nacional.

Que um povo de escravos folgue indiferente ou durma o sono solto enquanto em cima se forjam as algemas servis, enquanto sobre o seu mesmo peito, como em bigorna insensível se bate a espada que lho há-de trespassar, é triste, mas compreende-se porque esse sono é o da abjecção e da ignomínia.

Mas quando é livre esse povo, quando a paz lhe é ainda convalescença para as feridas ganhadas em defesa dessa liberdade, quando começa a ter consciência de si e da sua soberania... que então, como tomado de vertigem, desvie os olhos do norte que tanto lhe custara a avistar e deixe correr indiferente a sabor do vento e da onda o navio que tanto risco lhe dera a lançar do porto; para esse povo é como de morte este sintoma, porque é o olvido da ideia que há pouco ainda lhe custara tanto suor tinto com tanto sangue, porque é renegar da bandeira da sua fé, porque é uma nação apóstata da religião das nações - a liberdade!

Antero de Quental, in 'Prosas da Época de Coimbra'

««« - »»»
Foto - Work in Progress

««« - »»»
Humor Internacional
Tayo Fatunla
Pavel Constantin

quinta-feira, agosto 11, 2011

ALFAMA



Em tempo de férias vale-me a contribuição dos amigos e a música portuguesa, que nem sempre tem merecido a devida atenção neste espaço.

««« - »»»
Foto - Beleza Florida

««« - »»»
Humor Arqueológico

terça-feira, agosto 09, 2011

RAZÕES PARA A REVOLTA

Já não dá para esconder o descontentamento que grassa no mundo ocidental, em especial na Europa. Uns falam da Grécia, onde para além das sucessivas manifestações se instalou uma anarquia quase completa, mas podiam falar na Itália, na França e em Espanha, onde igualmente as coisas se degradam a cada dia que passa.

Foi preciso chegar a Inglaterra para começarem a soar as campainhas de alarme, porque tudo descambou para a violência e a lei e a ordem começaram a perigar, para se começar a tentar descortinar as razões do mau estar social.

Há razões concretas para se chegar a esta situação, e elas estão directamente ligadas a outro problema, o que está a ocupar as mentes dos políticos, que é a economia. Enquanto for a economia a tomar toda a atenção e tempo destes senhores, a situação não tem solução.

Desemprego, instabilidade laboral, perda de direitos sociais, incerteza no futuro ou mesmo a ausência de perspectivas de um futuro melhor, são um conjunto explosivo de razões para a revolta e para a insegurança na sociedade em que vivemos, onde as pessoas foram relegadas para um lugar secundário, e onde tudo se resume a números e pouco mais.

««« - »»»
Foto - Beleza
By Palaciano
««« - »»»
Humor Desorientado

segunda-feira, agosto 08, 2011

A INDEPENDÊNCIA

Para alguns portugueses a independência da imprensa está assegurada se quase toda a imprensa e televisão estiver nas mãos de privados, mas será que isso é realmente verdade?

Portugal é um país pequeno em que há poucos poderes económicos com uma dimensão que lhes permita ser proprietários de meios de comunicação social, por isso é mais do que duvidoso que esteja garantida a isenção da mesma.

No passado domingo a notícia com mais relevo na imprensa foi sobre os preços dos passes sociais em Lisboa e no Porto e a sua comparação com as grandes capitais europeias. Tratava-se de uma comparação impossível, entre Lisboa e Porto, com Madrid, Londres e Paris, como se os transportes destas cidades tivessem comparação possível.

Tanto quanto pude perceber a notícia terá tido origem na Lusa, e mesmo descontando a impossibilidade de comparação entre os transportes públicos nacionais e os dos países com os quais foi feita a comparação, são notórios os erros grosseiros, como os de ignorar que a esmagadora maioria dos trabalhadores de Lisboa, por exemplo, residir na zona de Sintra e na outra banda, o que altera substancialmente os valores apresentados.

Com uma imprensa ao serviço de quem tem óbvios interesses no aumento de preços e na privatização dos transportes públicos, com a rentabilidade assegurada pelo Estado, quem pode acreditar no que lê?

««« - »»»
Foto de Amigo
By Palaciano
««« - »»»
Humor - Gulosos

domingo, agosto 07, 2011

PENSAMENTO DE HOJE

A sabedoria não se transmite, é preciso que nós a descubramos fazendo uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar e que ninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas.

Marcel Proust

««« - »»»
Foto Manipulada

««« - »»»
Humor de Domingo
1.234

sábado, agosto 06, 2011

O NOSSO PESSIMISMO

Segundo o Eurobarómetro da Primavera de 2011, os portugueses são os mais pessimistas da União Europeia, em relação às perspectivas económicas.

Ao que parece, e que se depreende deste barómetro, a maior parte dos cidadãos de outros países da UE consideram que o pior da crise já passou, e nós continuamos a estar pessimistas. Haverá certamente razões objectivas, que se devem prender com as medidas restritivas e de contenção que os governos têm vindo a impor, mas será só isso?

Eu tenho para mim que a falta de confiança na classe política, e a certeza generalizada de que a pretexto da crise se irão esmagar os direitos de quem trabalha, se irá diminuir a cobertura da segurança social e de que os políticos actuais tudo farão para que este processo seja irreversível mesmo que a situação económica mude, talvez sejam factos a considerar.

Será que acreditamos mesmo que os políticos se candidatam para defender o interesse público? Eu não acredito. Você acredita?

Nota: Espanha e Itália estão sob fogo cerrado dos especuladores e as coisas podem ficar ainda mais feias, mesmo que alguns europeus sejam mais optimistas do que nós.
««« - »»»
Humor - Na Massa do Sangue

««« - »»»
Foto de Amigo
By Palaciano

quinta-feira, agosto 04, 2011

A INSUSTENTÁVEL ECONOMIA LARANJA

Este governo de Passos Coelho já demonstrou a sua incoerência social em pouco em pouco mais de um mês. O espírito liberal (guardo o ultra) ressalta aos olhos de todos, como ressalta também a sua insensibilidade social.

A pretexto da crise, ou do acordo com a troika, o ímpeto foi todo para os aumentos de impostos, taxas, preços dos transportes, dos medicamentos, das taxas moderadoras. Se repararem bem não foram apresentados estudos nenhuns para se ir ao bolso dos contribuintes, mas avançou-se assim mesmo, ainda que se tenham deixado uns quantos de fora.

Na política de cortes disseram-nos que deixaram de fora os mais necessitados. Que magnânimos que eles são. Falavam eles dos que auferiam menos do que o salário mínimo, mas não mencionaram os especuladores e as instituições bancárias, que também foram “poupadas” ao esforço patriótico, além de serem “ajudadas” a atravessar as “dificuldades de financiamento”.

O que se desenha, e é cada vez mais evidente, é o surgimento dum Estado assistencialista, que vale apenas aos mais pobres dos pobres, obriga os que trabalham a pagar tudo o que utilizam, para além de pagarem pesados impostos, mantendo os privilégios de quem mais tem e que ficará livre de encargos fiscais que possibilitem a justa repartição da riqueza gerada.

Não serão as tarifas sociais da energia, a isenção de taxas moderadoras na saúde, ou os preços diferenciados dos passes sociais que trarão mais justiça social a este país, mas sim uma justa repartição da riqueza. Os portugueses não querem ficar dependentes da esmola do Estado. O que os portugueses devem exigir são salários dignos e respeito por parte de quem foi eleito para servir os servir.

««« - »»»
Humor - Grandezas e Misérias