domingo, agosto 24, 2008

FÉRIAS E DESCANSO

Fiquem bem, que eu volto em breve.

««« - »»»
Fotografias e Manipulação
Frozen Sphynx By misstrixie

Eiffeltower By HannibalVector

Eiffel Rocket By bicyclewilli

««« - »»»
Caricaturas de Portugal
Ana Moura por Henrique Monteiro

Até que a morte nos separe por Henrique Monteiro

sexta-feira, agosto 22, 2008

DESCOMPRESSÃO

Terminado o trabalho, entregue e aprovado, o sentimento de missão cumprida, a contento do executante e do cliente, estou em fase de descompressão e satisfeito com o esforço do último mês de intensa actividade.

Sei que as coisas não vão bem neste país, a nível económico, no campo do desemprego e em termos de segurança, mas não posso dizer que estou admirado, por não reconhecer méritos à classe política dominante, pelo que apenas estou triste com a má sorte de um povo (o meu) que teima em apostar em quem já deu mostras de não saber tirar o país da cauda da Europa, apesar das muitas promessas já feitas e nunca cumpridas.

Vou iniciar as minhas férias dentro de dois ou três dias, e tentarei abstrair-me das diatribes da classe política, para me concentrar no descanso e no convívio familiar, onde tenho que me redimir pela falta de tempo dispensada nos últimos meses.

A actividade do blogue vai ser menor durante uns tempos, mas vou dispensar algum tempo a fazer umas visitas aos espaços de amigos, sempre que a ocasião se proporcione.



««« - »»»
Fotos - Naturezas Mortas
Jolanta Brigere (Modestija)

figasmakom

««« - »»»
Humor na Rede
Ronaldo Cunha Dias
Vladimir Kazanevsky

quarta-feira, agosto 20, 2008

PÚDICOS

Depois de Berlusconi ter mandado tapar o seio da Verdade, do quadro de Tiepolo La Verità svelata dal Tempo, agora foi um padre de Ortisei - Itália, que mandou retirar estátuas nuas de Caim e Abel em plena nudez para não perturbar os peregrinos de uma procissão que irá decorrer na rua onde estão as figuras.

Quando li a notícia fiquei espantado com a razão de tal medida, mas a explicação (?) estava lá estampada: «Figuras com genitais definidos de tamanho considerável são retiradas para não perturbarem peregrinação».

Não conheço as estátuas em causa, mas conheço muitas outras obras de arte onde o nu é representado em todo o seu esplendor e beleza, e não me passa pela cabeça vir a vê-las cobertas ou adulteradas por causa de uns quantos ignorantes “armados em púdicos”.

Vergonha da Obra do Criador? Atrevem-se a dizer isto com clareza, esses senhores que se escudam com falsos moralismos?



««« - »»»
Fotos - Arte Sem Censura
Apolo de Praxíteles

Hermes de Praxíteles

"La maja desnuda" de Goya

««« - »»»
Humor e Pudor

domingo, agosto 17, 2008

DOMINGO

O dia nasceu, o Sol brilhava no céu e a aragem soprava leve e fresca pela manhã. Não me apetecia ir para o computador e pegar no trabalho que está quase finalizado, logo decidi tomar um daqueles pequenos-almoços em família, a que tenho faltado muitas vezes nos últimos meses.

A conversa à mesa foi sobre o bom tempo, o resultado do Sporting, que é uma paixão do meu filho, e sobre as medalhas que ainda não tivemos nos Jogos Olímpicos. Actualidade passada em revista, barrigas saciadas, e lá foi a dona da casa para os seus afazeres e o moço para os seus jogos e séries predilectas.

Disposto a molengar, lá peguei na mochila, onde coloquei a máquina fotográfica e um leitor com algumas músicas, e saí para a encosta do rio onde me refugio sempre que me apetece ficar sozinho com os meus botões. Entre fetos e debaixo dos pinheiros, com o rio a meus pés, o tempo passa depressa e os olhos vagueiam pela paisagem. Fotografia não houve, música tão pouco. Recostado numa pedra passei três horas a fazer uns rabiscos na areia e a ouvir os pássaros que resolveram fazer-me companhia.

Lá fui para casa, que o assador estava por minha conta, e o frango à cafreal saiu bem, para deleite da minha gente. Bem comido, e razoavelmente bem bebido como convém, lá se arrumaram e lavaram as traquitanas, e este «menino» vai a pé com a sua senhora ao café mais próximo, para cumprimentar a vizinhança e beber a cafezada da ordem.

De volta a casa, vai de tirar uma sesta, daquelas que só acontecem de tempos a tempos, mas que o corpo e a mente agradecem. Ao final da tarde, já retemperado, voltei aos papéis, preparando-me para regressar ao trabalho, que isto de andar à boa vida com tarefas por cumprir, não pode ser uma rotina.

Nota: Estas linhas são escritas logo a seguir ao jantar, porque por hoje já não há mais folga, se quero ir de férias a 25 ou 26 deste mês. As fotos e os bonecos são do “arquivo” alimentado pela Rita e pelo Joca.



««« - »»»
Pinturas
Experiment3, scenery by bluekitty90
pink by onlyarose

««« - »»»
Humor do Brasil
Cláudio de Oliveira
Cláudio de Oliveira

Junião

sexta-feira, agosto 15, 2008

CURTINHAS

Pobres ricos – Estou tremendamente desgostoso com a triste notícia da revista Exame, onde se afirma que a crise também atingiu as grandes fortunas portuguesas. Este ano, e a procissão ainda vai no adro, a riqueza dos nossos pobres milionários vale menos 6% do que no ano passado, ano esse em que tinham aumentado “apenas” 36%. É de prever que alguns destes milionários lusos tenham de recorrer ao rendimento mínimo para sobreviverem no que resta de 2008.

Turismo em quebra – Como era de prever os números referentes ao turismo em Portugal já reflectem a crise económica mundial, apesar das palavras de optimismo dos responsáveis pelo sector. Os meses de Junho e Julho foram mais fracos do que os do ano passado, e mesmo o turismo interno registou mudanças, especialmente para destinos mais baratos, e regista também uma sensível diminuição na procura.



««« - »»»
Fotos e a cor
black and white flowers by ~vickyyyyylynnnnn
red and white flower by ~vickyyyyylynnnnn

««« - »»»
Barreiras (Sem) Humor
Atila Ozer

terça-feira, agosto 12, 2008

MÁ GESTÃO

O que se passa na gestão dos recursos humanos da função pública é um perfeito disparate, em que a única lógica conhecida é a dos cortes cegos no número de efectivos sem a mínima preocupação visível com o funcionamento dos serviços.

O meu comentário não será muito popular, talvez seja mesmo politicamente incorrecto, mas absolutamente real. Para dar um exemplo muito simples, o serviço de onde saí para a reforma, perdeu todos os funcionários do meu sector. O resultado é que com as limitações nas admissões os lugares não foram ocupados e as aquisições de serviços a privados, foram no ano passado 7 vezes mais onerosas do que os vencimentos anuais dos 4 funcionários que existiam nos quadros. Mudou a rubrica dos gastos, mas esses foram muito maiores, e contratam-se hoje serviços a empresas que intervêm na mesma área e apresentam trabalhos de particulares que depois analisam.

Alguns podem perguntar porque é que eu e os meus colegas fomos para a reforma, e direi que todos tínhamos mais de 36 anos de serviço e idade suficiente para a requerer, mas nem foi isso que pesou mais na nossa decisão. Na realidade o problema prendia-se com as chefias, nomeadas por confiança política mas absolutamente incompetentes e incapazes e sem qualquer competência técnica, que utilizava as classificações de serviço para impedir qualquer progressão a quem trabalhava.

Acreditem ou não, essas chefias foram promovidas, já se afiambraram com uns prémios, apesar do aumento de custos e da promiscuidade entre interesses públicos e privados que se verifica. Será que é por isso que só em seis meses se aposentaram 11.610 funcionários?

Nota: Obviamente continuo a trabalhar por conta própria, e é por causa disso que não consigo postar todos os dias, nem visitar todos os amigos.

««« - »»»
Beleza de Fotografias
Evening, That Seemed To Be Morning by Igor Pavlov

Bronze by Igor Pavlov
««« - »»»
Humor Musical
Leonardo Zaza
Young Sik
Francesca Vendraminelli
Pietro Vanessi

sábado, agosto 09, 2008

PÃO E CIRCO

A política de pão e circo (panem et circenses), criada pelos romanos, previa o provimento de comida e diversão em detrimento da liberdade, com o objectivo de diminuir ou acabar com os conflitos. Nos nossos dias as preocupações sociais de muitos governantes ditos liberais também se resumem a isso, como se isso fosse sustentável.

Mais grave do que as pretensas preocupações sociais, é o facto de se aproveitarem as ocasiões de férias de grande parte da população mundial, ou eventos à escala global para tomarem decisões, e acções que mexem muito com a vida das pessoas ou até ameaçam a paz global, procurando assim tirar-lhes algum impacto.

À crise económica generalizada na Europa e na América do Norte, à crise alimentar em África e mesmo noutras paragens, à crise energética, aos conflitos no Médio Oriente que se estendem até ao Afeganistão, junta-se agora mais um conflito no Cáucaso onde a Rússia se recusa a abdicar da influência estratégica que já deteve e que o Ocidente pretende tomar.

Pode haver quem esteja anestesiado com os Jogos Olímpicos, desligado da realidade porque está de férias, mas as consequências deste somatório de crises e de conflitos vão ter impacto nas vidas de todos nós, a curto ou médio prazo.

Fotos Reuters



««« - »»»
Humor Poluído
Stephane Peray

Tab (Thomas Boldt)

quarta-feira, agosto 06, 2008

A VERDADE RETOCADA

A verdade em política começa a ser rara e não é raro ficar-se pela metade, o que o que é quase sempre pior do que a mentira. Quando se muda o discurso, o que antes era verdade deixa de o ser, e a cantiga vai para a evolução, porque nada é estático, ou bate-se na conjuntura e aqui vai disto.

Podia estar a falar de Portugal, mas por acaso hoje é sobre o senhor Berlusconi que eu me vou debruçar. Um senhor sobre o qual já muito se disse, e muito pouco é abonatório, seja sobre o cidadão ou seja sobre o político.

Consta que não terá gostado de ser mostrado nas conferências de imprensa junto ao seio descoberto da Verdade do quadro de Tiepolo que costuma estar bem atrás de si. Bem que podia ter desviado a vista como faz a Mentira representada no mesmo quadro, ou até ter substituído o quadro por outro qualquer. Porque não?

Para espanto de muitos e indignação de alguns, o quadro foi substituído por uma réplica, onde o seio aparece coberto com um pedaço de roupa. Não foi por pudor, mas sim por questões de imagem, segundo os acessores de imagem de Berlusconi. Eu classifico esta atitude de ridícula, para ser simpático, mas a mentira afinal emparelha bem com boa parte dos políticos, porque não retocá-la?



««« - »»»
Humor Variado
Naji Benaji
Mikola vorontsov

terça-feira, agosto 05, 2008

CURTINHAS

Preço dos combustíveis – Com o preço do barril de Brent a descer abaixo dos 120 dólares, logo surgiram os senhores economistas a anunciar que a Europa não deverá entrar em recessão, embora o crescimento económico seja mais fraco do que o previsto em finais de 2007. Ressalvaram também que nestes cálculos existe um grande SE, que se prende exactamente com o evoluir dos preços do crude e de outras matérias-primas e produtos alimentares. Apraz-me registar que afinal eles não têm nenhuma bola de cristal, e prevêem o que qualquer de nós também consegue prever, mas mesmo assim esqueceram-se de um outro grande SE, este mais prosaico e politicamente incorrecto, que é o se for feita uma boa governação.

A redução invisível – No princípio do mês de Julho o IVA baixou 1%, de 21% para 20%, mas tal facto não se reflectiu nos preços ao consumidor, como aliás era previsível. Alguns factos caricatos, como o das facturas do combustível e dos parquímetros, saltaram para as páginas dos jornais e para os telejornais, apenas porque alguém se esqueceu de retirar de lá a menção dos 21% de IVA, substituindo-a por 20%, uma coisa bem simples. Na realidade na maioria das lojas que frequentei, os preços mantiveram-se inalterados apesar das promessas do senhor ministro das Finanças, que até disse que iria ordenar uma fiscalização muito rigorosa nesta matéria. Foi apenas mais um foguetório daqueles a que a política nos vai habituando.


By Palaciano
««« - »»»
Fotos de Sintra
S. Pedro de Sintra 2008 by Palaciano
PSintra by Palaciano

««« - »»»
Humor Olímpico
Peter Broelman
Ingrid Rice
Steve Nease
627

domingo, agosto 03, 2008

"GRALHAS", ACONTECEM...

Leio com regularidade as revistas turísticas que me vão chegando, e esta semana ao dar uma vista de olhos à de Sintra, dei com uma troca de títulos, o que é aborrecido, já que a revista é um meio de divulgação da zona e das actividades a realizar. Em português até estava tudo bem, mas como vi um grande destaque ao Palácio da Pena e aos Parques de Sintra, resolvi ir até ao fim.


Folheando um pouco mais, na tradução para inglês, a foto vem com a indicação de Jardins do Palácio de Queluz, o que é evidentemente uma "gralha", ainda que o restante texto esteja correcto.


««« - »»»
Fotografias
Casa do Penedo - Sintra by Palaciano

Musee du Louvre by mysterious-one

««« - »»»
Humor Nacional
Recebido por mail