sábado, agosto 09, 2008

PÃO E CIRCO

A política de pão e circo (panem et circenses), criada pelos romanos, previa o provimento de comida e diversão em detrimento da liberdade, com o objectivo de diminuir ou acabar com os conflitos. Nos nossos dias as preocupações sociais de muitos governantes ditos liberais também se resumem a isso, como se isso fosse sustentável.

Mais grave do que as pretensas preocupações sociais, é o facto de se aproveitarem as ocasiões de férias de grande parte da população mundial, ou eventos à escala global para tomarem decisões, e acções que mexem muito com a vida das pessoas ou até ameaçam a paz global, procurando assim tirar-lhes algum impacto.

À crise económica generalizada na Europa e na América do Norte, à crise alimentar em África e mesmo noutras paragens, à crise energética, aos conflitos no Médio Oriente que se estendem até ao Afeganistão, junta-se agora mais um conflito no Cáucaso onde a Rússia se recusa a abdicar da influência estratégica que já deteve e que o Ocidente pretende tomar.

Pode haver quem esteja anestesiado com os Jogos Olímpicos, desligado da realidade porque está de férias, mas as consequências deste somatório de crises e de conflitos vão ter impacto nas vidas de todos nós, a curto ou médio prazo.

Fotos Reuters



««« - »»»
Humor Poluído
Stephane Peray

Tab (Thomas Boldt)

11 comentários:

  1. O último cartoon resume o teu texto. E de facto é verdade, há mta coisa que nos passa ao lado, por mim falo. BFS caro Guardião

    ResponderEliminar
  2. Continuo de férias, pouco ligada à net, mas venho desejar-te um bom fim de semana. Do meu mar e da minha serra envio-te beijinhos e um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. http://templodogiraldo.blogspot.com/


    Passem por aqui.


    SAUDAÇÕES.


    BOA TARDE.

    ResponderEliminar
  4. olá,

    Concordo plenamente com este texto.
    está muito bem escrito.



    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Enquanto o pessoal anda distraído, eles aproveitam para fazer sujeira.
    Lol

    AnarKa

    ResponderEliminar
  6. Mais uma guerra distante onde odeiam e amam, sofrem e morrem, pessoas iguais a nós.
    Puta que pariu as guerras e quem as determina!
    Um abraço pacífico

    ResponderEliminar
  7. Guardião:
    Mais um conflito bárbaro.
    Os teus cartoons muito bons.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Portugal substitui o circo pelo futebol. Repare que para o futebol houve a profusão das bandeirinhas, Agora para os jogos olímpicos, onde há mais pessoal do que houve na selecção nacional de futebol, e pessoal mais qualificado culturalmente. Mas o futebol impera, com os jogadores a valerem muito dinheiro por quilo, a carne mais cara dos talhos!!!
    Sugiro a visita ao post «Futebol ou atletismo» em Do Miradouro.
    Abraço
    João

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente assim é!

    E o mundo anda anestesiado por um lado e por outro, anda cego e surdo a... muita coisa!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Gostei da chamada de atenção. E o cartoon está perfeito.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  11. Que as consequência vão ter impacto global é indesmentível, assim como o petróleo e o xadrez geo-estratégico continuam a ditar as prioridades mundiais.
    Saudações do Marreta.

    ResponderEliminar