quarta-feira, junho 06, 2018

DOIS MUSEUS DOS COCHES

Por razões que nos ultrapassam temos dois museus dos coches, o antigo a que agora chamam Picadeiro Real (mas que continua sinalizado como Museu dos Coches), e o Museu dos Coches oficial, que está situado no novo edifício, por acaso quase em frente ao antigo, o que para o turista é uma imensa confusão.

Sei que o antigo edifício tem muito mais charme, e que os coches se enquadravam melhor naquelas instalações, apesar da sua exiguidade tendo em conta a soberba colecção de viaturas que temos, mas depois dos milhões gastos na construção do novo edifício, será que faz sentido manter as duas instalações com coches em exposição?

Já constou por diversas vezes que o antigo edifício ia ser recuperado e que se lhe daria nova utilidade, contudo “quase” tudo ficou na mesma.

Sublinhei o “quase” porque parece que o Picadeiro Real passou a ter uma nova utilidade ( e daí não vem nenhum mal ao mundo), pois está transformado numa sala de recepções da Presidência da República, entre outras utilizações de eventos.


O que mais me intriga é a razão de não se ter ainda recuperado o edifício, que é magnífico, e não se lhe tenha dado um destino definido, adequado à sua importância patrimonial. 


1 comentário:

  1. Tem razão não se compreende.
    Há dias visitei o Paço Ducal de Vila Viçosa. E depois as cavalariça reais, três pavilhões cheios de coches. O ano passado na Tapada Nacional de Mafra, também vim uma série deles, num pavilhão. E temos o Museu dos Coches, e provavelmente ainda haverão mais espalhados pelo país.
    De ser dos países onde havia mais coches.
    Um abraço

    ResponderEliminar