quarta-feira, maio 01, 2019

O PODER DOS MERCEEIROS E O COMODISMO TUGA


Festeja-se hoje o 1º de Maio, Dia do Trabalhador, e há que constatar que muitos que gozam este dia de feriado, a que obviamente têm direito, não reconhecem o mesmo direito a outros trabalhadores que são coagidos a trabalhar, muitas vezes sob a ameaça de despedimento, que é facilitado pela precariedade do vínculo que os liga à empresa.

Em Portugal temos duas justiças, a dos grandes e a dos pequenos, e isso ficou patente na abertura dum supermercado em Armação de Pera, que apesar do estipulado pela autarquia, decidiu abrir as portas contrariando o estipulado. A chamada da GNR apenas levou ao registo da ocorrência, mas o desrespeito pelas normas continuou.

Talvez dê para perceber aos mais distraídos a grande quantidade de trabalhadores precários, especialmente em situações de conflito laboral, que são facilmente manipuláveis, sob pena de perderem o posto de trabalho se tiverem o atrevimento de se confrontar com a entidade patronal, mesmo que apoiados pela lei e pela razão.

O que me deixa mais triste ainda é o egoísmo de muitos de nós, que aproveitam para gozar dos seus direitos, mas colaboram alegremente com quem os quer diminuir, sem sequer pensarem que estão a prejudicar outros a quem os direitos estão a ser negados.



1 comentário:

  1. Eu seria incapaz de ir a um supermercado ou a qualquer outra loja neste dia. Mas não deixo de compreender que para pessoas com salários mínimos e dificuldades máximas as promoções que eles fazem sempre neste dia são uma grande atração, Na mensagem que me enviaram, o desconto era do dobro do IVA, acumulável aos descontos já existentes.
    Abraço

    ResponderEliminar