sexta-feira, dezembro 28, 2018

PORTUGAL ESTÁ A TORNAR-SE NUM PARQUE TEMÁTICO


A crescente dependência de Portugal relativamente à actividade turística começa a preocupar muita gente e pelas mais variadas razões.

Sabe-se que o que atrai mais turistas a Portugal são factores bem identificados como sejam: a segurança, a qualidade do acolhimento e simpatia dos portugueses, o Património, a gastronomia, e o custo de vida. Resumindo pode dizer-se que o que atrai os turistas é o nosso povo, a nossa identidade e o nosso país.

Tudo isto está a ser posto em causa começando pelo abandono das cidades por parte dos nacionais, motivado pela especulação imobiliária. O fim do mercado tradicional e dos restaurantes genuinamente portugueses, substituídos pelas lojas de bugigangas e pelos restaurantes com ementas tiradas a papel químico de qualquer centro turístico.

No turismo cultural temos as principais atracções sobrelotadas, filas de espera, e dificuldades no trânsito. A par disto temos locais preciosos quase às moscas, por falta de divulgação, outros mostrando alguma decadência, por falta de investimento, e pouco trabalho conjunto entre as entidades envolvidas, Estado, Turismo e Agentes de Viagens, que andam quase de costas voltadas.

Experimentem entrar em igrejas em monumentos, ou mesmo em igrejas monumentos, e garanto-vos uns quantos palermas que sem se importarem com nada nem ninguém, se passeiam de chinelos, a comer castanhas ou outra coisa qualquer, a falar alto, miúdos a correr como se estivessem num parque, e gente a fazer poses frente ao altar, aos beijos diante de pinturas, estátuas ou túmulos, e uns quantos pedintes nas redondezas das entradas.

Quando falo de parques temáticos é a isto que eu me refiro, e infelizmente começa a tornar-se demasiado frequente, o que coloca em risco a tal chamada galinha dos ovos de ouro, o Turismo.



1 comentário: