sexta-feira, dezembro 07, 2018

COLÓNIAS E COLONIZADORES


Podíamos começar pela origem da palavra colónia, que provém do latim, e cujo significado é exactamente o que ainda hoje se usa em política, território ocupado e administrado por um grupo de indivíduos mais poderosos, ou por representantes dum país a que esse território não pertencia.

Apesar de ser usada uma palavra de origem latina, as colónias já existiam na antiguidade e todos aprendemos na disciplina de História que os fenícios, os gregos, os romanos e os árabes (para mencionar alguns), tiveram colónias espalhadas nas costas do Mediterrânio, e até para além dele.

O colonialismo (estabelecimento de colónias) não surgiu apenas depois do século XV, por via das viagens marítimas portuguesas, como alguns pretendem insinuar, por ignorância ou por agenda política.

O estabelecimento de colónias na antiguidade criou novas rotas de comércio, trouxe desenvolvimento e novos saberes à Europa, alimentou o sentimento de identidade dos povos, que se uniam sob a influência dos colonizadores, e contra eles, acabando por levar ao surgimento do sentimento de nacionalidade e à criação de países, onde antes apenas existiam povos que nem se entendiam entre si. Foi deste caldo de culturas que nasceu Portugal, e não só.

O que se passou depois das viagens marítimas, iniciadas pelos portugueses, não foi na sua essência muito diferente, embora seja hoje transformado num julgamento histórico em que se usam critérios actuais, o que é completamente disparatado.

Na actualidade temos outras formas de colonialismo, mais refinadas e menos óbvias, mas que têm efeitos semelhantes, se não mais perniciosos. Há quem seja subjugado pela força militar, ou pela sua dependência, ou ainda pela fraqueza económica, mas poucos parecem preocupados com esta realidade.

A História não retrocede para podermos alterá-la, e ninguém nos pode garantir que seguindo outros rumos se alcançassem melhores resultados, por isso só nos resta viver e aprender com ela.   


Mediterrâneo no século VI a.C.; Colonização fenícia em amarelo, grega em vermelho, e outras em cinzento.

Sem comentários:

Enviar um comentário