segunda-feira, dezembro 03, 2018

OS PROTESTOS INORGÂNICOS

A má qualidade de muitos políticos, tanto no poder como na oposição, tem conduzido as sociedades ocidentais a problemas difíceis, se não impossíveis, de controlar, que têm marcado a política um pouco por todo o lado.

Muitos enchem a boca com os perigos dos populismos que vão surgindo por aí, outros criticando os eleitores por fazerem más escolhas, ou escolhas menos informadas, e os diversos poderes (políticos e económicos) a assobiar para o lado clamando pela repressão, ou boicote dos protestos.

O poder económico não assume culpas pelos maus salários nem pela precariedade, nem o poder político aceita o seu falhanço na redistribuição da riqueza gerada, por inépcia ou poe conluio com o poder económico.

Sem poder recorrer aos políticos, nem aos sindicatos que perderam força e credibilidade, só restam os movimentos cívicos, que pela sua natureza são vulneráveis a infiltrações de extremistas que tornam todos os protestos em tremendas confusões e perturbações da ordem pública.


Os movimentos de protesto inorgânicos são perigosos pela sua vulnerabilidade, mas são o único recurso dos cidadãos que acham que as coisas têm de mudar por serem já insuportáveis.


1 comentário: