segunda-feira, abril 30, 2012
A REACÇÃO DOS VOTANTES
sábado, abril 28, 2012
OS PORTUGUESES E O RISO
sexta-feira, abril 27, 2012
A SAÚDE NESTE PAÍS
««« - »»»
quarta-feira, abril 25, 2012
25 DE ABRIL
segunda-feira, abril 23, 2012
OS SINAIS
domingo, abril 22, 2012
PENSAMENTO
sábado, abril 21, 2012
NOTÍCIA ESTRANHA
sexta-feira, abril 20, 2012
EXCESSOS
Quando se olha para o ecrã da televisão e se vê um forte aparato policial onde nem faltam escudos, viseiras e armaduras, pensa-se logo em actos terroristas ou em perigosos bandos armados, mas pode não ser nada disso.
Quando prestei mais atenção à notícia fiquei a saber que se tratava de um despejo duma escola que tinha estado ao abandono e que tinha sido ocupada por voluntários que gratuitamente ali proporcionavam gratuitamente diversas actividades lúdicas e de ocupação de tempos livres à população.
As imagens que a comunicação social foi disponibilizando dão uma ideia muito clara do excesso de zelo das forças da ordem e uma inexplicável destruição de equipamentos que estavam no interior do edifício.
Há perguntas que ficam sem resposta, pelo menos por agora, como: porque é que houve este despejo, depois do tempo que esta escola esteve ao abandono, e se existia uma real necessidade de o fazer neste momento.
O que justifica todo este aparato e toda esta operação? A perigosidade dos ocupantes da escola, ou o perigo para a saúde pública?Algum dos ocupantes esteve envolvido no caso BPN?
quinta-feira, abril 19, 2012
ÁLVARO - O INADAPTADO
O senhor ministro da Economia e do Emprego ficou em tempos muito abespinhado quando lhe disseram que o facto de vir do estrangeiro, onde passou vários anos, lhe diminuía a capacidade de analisar a realidade portuguesa.
Na realidade Álvaro Santos Pereira demonstra a cada dia que passa um maior distanciamento da realidade do país, fazendo gala em apresentar estudos baseados na realidade de outros países.
Ao falar de produtividade e de emprego o senhor ministro pode brandir os números todos que quiser, mas dum ministro do Emprego exige-se seriedade intelectual necessária para ter sempre em linha de conta o nível salarial praticado em Portugal, que é uma parte da equação sempre omitida nas comparações dos estudos apresentados.
Não tenho nada contra quem ganha ou ganhou a sua vida além-fronteiras, mas fico sempre de pé atrás quando são estabelecidos paralelos entre realidades diferentes omitindo alguns parâmetros essenciais, como tem sido corrente quando se atacam os direitos do trabalho, o que tem sido recorrente com este governo.
Já é tempo deste ministro se adaptar à realidade dos nossos salários.
quarta-feira, abril 18, 2012
PREOCUPAÇÃO JUSTIFICADA
É com imensa preocupação que o país encara o facto de as prisões portuguesas estarem sobrelotadas por terem sido batidos todos os recordes de presos.
Para muitos observadores de condições de segurança o facto de se ter registado um aumento de presos deve-se à conjuntura económica desfavorável e ao aumento muito grande do desemprego.
A minha opinião, tão válida como outra qualquer, é de que as coisas ainda podem piorar muito mais nos próximos tempos, não pelas causas apontadas pelos doutos observadores, mas porque brevemente pode ser que a Assembleia da República venha a aprovar leis que responsabilizem os políticos e gestores públicos, por gestão danosa para o Estado, e favorecimento injustificado de privados.
Já há empreiteiros a esfregar as unhas de contentamento pois serão necessárias pelo menos mais uma meia dúzia de cadeias de grande dimensão, para albergar tanto tubarão.