domingo, julho 31, 2011

O POVO CULTO

Os povos serão cultos na medida em que entre eles crescer o número dos que se negam a aceitar qualquer benefício dos que podem; dos que se mantêm sempre vigilantes em defesa dos oprimidos não porque tenham este ou aquele credo político, mas por isso mesmo, porque são oprimidos e neles se quebram as leis da Humanidade e da razão; dos que se levantam, sinceros e corajosos, ante as ordens injustas, não também porque saem de um dos campos em luta, mas por serem injustas; dos que acima de tudo defendem o direito de pensar e de ser digno.

Agostinho da Silva, in 'Diário de Alcestes'

««« - »»»
Foto - Girassol

««« - »»»
Humor e Copos

sexta-feira, julho 29, 2011

OS NOSSOS SEGREDOS

Não posso falar da organização das secretas portuguesas porque nada sei sobre o modo como estão estruturadas, e menos ainda sei sobre as matérias que são investigadas pelas mesmas, e sobre quem tem acesso aos seus relatórios de investigação. É natural que assim seja, afinal para alguma coisa elas são chamadas de secretas.

O que me parece é que são serviços pagos pelo Orçamento de Estado e que portanto não é suposto estarem a coligir informações para empresas privadas, a menos que esteja em causa algum interesse estratégico ou de segurança que afecte a nação.

O caso do chefe das secretas que confirma ter enviado informações a uma empresa privada, mas que garante ao mesmo tempo que não violou nenhum sigilo, e que tudo foi feito com autorização superior, conseguiu intrigar-me.

O que surpreende neste caso é que se constata que os recursos do Estado são “desperdiçados” em benefício de privados, e que a para desta “singularidade”, está também a suspeita de investigação de um possível secretário de Estado que não terá sido nomeado exactamente após essa investigação.

É secretismo a mais, que foi pago com o nosso dinheiro e que ninguém parece interessado em explicar quais os benefícios de interesse nacional é que estavam em causa, ou o que é que estava em risco, num e noutro caso.

««« - »»»
Fotos do Palaciano

««« - »»»
Humor - Condutor no Dentista

quarta-feira, julho 27, 2011

O PALÁCIO DA VENTURA

Sonho que sou um cavaleiro andante.

Por desertos, por sóis, por noite escura,

Paladino do amor, busca anelante
O palácio encantado da Ventura!


Mas já desmaio, exausto e vacilante,
Quebrada a espada já, rota a armadura...
E eis que súbito o avisto, fulgurante
Na sua pompa e aérea formusura!


Com grandes golpes bato à porta e brado:
Eu sou o Vagabundo, o Deserdado...
Abri-vos, portas d'ouro, ante meus ais!


Abrem-se as portas d'ouro, com fragor...
Mas dentro encontro só, cheio de dor,
Silêncio e escuridão -- e nada mais!

Antero de Quental
««« - »»»
Foto - Passeio

««« - »»»
Humor - A culpa

segunda-feira, julho 25, 2011

AMIGOS PARA AS OCASIÕES

Durante a última campanha eleitoral, eu ouvi, e ouvimos todos, Passos Coelho dizer que não iria proceder como o governo do PS, e que as nomeações de boys iam acabar.

Já se tornou habitual dizer-mos que o que se faz quando se chega ao poder é exactamente o inverso daquilo que se prometeu em campanha eleitoral, mas convenhamos que isso faz com que os cidadãos encarem os políticos como igualmente mentirosos, apesar das diferentes cores que representam.

Dos aumentos de impostos às nomeações de correligionários logo na 1ª oportunidade que aparece, venha o diabo e escolha se o laranja é mais coerente do que o rosa, ou se o azul faz alguma diferença na equação da verdade, que tanto encha a boca de alguns políticos do pedaço.

Os portugueses já deviam saber o que os esperava, mas penso que muitos só vão acreditar mesmo, quando se acabarem as férias e começarem as aulas e os bolsos começarem, também eles, a “berrar”. 

««« - »»»
Foto - Singelas

««« - »»»
Humor - Acendam a Luz

sábado, julho 23, 2011

ANTERO

Quando tanto se fala de intervenção cívica e de participação dos cidadãos na vida política do país, talvez fosse útil uma leitura da obra de Antero de Quental para se perceber que os tempos que passamos não suscitam de todo questões novas.

Tal como transparece das ideias de Antero, é imperiosa a defesa do primado da ética sobre a economia, pois ela é a principal determinante da libertação dos seres humanos. Tal com Proudhon advogava, “ o mundo só pela moral será libertado e salvo”.

Ao contrário de muitos, Antero que era considerado um anarquista, não advogava a fúria revolucionária, mas sim um radical voluntarismo baseado na educação das mentalidades e sustentado pelo ideal da fraternidade.

O pensamento moral de Antero, que nem era religioso, revela-nos um personagem dominado pela ética e votado ao respeito da consciência individual, que se pode perfeitamente conotar com o socialismo.

Saliento que ele condicionava a mudança social a uma prévia pedagogia capaz de desenvolver nas consciências individuais o desejo da prática do bem, no intuito de “ fazer reinar a Justiça na esfera dos interesses e, por esse meio, nivelar as classes, levantar os oprimidos, suprimir a miséria, chamar as multidões à vida da inteligência, da dignidade, do bem-estar e da moralidade”.

A obra e artigos político-filosóficos de Antero de Quental merecem ser revisitados nas férias de Verão.

««« - »»»
Foto - Alterações

««« - »»»
Humor - O Desvio

quinta-feira, julho 21, 2011

REESTRUTURADOS

Pelo que nos é dado a conhecer pela imprensa, o alargamento dos prazos de pagamento da dívida e a redução das taxas de juro dos empréstimos concedidos pelo BCE e por Bruxelas, vão acontecer, tal como desejavam muitos que desde o princípio disseram que de outro modo a recuperação dos países em dificuldades era impossível.

Já há quem diga que não basta ter razão, antes é necessário tê-la na altura exacta. Para mim fica a ideia de que a grande maioria dos nossos “opinion makers”, nem sequer se atreviam a contrariar o que tinha sido ordenado pelos “senhores da Europa”, a quem servem sem qualquer reserva.

Ter-se-iam poupado muitos milhões de euros se tivesse existido verdadeira solidariedade que era uma promessa da União Europeia que nos “venderam”, mas a ganância do lucro e o desejo de punição foram mais fortes. As coisas só se inverteram porque ficou em causa a moeda única e o próprio equilíbrio do sistema económico mundial, senão os países periféricos teriam sido simplesmente sacrificados.  

««« - »»»
Foto - Matinal

««« - »»»
Humor - Chegou a Ajuda

quarta-feira, julho 20, 2011

PROMOÇÃO DO DESEMPREGO

Aproveitando o período de férias, e legislando a toda a velocidade para não ultrapassar o final do mês de Agosto, o governo está a desferir verdadeiras machadadas nos direitos dos trabalhadores, facilitando e embaratecendo os despedimentos.

A fúria liberalizadora começa com os novos contratos e estende-se às indemnizações e às remunerações do trabalho extraordinário, para citar apenas alguns dos desmandos que estão na calha.

Não acredito que haja um sequer político que acredite que estas medidas sejam susceptíveis de relançar o emprego e a economia nacional, por muito má opinião que eu tenha de muitos deles.

Os custos do factor trabalho não são os que mais penalizam as nossas empresas, mas os custos das prestações sociais e os factores de instabilidade e a diminuição do poder de compra comprometem decisivamente a recuperação económica que se deseja.  

««« - »»»
Foto - Rosada

««« - »»»
Humor - Com Cheiro a Férias
By Turcios