A propósito da proposta de aumento salarial dos funcionários públicos para 2022, o governo acenou a com a inflação prevista para 2021 no valor de 0,9%.
Em Portugal os estudos demoram sempre uma eternidade, mas o Instituto Nacional de Estatística tem sempre valores actualizados para a inflação, o que é muito conveniente para os governos, pois isso dá-lhes sempre uma almofada para as negociações dos Orçamentos de Estado.
Não quero colocar em causa os valores do INE, nem sequer depois duma pandemia como a que vivemos, mas é difícil de acreditar que a inflação do ano de 2021 fique nos anunciados 0,9%.
Alguns números conhecidos desmentem os 0,9%. Os custos da construção civil aumentaram imenso em 2020 e 2021, sendo que só neste ano aumentaram quase 7%, o mesmo se pode dizer das rendas, que não se compadeceram com a pandemia e subiram mais de 11%, também os preços do imobiliaram estão a subir bastante mais de 6,5%. A produção industrial viu os preços subirem 11%, e nem vale a pena fazer as contas aos aumentos dos combustíveis e da energia porque não param de subir.
Falar em inflação anual e atirar com 0,9% como valor previsto para o ano de 2021, é estar a enganar os cidadãos, descaradamente.
Como é costume dizer-se - engana-me que eu gosto!
ResponderEliminar