terça-feira, outubro 05, 2021

À PROCURA DO SOCIALISMO

António Costa encheu a boca de promessas durante a campanha eleitoral para as autarquias, e disse que o Partido Socialista pode e deve dizer o que fez e pretende fazer.

O comum cidadão procura nas afirmações dos membros do Governo as ideias e as promessas de cariz socialista já que são os socialistas que estão no Governo.

Começando pelos salários da função pública as declarações da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública veio afirmar que não há condições para uma actualização geral da remunerações, embora mencione aumentos só para os salários mais baixos e alguns técnicos superiores, exactamente a base e o topo das carreiras comuns da função pública. Não se consegue encontrar qualquer vestígio de conteúdo socialista nas afirmações, quando se esperaria que em caso de carência orçamental se fizesse um aumento do mesmo montante para todos, isso sim dentro do espírito socialista.

É curioso que apesar do que disse a ministra Alexandra Leitão, António Costa vem dizer que quer beneficiar a classe média, seja isso o que for.

Do Presidente da República vem, neste 5 de Outubro, um apelo para se construir um país mais justo e inclusivo, isso sim um ideal socialista (ainda que ele não seja desse partido).

Para quem não tenha percebido o que eu, que não sou socialista, pretendi mostrar, deixo-vos uns dados da Pordata que mostram bem o panorama que temos no país:

-Taxa de risco de pobreza em 2019 – 37%

- Taxa de intensidade da pobreza em 2019 – 24,4%

Acrescente-se que um quinto da população portuguesa é pobre e um em cada três pobres tem emprego estável.   


 

3 comentários:

  1. O fosso entre ricos e pobres alarga-se cada vez mais e isso é típico dos países socialistas, em que uma imensidão de pobres são governados por meia dúzia de espertos que se aproveitam da situação. Estamos quase lá!

    ResponderEliminar
  2. AS desigualdades aumentam e a pobreza não estabiliza... é preocupante.

    Bom resto de semana

    ResponderEliminar
  3. Oficializaram a cunha, foi o que foi...
    https://mosaicosemportugues.blogspot.com/2021/09/oficializaram-cunha.html

    ResponderEliminar