segunda-feira, junho 21, 2021

A ARTE NO TEMPO DE D. MANUEL I

Vai abrir ao público na próxima sexta feira uma nova exposição no Museu Nacional de Arte Antiga intitulada “Vi o Reino Renovar – Arte no Tempo de D. Manuel I”.

Esta mostra pretende mostrar que no reinado deste monarca houve um grande apoio às artes, que não dependeu apenas da disponibilidade de meios, mas também do gosto do rei e da necessidade da afirmação do país no panorama europeu.

Esta exposição, que se espera venha a ser um sucesso, vem na senda de outra grande exposição “Joanni V Magnifico”, outro monarca português que também apoiou as artes e os artistas, também com os meios e a mesma necessidade de afirmação do país.

Nem todos querem ver esta vertente destes dois monarcas, talvez por terem sido reis absolutos, e também por terem reinado em tempos de abundância originada em territórios sob seu domínio.

A História, muitas vezes desconhecida, dos reinados de D. Manuel e de D. João V, mostra outras facetas que os detractores preferem ignorar, mas que são fascinantes e, parte da sua obra permanece sendo em muitos casos considerada como tesouro nacional.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário