quarta-feira, fevereiro 06, 2019

PRÉ-REFORMA DA TRETA

Anunciar que existem novas regras para os funcionários públicos poderem aceder à pré-reforma desde que tenham pelo menos 55 anos de idade, é uma grande treta e serve apenas para lixar os incautos e satisfazer uns quantos, para quem esta medida é feita à medida.

Todos sabemos que mais de 25% dos funcionários públicos têm mais do que 55 anos de idade, reunindo por isso condições para pedirem a tal pré-reforma, contudo necessitam do acordo dos serviços e, note-se bem, das Finanças.

Recorrendo apenas a um exemplo, nos museus, palácios e monumentos, se todos os trabalhadores com mais de 55 anos pedissem a passagem à pré-reforma, e isso fosse aceite, quase todos os serviços fechavam por falta de pessoal, já que mais de 60% terem mais de 55 anos de idade.

Outro critério mais do que discutível, é o da aceitação por parte das Finanças e dos serviços, que não obedece a regras definidas, podendo assim ser absolutamente discricionário.

No caso da maioria dos funcionários públicos com mais de 55 anos, esta abertura pode ser altamente penalizadora já que os cortes nos rendimentos podem ir até aos 75%.


Creio que esta medida pode ser útil para uns quantos privilegiados, mas para a grande maioria dos funcionários é apenas um engodo, que vai resultar na opinião pública na sensação de que se trata duma benesse dirigida à função pública, o que é um engano.  


1 comentário: