terça-feira, agosto 07, 2018

MUSEUS E OS SEUS PROBLEMAS


Não adianta iludir a questão, os problemas dos museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos existem, e são de diversa ordem.

À cabeça podemos apontar a falta de recursos, materiais e humanos, que não são ultrapassados por causa da falta de importância que os diferentes governos dão à pasta da Cultura. O dinheiro escasseia, sem dúvida, e o pessoal mais ligado ao funcionamento e à manutenção e restauro é manifestamente insuficiente e mal remunerado.

Nada disto é segredo, ou sequer desconhecido pelos responsáveis e até pela opinião pública. Podem pergunta porque é que são poucos a denunciar a situação, começando pelo ministro da Cultura que não ergue a voz, ou pela directora-geral da DGPC, que também não se manifesta publicamente, ou ainda por inúmeros directores de museus 
que se mantêm silenciosos, perante tanta penúria.

O conformismo e a vontade de não fazer ondas de tantos responsáveis a vários níveis da pirâmide que é responsável pelo Património, está espelhada nos serviços, nas colecções, na sua exposição, na conservação, e no funcionamento dos serviços, para dar apenas alguns exemplos.

Como diria La Fontaine, “as pessoas que não fazem barulho são perigosas”.



Sem comentários:

Enviar um comentário