quarta-feira, agosto 29, 2018

A UNIÃO EUROPEIA EM DESAGREGAÇÃO


O falhanço da União Europeia no campo económico e no campo político está à vista de todos, e são os políticos os que menos parecem preocupados com os sinais que surgem um pouco por todo o lado.

A falta de solidariedade e de acção atempada quando a crise atingiu em cheio as economias mais fracas da União (Grécia, Portugal, Espanha, e Itália), foi gritante. Os “remédios” aplicados foram uma verdadeira punição, e apesar de parecer existir agora alguma bonança, a verdade é que continuam a existir problemas graves por resolver, quer do lado do investimento, quer do lado da dívida soberana.

Esta falta de solidariedade e de coesão, facilmente verificável quando dois ou três países acabam por determinar as políticas, transformando os restantes em meros espectadores, fomentaram o surgimento dos populistas que mascarados de nacionalistas, começam a proliferar em diversos países, por toda a Europa.

O problema do Brexit, e os nacionalismos ameaçam uma Europa onde pontuam os interesses económicos, e onde os políticos fingem não ver o que se passa na Itália, na Hungria e na Polónia, para nomear apenas alguns dos países que têm estado em foco nos últimos dias com atitudes que deviam envergonhar a Europa.



1 comentário:

  1. Gostei de ler.
    Um abraço, bom Domingo e um Setembro,pleno de paz, alegria e felicidade para todos nós

    ResponderEliminar