sexta-feira, abril 15, 2016

REJUVENESCER A FORÇA DE TRABALHO

Em Portugal temos diversos problemas no que diz respeito ao trabalho, à produtividade, às qualificações e ao desemprego.

Em geral os governos e os empresários olham para estes problemas com uma preocupação de muito curto prazo, e pedem ou implementam soluções que visam a poupança imediata, sem qualquer visão do futuro a médio e longo prazo, o que tem sido prejudicial para todos e tem gerado tensões desnecessárias.

O Estado e muitas empresas de grande e média dimensão, têm quadros demasiadamente envelhecidos, sendo mais os que estão em fim de carreira do que os que dão nela os primeiros passos. A experiência é muito importante em todas as actividades, mas a inovação e a necessidade de afirmação das novas gerações é o combustível para a renovação.

Enquanto as grandes empresas estrangeiras preferem facilitar as rescisões voluntárias dos seus funcionários mais velhos e com mais anos de serviço, arcando com os encargos dessas saídas, até à idade de reforma com todos os direitos, por cá dificultam-se e penalizam-se as saídas de pessoas com grandes carreiras contributivas, como se isso fosse benéfico para a Segurança Social.

Encontrar o equilíbrio entre a experiência e a juventude é um processo difícil e controverso, mas ter uma juventude qualificada desempregada, e trabalhadores em fim de carreira, com saúde muitas vezes frágil, quantas vezes já desmotivados e a contar os dias para a reforma, não será a melhor política laboral.


É óbvio que o ónus da mudança não pode ficar apenas para o Estado e para a Segurança Social, porque os próprios empregadores que também são beneficiários desta mudança, também devem contribuir para cobrir os encargos que daí possam advir, na renovação dos seus quadros.

Pode gostar de ler ISTO 

PAWLA KUCZYNSKIEGO was born in Poland in 1976, where she studied at the Academy of Belle Arts in Warsaw. At a young age Pawl developed an interest in the political cartoon format. She has received over ninety awards since her work got noticed due to the strong social content depicted on her cartoons which gives you the sensation of being the work of an old time cartoonist and not of such a young artist. Her themes are still issues that have not yet been resolved in her society and across the world in many countries.

Sem comentários:

Enviar um comentário