terça-feira, abril 05, 2016

OS ESCÂNDALOS E O DINHEIRO

Sempre ouvi dizer que o dinheiro corrompe, mas há muito que as sociedades se baseiam no consumo e no enriquecimento, deixando de situar no centro das atenções as pessoas, que no fundo são e serão sempre o mais importante.

Os mercados, o PIB, o FMI, o BCE e muitas outras siglas e entidades têm estado ao serviço dos mais fortes, dos mais poderosos, e têm fechado os olhos à proveniência do dinheiro, muitas vezes resultante do tráfico de droga, do tráfico de armas, do tráfico de pessoas, da corrupção da fuga aos impostos e de muitas outras tramoias, que resultam na pobreza e na exclusão de milhões de pessoas.


O caso dos Panama Papers onde estão envolvidos muitos governantes por esse mundo fora, e muitas pessoas importantes de diversas áreas, pode ser uma boa ocasião para se acabar com os offshores, que têm sido a lavandaria mais perfeita que tem servido para muitas tropelias dos últimos anos. Irão surgir outras formas mais ou menos sofisticadas para ocultar dinheiros sujos, mas começar por acabar com os offshores já seria um bom começo. 


1 comentário:

  1. Quando os grandes estão envolvidos só podemos esperar umas investigações, uns discursos indignados e tudo ficará na mesma, mesmo que com nomes diferentes...
    Bjo da Sílvia

    ResponderEliminar