quinta-feira, abril 21, 2016

COMEMORAÇÕES CULTURAIS



Nos últimos dias, mais precisamente no dia 28 de Março, comemorou-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e foi ver entradas grátis em museus e monumentos, uns na véspera, outros no próprio dia, o que causou alguma estranheza e confusão, sobretudo nos visitantes nacionais.


Aproxima-se o Dia Internacional dos Museus, no próximo dia 28 de Abril, e já se esperam mais entradas grátis nos museus, quem sabe em alguns monumentos, e pouco mais.


A acrescer às borlas podem ver-se nos programas umas visitas guiadas em alguns serviços, uns ateliers para crianças e uma ou outra exposição menor, que não terá qualquer impacto na opinião pública.


Note-se que falei sobretudo de museus e monumentos estatais, ou municipais, porque outros, talvez por terem gestão privada, ou por serem mesmo privados, não se sentirem vocacionados para borlas.

Nada tenho contra as entradas grátis em ocasiões especiais, até porque os preços praticados são muitas vezes incomportáveis para algumas famílias portuguesas, mas acho que é muito pouco. Não seria possível haver uma exposição com impacto num dos museus ou monumentos nacionais, ou programas mais apelativos do que as entradas grátis?

Acho que há pouca criatividade nestas ocasiões, pouca vontade de arriscar, pouco investimento e pouca imaginação por parte dos responsáveis culturais…

Grupo do Leão de Columbano

2 comentários:

  1. No dia 28 de Abril? A quantos estamos hoje?
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Elvira
    Peço desculpa pelo engano nas datas, já estão corrigidas.

    Cumps

    ResponderEliminar