sexta-feira, abril 29, 2016

O SEQUEIRA E A CULTURA EM PORTUGAL



Chegou ao fim a campanha de angariação de fundos para a aquisição do quadro de Domingos Sequeira, Adoração dos Magos, que poderá agora ser adquirido e entregue ao Museu Nacional de Arte Antiga.


Não quero discutir a compra desta obra, até agora na posse de um colecionador privado nacional, mas sim registar a mobilização da sociedade para contribuir para um propósito cultural, que não terá sido acompanhado na mesma proporção pelas grandes empresas.


Conhecemos outros países onde o mecenato funciona e é praticado duma forma bastante frequente, não só na área da Cultura, mas também noutras como a Educação e a Saúde, para dar apenas alguns exemplos.


Será que o problema português reside nas leis, ou é apenas devido à diferença de mentalidades?



3 comentários:

  1. Esse quadro não pertence à família dos Duques de Palmela? Creio ter visto este e penso que mais dois ou três quadros com dimensões semelhantes em exposição no MNAA há uns anos. Na altura recordo-me de ter achado que estavam em muito boas condições de conservação e disseram-me que tinham sido restaurados pelo Instituto José de Figueiredo, para a exposição. Vou averiguar se a memória não me está a pregar partidas...
    Cumprimentos
    Rato de Bibliotecas

    ResponderEliminar
  2. Bingo, Holstein family...
    Bjo da Sílvia

    ResponderEliminar
  3. um mal nunca vem só - as leis reflectem a mentalidade.

    abraço

    ResponderEliminar