O discurso oficial tem sido de tonalidade rosada, tentando convencer-nos que o défice está controlado, a economia nacional está robusta, as instituições financeiras respiram saúde e em 2009 vamos crescer pouco, mas mesmo assim acima do crescimento de grande parte dos nossos parceiros europeus.
Da propaganda à realidade vai uma longa distância e, de vez em quando, lá descemos à realidade quando somos confrontados com estudos de organizações internacionais como o mais recente da OIT onde, preto no branco se diz que “Portugal é o país desenvolvido (?) onde, nos últimos 20 anos, mais cresceu o fosso entre os trabalhadores que ganham mais e os que ganham menos”.
As desigualdades sociais são um espelho fidedigno da qualidade da governação. Com políticas que se dizem socialistas ou social-democratas, os resultados são francamente maus, e deviam fazer meditar os nossos políticos e eleitores.
Os sinais são ainda mais negros, a crer nas últimas notícias, se for avante a “suavização de coimas fiscais” sobre a apropriação ilícita de impostos, que o executivo deverá propor brevemente no Parlamento. A acontecer, isto será um perdão de multas fiscais e um incentivo óbvio à infracção. A apropriação ou retenção abusiva de descontos dos trabalhadores deixa de crime de abuso de confiança até 7500 euros.
Tinha-me proposto concluir com a minha opinião, mas os adjectivos que me vieram à mente não são publicáveis aqui neste espaço, pelo que deixo as conclusões para os leitores.
Vergonha? Essa já eles perderam há muito. Nem com lentes rosadas consigo ver melhoras nesta piolheira.
ResponderEliminarBjos da Silvia, ao som da música
Fantásticos cartoons. Triste realidade concreta.
ResponderEliminarAbraço, Guardião!
Conclusões fáceis, para mim.
ResponderEliminarEste país é um circo!!
Bom domingo
Cumps
Guardião
ResponderEliminarEsta é o cúmulo.
"A apropriação ou retenção abusiva de descontos dos trabalhadores deixa de crime de abuso de confiança até 7500 euros."
Acresce que são cada vez mais os trabalhadores que, tendo um trabalho e auferindo um salário, se encontram em situação de pobreza.
Abraço
Caro Guardião,
ResponderEliminarSó me apraz um ditado..."quem não vos conhecer que vos compre".
Boa semana e um abraço
o paraíso desceu agora a Aveiro, coitada da cidade...
ResponderEliminarDesigualdades? Onde?
ResponderEliminarÉ que acabei de colocar as lentes rosas e vejo-me no paraíso.
Vergonha é um defeito que apenas os fracos entendem.
Só com algum cinismo é que se aguenta.
Lol
AnarKa