Já estamos a ficar habituados às lamurias e às explicações vagas dos responsáveis da Galp sobre a muitíssimo lenta descida dos preços dos combustíveis. O que é certo é que os portugueses, por culpa do Estado e também da Galp continuam a pagar muito caro este monopólio, e os efeitos reflectem-se em todo o consumo e produção, para já não falar na energia, cujos aumentos disparam muito acima da inflação.
A Galp transpira saúde, a julgar pelos investimentos milionários além fronteiras, como se soube recentemente. No Brasil descobrem-se novas jazidas de petróleo, e em Espanha compram-se postos de abastecimento que levam a companhia a um nível de vendas equiparado ao que tem em Portugal. Tudo negócios legítimos e desejáveis, mas que revelam uma prosperidade pouco condizente com as dificuldades conhecidas nos mercados financeiros e de investimento.
O dinheiro não aparece por milagre, e por exemplo é curioso referir uma estimativa do banco suíço UBS, que prevê um aumento de 43% nos resultados líquidos do 3º trimestre da Galp Energia, resultantes dos lucros nas divisões de gás e distribuição. Outros números das previsões atribuem um aumento de 19% na distribuição, em resultado da melhoria nas margens de refinação, e no gás um crescimento de 57%.
Porque é que os nossos governantes privatizaram a GALP?
ResponderEliminarNacionalização da GALP já! Rua com o Xuxalismo!
Um abraço sem lucro na matéria
Ora pois claro que transpira de saúde! Basta ver como os PVP acompanharam a subida do brent mas não acompanham a respectiva descida. E depois ainda há aquele balão no preço da gasolina durante 2007 (não sei se viste o gráfico que tenho no blog). AdC... Certo! Vamos esperar pelos resultados mas parece-me que consigo fazer futurogia:
ResponderEliminar- os lucros aumentarão:
- a explicação é devido à valorização de stocks ou qualquer outra explicação que exclua coisas como aquele balão.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarO post esá bom, principalmente a derradeira ilustração, ue tomei a lberdadede levar para usar.
ResponderEliminarSe não posso, é só avisar.
Saudações.
Peço desculpa pelos erros:
ResponderEliminar"está"/ "que"/"liberdade"/
Salvé.
Estou com o Pata Negra, Nacionalização da GALP Já!
ResponderEliminarAbraço
a mim faz-me confusão como é que em Espanha até ao final do ano se prevê que a gasolina desça abaixo de um euro...
ResponderEliminarO cheiro a gasolina faz mal como sabemos, por isso os tipos da Golpe devem andar pedrados se julgam que nós não damos pelo gamanço que praticam. O pior é que o Estado (nós) somos sócios daquela pocilga, mas sem voto na matéria nem participação nos lucros.
ResponderEliminarLol
AnarKa
e nós a vê-los encher os bolsos, enquanto cá o povo fica a ver navios...
ResponderEliminar