quinta-feira, fevereiro 01, 2007

LIBERDADE E RESPEITO

A opinião ainda vai sendo livre, contudo já vão aparecendo alguns sinais de intolerância que começam a ser preocupantes. Mesmo aqui na blogosfera, onde circulam opiniões muito diversas, já começa a ser visto o ataque a alguns blogues que não alinham pelo politicamente correcto. Hoje mesmo, O Guardião esteve “em baixo” devido a um ataque de código malicioso efectuado a meio da manhã, obviado apenas depois das 17 horas com a ajuda da comunidade e d’O Palaciano que nos vai dando apoio técnico na base da amizade.
Não é caso único, o que descrevi, porque ainda hoje houve um incidente infeliz na TSF, onde um grande jornalista, que até admiro, decidiu cortar a palavra a um ouvinte que classificou alguns comentadores (dois creio eu) como defensores e propagandistas deste governo. Eu talvez não fosse tão longe, mas também achei que a “asneira” do ministro Pinho merecia algum comentário desses comentadores, que têm sido bastante mais contundentes com outros intervenientes políticos doutros quadrantes políticos e sociais.
Ouço e leio estes comentadores na TSF, no DN e nas televisões, e também acho que tentam fazer análises sérias, mas não tenho que aceitar todas as suas opiniões como indiscutíveis e também admito com naturalidade que as suas preferências pendam mais para posições defendidas por algum partido do que por outros. Com isto não quero dizer que são influenciáveis pelo poder, mas não lhes reconheço imparcialidade absoluta, porque também eu não a tenho.
A tolerância e o respeito pela diversidade de opiniões são características únicas da democracia, não se permita que isto se perca ou sequer seja posto em causa.

*** * ***

NATUREZA
Queen Maud Land, Antarctica, 1997
Photograph by Gordon Wiltsie

The jagged peaks of Antarctica’s Filchner Mountains rise in the distance as an intrepid mountaineering team makes camp on an ice field.
(Text adapted from and photograph shot on assignment for, but not published in, "On the Edge of Antarctica: Queen Maud Land,” February 1998, National Geographic magazine)

Near Haines, Alaska, 1976
Photograph by Steve Raymer

A bald eagle perches, wings stretched, in a snow-covered tree by the Chilkat River near Haines, Alaska. The area is home to a bald eagle preserve that is a prime wintering ground for the birds, attracting some 3,000 eagles annually.
(Photograph shot on assignment for, but not published in, the National Geographic book Alaska Highway, 1976)

FOTOS

Sem comentários: