segunda-feira, outubro 21, 2019

O PORTUGAL DE SUCESSO


No tempo de Cavaco Silva falava-se do Portugal de sucesso e dos empresários de sucesso, e viu-se o resultado disso quando os dinheiros de Bruxelas começaram a minguar. Nos novos tempos dos governos de António Costa temos uma nova era sem recessão e sem aperto do cinto, mas os rendimentos da maioria dos portugueses não recuperou ainda dos anos maus de 2008 a 2014.

Hoje temos um país envelhecido, com poucos estudos, com uma taxa de natalidade que nos coloca na cauda Europa, e ao mesmo tempo com uma disparidade de rendimentos entre os mais ricos e os mais pobres que coloca o país no fundo da tabela da Justiça Social.

Gastamos mais do rendimento das famílias em cuidados de saúde do que a maioria dos países europeus, em contraste com os baixos salários auferidos, e temos uma taxa negativa no que se refere a óbitos e nascimentos, o que diz muito sobre a falta de optimismo dos jovens quanto ao seu futuro.

Conheço bem o argumento da fraca produtividade, mas será que ainda há quem desconheça qual é a causa da baixa produtividade dos portugueses em Portugal? Porque será que noutras partes do mundo os trabalhadores portugueses são apreciados exactamente pela sua produtividade?

Uma classe de patrões gananciosos, de altas chefias que acham que todos os méritos são deles, de governantes que anseiam por altos cargos nas maiores empresas com salários pornográficos, deitam de rastos a economia de Portugal, mas há quem não queira ver, quem finja que não percebe, e os que andam alegremente enganados…



Sem comentários:

Enviar um comentário