sábado, outubro 05, 2019

CULTURA, MUSEUS E DIRECTORES


Quando num mesmo dia aparecem duas notícias sobre museus, no mesmo jornal, quem se interessa por eles fica admirado e lê avidamente os textos, ainda que não esteja à espera de nada de bom.

Num artigo de opinião assinado por Luís Raposo, ficamos cientes que há directores de museus que ficaram presos ao passado e que hoje já não acompanham as necessidades dos novos tempos e dos novos públicos, não tendo portanto já a capacidade para reagir. Não é novidade para quem está por dentro e se depara com o conformismo de quem já se habituou a não exigir, a não lutar pelo que têm sob sua responsabilidade.

No outro artigo, este uma notícia sobre o Museu dos Coches e o Picadeiro Real (antigo museu dos coches), vemos a denúncia pública de elevadores parados por falta de manutenção atempada, do uso pelo público das escadas de emergência por não existir outra opção, bem como a passagem de pessoas com mobilidade reduzida por zonas interditas aos visitantes. No Picadeiro, que era suposto ter sido recuperado depois da abertura do novo museu, é a decadência que impera, e mesmo virada para o exterior não escondendo o esquecimento da tutela.

Continuamos à espera de boas notícias para este sector do Património, mas não será certamente com as estruturas existentes, com os dirigentes actuais e com o orçamento miserável que lhe é afecto.



Sem comentários:

Enviar um comentário