terça-feira, abril 23, 2019

POR QUE SOMOS TÃO COMODISTAS?


A nossa sociedade e o nosso modo de vida tende a tornar-nos cada vez mais comodistas e egoístas, cada vez mais virados para nós próprios, perdendo-se assim muito a perspectiva do que são os interesses e necessidades dos outros.

Por estes dias foi anunciada a intenção de fazer greve por parte dos trabalhadores dos super e hipermercados, e foi triste constatar nas caixas de comentários dessas notícias a incompreensão de tanta gente, que não trabalhando aos domingos e feriados, não reconhece o mesmo direito aos que trabalham naqueles locais. O interesse próprio está acima da razão na maioria dos comentários.

Sei bem o que é trabalhar quando quase todos se divertem, descansam ou passeiam, há pelo menos 35 anos, e sei bem como a vida familiar se ressente deste facto. Existem serviços essenciais, e aí compreende-se que tenham horários especiais, mas convenhamos que os supermercados não são serviços essenciais, até porque têm em geral horários alargados e estão abertos aos sábados, o que dá oportunidade a todos de se abastecerem.

Foi também muito cínico o argumento de alguns leitores, que usaram o que foi dito pelos “grandes merceeiros”, o argumento do emprego. A memória nos nossos dias é bastante curta, mas na equação do emprego/hipermercados e mercearias, podiam fazer melhor as contas e veriam que os hipermercados vieram acabar com milhares de mercearias e outros estabelecimentos afins, que pura e simplesmente fecharam.

Em conclusão, são muitos os que acham que somos muito avançados e modernos, e que a Suécia (por exemplo) é um país antiquado e retrógrado, se calhar com uma qualidade de vida pior do que a nossa.    


1 comentário: