sexta-feira, abril 12, 2019

OS INSUSTENTÁVEL SAPIÊNCIA

Há sempre estudos para todos os especialistas, ou sábios, como preferirem, e os estudos são para todos os gostos, basta saber encomendar bem o que se pretende.

O estudo mais recente foi sobre a sustentabilidade da Segurança Social, e foi encomendado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), o que fazia prever quais seriam as conclusões.

A principal conclusão dos sábios foi a de se dever resolver o problema da sustentabilidade da SS aumentando a idade da reforma para os 69 anos de idade. Formidável!

Os especialistas, muito sábios como se percebe pela conclusão, esqueceram-se de falar com os trabalhadores e com os patrões, sabe-se lá porquê. Duas perguntas simples, uma para cada lado (patrões e trabalhadores) deviam bastar para cobrirem a cara de vergonha.

Aos patrões podiam perguntar se achavam muito produtivos e essenciais os trabalhadores depois dos 60, 65 anos, e aos trabalhadores se sentiam confortáveis nas suas funções depois dos tais 60,65 anos.

Outros países já pensaram neste problema e alguns têm outras soluções em vigor, como a Suíça, por exemplo, mas Portugal tem uns sábios que nada têm para aprender com os outros... 


2 comentários:

  1. Parece-me que este tipo de estudos aparecem mais ou menos de 4 em 4 anos. Porque será?
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. só faltava esta, obrigarem os mais idosos a fazer 69...

    cmpts

    ResponderEliminar